O Mundo Gira, A Lusitana Roda…

2011/07/04

A BUSCA ETERNA

Filed under: Mentes brilhantes — trezende @ 10:02

Uma vida feliz pode ser visualizada através de alguns objetos? Capturada por meio de números e diagramas?
Tem gente que acha que sim, como a designer Laura Javier.
Com base no mais extenso estudo sobre felicidade de que se tem notícia, ela lançou o livro “Elements of Happiness” (“Elementos da Felicidade”).
Durante 72 anos, um grupo de pesquisadores chefiado pelo professor George Valliant acompanhou 824 pessoas em busca de uma fórmula que seria capaz de unir amor, trabalho e estabilidade psicológica representando a felicidade. O resultado é o “Harvard Study of Adult Development” (“Estudo de Harvard Sobre Desenvolvimento Adulto”), o mais longo levantamento sobre saúde mental e física já conduzido.
Através de entrevistas, questionários e testes psicológicos foram analisados itens como carreira, casamento, paternidade/maternidade e envelhecimento.
No livro, Laura selecionou dez pessoas que participaram do estudo e dissecou a personalidade de cada um deles – todos são tratados por pseudônimos. Através de alguns objetos, uma escala de tempo e gráficos, ela traduz os elementos da pesquisa.
O livro é bem interessante. Dentre os personagens estão o ambicioso – um contador representado por objetos bem mauricinhos, como uma camisa polo, uma raquete e alguns selos – o estoico, o imperfeito, a fútil, a caridosa, a sociável, o querido, o precoce e a agradecida.
No fim, as conclusões do estudo. São sete os fatores que prognosticam uma vida feliz: não ser fumante (ou parar de fumar cedo), cooperar com o próximo, não abusar do álcool, educação (formação acadêmica), peso saudável, casamento estável e exercícios físicos.
Só falta combinar com o adversário.

Acima, os objetos da sociável (uma professora de piano)

Confiram o livro completo AQUI

Anúncios

4 Comentários »

  1. Interessante o assunto, mas certamente ainda muito mais complexo. A frase de fechamento da Tatiana é atribuída ao Garrincha, que a citou após complicado esquema de jogo que seu técnico apresentou para ganhar uma determinada partida de futebol.

    Comentário por Rodolfo — 2011/07/04 @ 10:48

  2. Felicidade se resume a números – dinheiro, peso, idade -, profetizou… sei lá quem.
    Está mal quem embarca nessa.

    Esqueceram de dizer que ler a Tati também é ótimo!

    Beijocas!

    Comentário por Selma Barcellos — 2011/07/04 @ 19:38

  3. Não entendi. Eles desenvolveram um estudo baseado em estatísticas e objetos (coisas digamos “concretas”) e concluiram que os 7 fatores da felicidade não estão relacionados a eles, mas sim à qualidade de vida e ao relacionamento humano. Para falar a verdade, gastaram 72 longos anos para chegar a conclusões meio óbvias, né?

    Comentário por Ricardo Rezende — 2011/07/04 @ 20:54

  4. Nãão… Os pesquisadores realizaram diversas entrevistas, aplicaram questionários e testes psicológicos como ferramentas do estudo. Já a designer selecionou dez pessoas que participaram desse levantamento e através de alguns objetos, fez uma escala de tempo e gráficos. Enfim, traduziu a pesquisa à sua maneira.

    Comentário por trezende — 2011/07/04 @ 23:58


RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: