O Mundo Gira, A Lusitana Roda…

2011/06/25

DE ENCHER OS OLHOS

Filed under: Mentes brilhantes — trezende @ 10:15

Arte urbana é um troço polêmico e vai além da discussão sobre se grafite é arte ou pichação. Há quem classifique intervenções urbanas como poluição visual ou vandalismo.
Em São Paulo, por exemplo, desde que o prefeito Gilberto Kassab proibiu anúncios publicitários, a cidade tem andado mais cinza do que o normal. Triste até. Portanto, já estou vendo qualquer mancha de tinta em muro como quadro do Monet.
Quem não tem Banksy caça com Os Gêmeos. Os irmãos grafiteiros Gustavo e Otávio Pandolfo ultrapassaram o bairro-natal da Vila Mariana e chegaram a colorir fachadas mundo afora. Em São Paulo, um ou outro trabalho da dupla nos faz lembrar que há vida além do concreto do Minhocão.
Outro artista que tem chamado a atenção – mas nas ruas de Saint-Etienne – é o francês OakOak.
Em seu site ele se define como um “artista divertido e apaixonado que gosta de brincar com elementos urbanos”. Como mostram as duas fotos acima.
Assim, fachadas de prédios e casas, faixas de pedestres, semáforos, hidrantes, muros, blocos de concreto, degraus, janelas e até placas de trânsito podem servir de tela para ele.
Um cano pode ser a tromba de um elefante. A rachadura horizontal num muro vira caminho para uma fila de camelos. Já da rachadura vertical de outro muro sai a teia do Homem Aranha.
Até um banco quebrado vira piada: “Chuck Norris Sat Here” (“Chuck Norris sentou-se aqui”). Além do Homem Aranha, o artista gosta de personagens como Mario Bros., Bart Simpson e Wally.
“Eu gosto de trabalhar aqui porque Saint-Etienne já foi uma cidade industrial, mas agora está em processo de conversão em uma cidade de design”, conta o artista sobre a sua cidade natal. Além de Saint-Etienne, OakOak faz seus desenhos em Lyon e Paris.
OakOak diz que sua inspiração vem de artistas de rua como Banksy e também de videogames e séries de TV dos anos 90.
Um de seus primeiros desenhos foi da diva do cinema americano da década de 20, Louise Brooks. “Tive até medo de mexer na foto, porque eu acho ela linda”, conta ele.

Confiram mais imagens de OakOak AQUI

Anúncios

Deixe um comentário »

Nenhum comentário ainda.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: