O Mundo Gira, A Lusitana Roda…

2011/07/08

PARA POUCOS E BONS

Filed under: Mentes brilhantes — trezende @ 09:42

Parece um “flash mob”, mas não é. Parece um piquenique, mas também não é. Na verdade, um pouco dos dois, mas com muito mais glamour.
O “Dîner en Blanc” (“Jantar em Branco”) é uma festinha particular que ocorre secretamente todos os anos em Paris.
A edição 2011 aconteceu há três semanas e só chega ao nosso conhecimento graças a uma reportagem do “The New York Times”.
Com o título “How 10,000 People Keep a Secret” (“Como 10 mil pessoas guardam um segredo”) o jornal revela detalhes do evento.
“Três semanas atrás milhares de pesssoas vestidas de branco se reuniram nos dois lugares mais pitorescos da cidade para um banquete que não foi anunciado e nem divulgado pela imprensa. Foram 4.400 na praça da catedral de Notre Dame e 6.200 no pátio do Museu do Louvre. Todos levaram suas próprias guloseimas, além de mesas, cadeiras, copos, toalhas, guardanapos e talheres. À meia-noite, depois de jantarem e dançarem, eles embalaram suas garrafas de champanhe vazias, recolheram o lixo e partiram sem deixar vestígios”, conta a matéria.
O evento começou humilde, em 1988. A ideia foi de François Pasquier, que após morar alguns anos fora, retornou a Paris e pensou que seria interessante reunir os amigos. Como eram muitos, ele os convidou para o encontro no Bois de Boulogne e pediu que todos estivessem de branco – assim seria mais fácil identificar todo mundo.
O banquete parisiense faz tanto sucesso que vai acontecer em Nova York pela primeira vez este ano. Cerca de mil pessoas – metade convidados e metade inscritos pela Internet após encararem uma demorada lista de espera – vão se reunir no dia 25 de agosto num lugar ainda não informado.
O evento em Nova York está sendo coordenado pelo filho de Pasquier, Aymeric, que vive em Montreal – a cidade teve sua primeira versão do “Dîner en Blanc” em 2009.
Tanto em Nova York quanto em Montreal, o jantar é divulgado pelo Facebook, Twitter e outros meios online, mas em Paris a lista de convidados é formada exclusivamente por amigos e amigos de amigos. E continua a manter-se em segredo. “Ninguém sabe quem decide, ano a ano, quem serão os convidados para instalar sua mesa no jantar”, conta Aymeric.
François Pasquier diz ao jornal que ao atravessar a ponte de Notre Dame com seu grupo, uma pessoa o parou e perguntou o que estava acontecendo. “Você não soube? É o fim do mundo”, brincou um dos amigos de François, Aristide Luneau.
O local do jantar é divulgado entre os convidados minutos antes – para evitar multidão e para manter o anonimato. Vestidos de branco, os grupos são responsáveis por sua própria comida. As cestas de piquenique geralmente são abastecidas com patê de foie gras, salmão defumado e queijos finos.
Este ano, por exemplo, os convidados souberam da locação às 9 da noite, e às 9h30 já estavam devidamente instalados. Enquanto a noite caía, um padre apareceu na praça de Notre Dame para abençoar a multidão. Já no Louvre, cantores de ópera se encarregaram do fundo musical.
Às 11 da noite, em ambos os locais, os convidados subiram nas cadeiras e sinalizaram, com velas e guardanapos, que o jantar havia terminado. Era o momento do baile – um DJ em Notre Dame e uma banda de sopros no Louvre.
À meia-noite, como Cinderelas, os participantes recolheram seus pertences e desapareceram. Antes de o salmão virar abóbora.

Anúncios

3 Comentários »

  1. Olá de novo, Tati!

    Pra lá de charmosos esses eventos, além do que deve ser divertido à beça. Bem que se podia organizar algo assim aqui, que não fosse arrastão em praias do Rio ou nas marginais de Sampa…
    Abç,
    Adh

    Comentário por Adh2bs — 2011/07/08 @ 09:54

  2. Segredo por aqui só em Brasília quando o companheiro reunia aquela cachaçada na surdina.

    Comentário por Juventino — 2011/07/08 @ 11:37

  3. Que graça tem? Só para mostrar que são excêntricos?

    Comentário por Ricardo Rezende — 2011/07/08 @ 23:53


RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: