O Mundo Gira, A Lusitana Roda…

2011/06/15

A MARCA DA MALDADE

Filed under: Mentes brilhantes — trezende @ 09:45

A teoria dos seis graus de separação não se aplica apenas ao “Oráculo de Bacon”. Já há até um cientista propondo a teoria dos seis graus de empatia. E não é piada.
Para quem nunca ouviu falar, o “Oráculo de Bacon” é um jogo da Internet que aplica a teoria dos seis graus de separação. Segundo o estudo científico, toda pessoa está ligada a qualquer outra no mundo por uma rede de no máximo seis laços de amizade.
No jogo, basta digitar o nome de qualquer pessoa para descobrir seu “grau Bacon”. Fiuk, por exemplo, é grau 3; Pedro de Lara, grau 4.   
Brincadeiras à parte, para Simon Baron-Cohen, diretor do Centro de Pesquisas sobre Autismo da Universidade de Cambridge, todos nós estamos separados uns dos outros por seis graus de empatia.
Em seu novo livro, “The Science of Evil” (“A Ciência do Mal”), ele propõe uma nova maneira de encarar a maldade. “Meu objetivo é entender a crueldade humana substituindo o termo ‘maldade’ por outro, mais científico, ‘empatia’”, diz ele ao jornal “The New York Times”.
Segundo o psicólogo, a maldade já foi definida segundo termos religiosos, condições psiquiátricas ou por “termos frustrantemente circulares”, como “ah, ele fez tal coisa porque ele é realmente ruim”.
O dr. Baron-Cohen crê que a maldade pode ser explicada mais como falta de empatia, condição que, segundo ele, pode ser medida, monitorada e até tratada. Ela seria exacerbada por fatores ambientais (sociedade, família) e/ou por componentes genéticos.
Quando essas condições existem em conjunto, o resultado é o que ele chama de personalidade “Zero-Negativa”.
De acordo com Baron-Cohen, existem pelo menos dez regiões do cérebro que fazem parte do “circuito da empatia”. Quando alguém agride outra pessoa é sinal de que partes do circuito não estariam funcionando corretamente.
O praticante do mal seria uma pessoa descapacitada para o bem – em maior ou menor grau. Seu “Quociente de empatia”, um teste com 60 questões, pode ser feito tanto no livro quanto online (vejam AQUI).

Já para quem quer jogar o “Oráculo de Bacon”, o site é esse AQUI

Anúncios

1 Comentário »

  1. Oi, Tati!! Adorei seu post e me diverti fazendo o teste. Agora, cá pra nós, uma pessoa que é ruim, má de verdade, vai responder a verdade num teste desses? Mó cascata! ;-) Bjão.

    Em tempo: meu quociente de empatia é 57.

    Comentário por Vaninha — 2011/06/15 @ 17:54


RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: