O Mundo Gira, A Lusitana Roda…

2011/07/27

COMO SER MULHER

Filed under: Folheando — trezende @ 11:49

Por que tenho de fazer depilação cavada? Devo colocar botox? Os homens nos odeiam secretamente? Por que as pessoas vivem nos perguntando quando vamos ter bebê?
Essas são algumas das perguntas de “How to be a Woman” (“Como Ser Mulher”), da jornalista britânica Caitlin Moran.
O livro – de uma das colunistas mais lidas do jornal britânico “The Times” – está na lista dos mais vendidos do site “Amazon” desde o lançamento, há cerca de quatro semanas.
Mas segundo as resenhas já publicadas, não se trata de uma obra feminista clássica.
Caitlin não apresenta estudos sobre as diferenças entre os gêneros masculino e feminino ou entrevista mulheres que sofreram abuso doméstico. Seu objetivo não é esse.
A jornalista parte de suas experiências pessoais para examinar traços da feminilidade.
Segundo Caitlin, nunca houve época melhor para ser mulher. “Temos o direito ao voto e à pílula e não somos queimadas na fogueira como em 1727”. Entretanto, algumas questões permanecem, e Caitlin toca em pontos polêmicos: saltos não deixam a mulher poderosa. Pelo contrário, são uma bobagem e é impossível de se caminhar sobre eles. A “brazilian bikini” – como nosso estilo de depilação na virilha é conhecido lá fora – “é um horror”. Ter uma faxineira não é uma atitude antifeminista, assim como pornografia não é algo tão terrível.
Caitlin ainda diz que ensina às suas duas filhas a sentirem pena das meninas da MTV porque há consequências em se vestirem como elas quando ainda são muito novas: “Os caras não vão ouvir o que vocês estão falando, só vão olhar para suas pernas”.
A jornalista conta que teve uma adolescência difícil. A mãe, uma riponga, além de vestí-la com roupas da cor do arco-íris, dizia-lhe que desodorante causava câncer e que o sutiã era algo desnecessário na vida da mulher.
Quando ficou menstruada pela primeira vez, sangrou em silêncio por três meses.
Caitlin foi alfabetizada em casa e, apesar de jornalista premiada e escritora precoce – publicou seu primeiro romance aos 15 anos – nunca frequentou a universidade.
Sua família era grande e pobre – Caitlin é a mais velha de oito irmãos. Como se alimentavam mal, sofriam de obesidade. Caitlin tinha pouquíssimas roupas e começou a sofrer bulling aos 13 anos. “Não tinha amigos e os meninos me jogavam pedra quando me viam”.
Tudo isso, no entanto, não a impediu de ter uma vida e uma carreira bem-sucedidas. Caitlin é colunista do “The Times” há quase 20 anos e já recebeu diversos prêmios. Este ano ela ganhou o de melhor entrevistadora de 2011 da imprensa inglesa por causa de sua entrevista com Lady Gaga. Dentre as revelações, a cantora admitiu que tinha lúpus.
Segundo Caitlin, o segredo é levar tudo com humor. Rir de tudo, de si mesma e sempre é uma arma infalível.

Anúncios

2 Comentários »

  1. E a mulher ainda precisa de um livro explicando como ela tem que ser.
    A mulher por si só é mulher!
    João Bosco

    Comentário por jbgm1945j — 2011/07/27 @ 17:34

  2. Pelo texto me parece que Caitlin foi uma guerreira e batalhadora, e os mesmos que por anos atiravam pedras, passaram a lhe entregar flores.

    Comentário por Juventino — 2011/07/27 @ 17:59


RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: