O Mundo Gira, A Lusitana Roda…

2011/07/13

ENGENHOSIDADE ESTRUTURAL

Filed under: Mentes brilhantes — trezende @ 09:42

Dia 25 de junho aconteceu em Nova York mais um daqueles eventos criativos. Foi a terceira edição da “Jell-O Mold Competition”, uma competição de escultores de gelatina.
Organizada por um coletivo de artistas do bairro do Brooklyn, a disputa foi um show de criatividade e reuniu cerca de 20 participantes.
Deu de tudo: do busto do presidente Obama (o “Jeel Obama”) às dentaduras aí em cima.
As regras da competição diziam que os participantes poderiam se sentir livres para usar diferentes tipos de gelatina ou materiais, mas a gelatina deveria ser o principal componente da escultura. Além disso, teria de ser segura o bastante para ser saboreada – cada participante serviria cinco porções de sua obra aos jurados.
O grande vencedor foi o trabalho “Jelly Fishin”, do designer Peter Pracilio, que criou iscas de peixe sabor framboesa e pequenos peixes no espeto de sabores variados servidos com um pó de cacau.
A “Little Shop of Horrors: Dentures” (“Pequena Loja dos Horrores: Dentaduras”), feita nos sabores morango e coco, ganhou o prêmio “Engenhosidade Estrutural”.
Já o prêmio especial do juri foi para “Where Do Eggs Come From?” (“De Onde Vêm Os Ovos?”), do designer Hugh Hayden, que preparou um frango e sua infinita produção de ovos. Além de colocar um ovo dentro da ave, distribuiu os ovos como rastros.
Os trabalhos foram julgados em cinco categorias: criatividade, estética, engenhosidade estrutural (ou escultural), apelo culinário (ou comestível) e apresentação.
Portanto, Peter Pracilio pode não ter feito a melhor peça (como a dentadura ou o frango), mas é provável que tenha faturado o prêmio pela apresentação. Ele apareceu vestido de pescador – com direito a capa e botas de plástico amarelas.
Segundo um dos jurados, a gelatina foi criada no fim de 1.800 por Pearl B. Wait, que combinou um produto para tosse que ele estava desenvolvendo com uma sobremesa de frutas preparada pela esposa.
Anos depois, sob o governo do presidente Ronald Regan, as balinhas “Jelly Belly” se transformaram na lembrancinha oficial dos encontros diplomáticos. O presidente – fã declarado de jujubas – pediu à “Jelly Belly” que criasse uma jujuba azul. Assim, teria todas as cores da bandeira americana num pote.

Vejam algumas fotos AQUI

Anúncios

Deixe um comentário »

Nenhum comentário ainda.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: