O Mundo Gira, A Lusitana Roda…

2011/07/25

OS PASSAGEIROS DA AGONIA

Arquivado em: Absurdos nossos de cada dia — trezende @ 09:50

Na semana que passou uma tentativa de estupro em pleno metrô paulistano chocou a todos.
Nos ônibus há o risco iminente de assaltos, arrastões e até sequestros – como o do 174 carioca –, os trens metropolitanos precisam de vagões exclusivos para mulheres, mas o metrô era considerado um dos poucos locais seguros da cidade. Caiu mais um mito.
O metrô de Nova York e de outras grandes metrópoles sofrem com problemas semelhantes, o que não alivia nosso sentimento de indignação, mas nos traz um alento diante da possibilidade de classificarmos o comportamento como típico de país subdesenvolvido.
Até atitudes menores – como folgados que se apropriam com avidez dos assentos – são mais comuns do que se imagina.
O “SeatHogs.com” é um site que traz leveza ao assunto. Trata-se de um site dedicado a publicar fotos de passageiros espaçosos em transportes públicos de Nova York.
Segundo o autor, são atitudes que caracterizam o “Seat Hogging”: colocar malas ou bolsas no assento ao lado; espalhar as pernas ou braços; bloquear o acesso ao lugar (com o corpo ou pertences); sentar no assento reservado a idosos ou deficientes físicos; espichar-se em mais de um banco para dormir; não oferecer lugar para grávidas; e toda pessoa que precisa ouvir um “com licença” para liberar a passagem.
Há certos casos, no entanto, que não são considerados “Seat Hogging”, tais como: gordos que ocupam sem querer o assento ao lado; crianças pequenas sentadas em bancos grandes; gente que ocupa o banco do corredor quando o do lado da janela está vazio (“o passivo-agressivo”); guardar lugar no teatro ou em local similar; deixar um assento vago entre um casal e outro; pessoas sujas e fedorentas (“mas, por exemplo, se alguém está cheirando muito mal e literalmente limpa a área ao redor equivale a ‘Seat Hogging’ e nós publicaremos a foto”).
O site existe há dois anos e sobrevive da contribuição de leitores. Além de enviar a foto, o leitor deve informar quando, onde aconteceu a cena e uma breve descrição do ocorrido.
A ideia surgiu depois que um empresário de Manhattan colocou no Facebook a imagem de uma mulher com as pernas cruzadas ocupando dois bancos enquanto raspava um bilhete de loteria. A foto causou indignação e ele resolveu criar o site para causar constrangimento em quem apresenta esse tipo de comportamento.
O autor – que prefere se manter no anonimato para evitar represálias de pessoas que já tiveram suas imagens publicadas – disse ao jornal “The Washington Post” que tudo é uma questão de egoísmo.

Conheçam o site AQUI

About these ads

3 Comentários »

  1. E pensar que estas situações acontecem e aconteceram lá, que dirá aqui com este povão sem educação, malcriado, “ingnorante”. (ing)

    João Bosco

    Comentário por jbgm1945j — 2011/07/25 @ 13:01

  2. Onde estavam os seguranças no metro paulistano ?

    Comentário por Juventino — 2011/07/25 @ 16:50

  3. Ou seja, Seat Hogging = folga, né?

    Comentário por Ricardo Rezende — 2011/07/26 @ 00:23


Feed RSS para comentários sobre este post. TrackBack URI

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

O tema Rubric Blog no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: