O Mundo Gira, A Lusitana Roda…

2011/06/12

OPERAÇÃO 193

Filed under: Matutando — trezende @ 08:46

Já dura uma semana o protesto dos bombeiros cariocas.
Acostumados a apagarem incêndios, desta vez foram os próprios a colocarem mais lenha na fogueira. O resultado todo mundo viu: o quartel pegou fogo, a polícia deu sinal e mais de 400 bombeiros foram presos.
Manifestar-se é um direito legítimo de todo cidadão, seja ele “gente diferenciada”, professor, cara-pintada, “companheiro”, consultor, caseiro ou bombeiro. Até os vulcões se manifestam.
Os bombeiros do Rio estão mais do que corretos em lutarem por suas gratificações e por um salário decente através de “barqueatas” ou que outro tipo de protesto exótico inventarem. Mas o jeito que escolheram para demonstrar seu descontentamento é questionável.
Ora, os bombeiros são uma das categorias de trabalhadores mais queridas do país – senão a mais. São anjos, são heróis, são bombeiros. Jamais poderiam agir como selvagens, arrombando os portões do quartel, levando filhos e as respectivas patroas para prepararem Miojo.
Houve sim excesso e irresponsabilidade. A musiquinha que aprendemos a cantar com 2, 3 anos de idade já alertava: quem não marchar direito vai preso no quartel.
Foi exatamente o que aconteceu.
É duro ter de concordar com o governador Sérgio Cabral, mas desta vez ele está certo em chamá-los de vândalos. #prontofalei
As atitudes citadas acima não são típicas dos heróis.
Em vez de resolverem um problema, os bombeiros arranjaram dois. Por enquanto não se chegou a nenhum acordo. Agora, o principal objetivo deles é conseguir a anistia criminal e administrativa para evitarem mais punições. Se condenados, podem pegar de seis meses a 11 anos de prisão.
Fica a expectativa de saber quem será o herói que apagará esse incêndio.
Acode, acode, acode a bandeira nacional!

Anúncios

4 Comentários »

  1. Concordo plenamente.

    Comentário por picida ribeiro — 2011/06/15 @ 17:14

  2. Tati, AMEI a maneira leve e bem humorada com que abordou essa notícia dos manifestos dos bombeiros do Rio. Não é à toa que sou sua fã!!!! Mil beijos.

    Comentário por Vaninha — 2011/06/15 @ 18:05

  3. Desculpe discordar, mas eu estava lá.

    Concordo que foi um ato um tanto imprudente,mas de forma alguma foi um ato vândalo, tanto viaturas como equipamentos operacionais nem foram tocados, muitas das coisa que são publicados em jornais ou veiculados em televisão são verdadeiras. Também achei que a partir da entrada forçada não deveriam haver mulheres e crianças (mesmo que não houvesse a retomada), mas as esposas de nossos companheiros são tão guerreiras quanto seus maridos, de forma alguma foram cogitados confrontos ou violência, tanto que nao houve nada da nossa parte, quando o Bope (erradamente) entrou, ficamos propositalmente sentados, tiros e truculência e depredação foram da parte deles, talvez com exceessão do bebedouro, pois vi que muitas pessoas foram procurar o bebedouro para lavar o rosto durante o lacrimogênio (também erradamente, pois não se lava o rosto sob uso de lacrimogênio pois vira quase um ácido), e diga-se de passagem, nem com bandidos se faz isso.

    Infelizmente ou felizmente, estamos em um amado País que se chama Brasil, e nele a corrupção se tornou muito comum a ponto de homens honestos que dão as suas vidas para salvar a dos outros precisam em um ato de desespero invador um Quartel Central para serem ouvidos, tanto que provavelmente muitas pessoas não sabem que estamos a mais de 2 mêses tentanto uma negociação com nosso admirável governador e ele simplesmente finge que nao existimos.

    Infelizmente também, me descartaram e não fui preso, mas se você entrar em alguns blogs como Bombeiros do Brasil ou Paulo Ricardo Paúl, talvez você entenda de quem foi o excesso.

    Mas liga não, se precisar, até mesmo os 439 Bombeiros vândalos com um salário de 950,00, sem periculosidade, sem insalibridade, sem hora extra, sem plano de saúde, sem vale transporte, sem ticket refeição e com fardamento comprado do próprio bolso, farão o melhor socorro possível, com qualidade, profissionalismo e competência independente de ganhar uma miséria…

    Sei que muitos falaram ou falarão, “entao por que você é Bombeiro?”, sou porque nasci para isso, tenho 3 faculdades mas não abando a profissão que amo. Mas infelizmente, a disparidade salarial chega em diferença de muitos estado a ser o triplo ou quádruplo.

    Precisando, é só ligar 193, estamos prontos para qualquer missão,

    Comentário por Marcelo — 2011/06/19 @ 21:22

  4. Ratificando em tempo:

    …muitas das coisa que são publicados em jornais ou veiculados em televisão NÃO são verdadeiras…

    Obrigado

    Comentário por Marcelo — 2011/06/19 @ 21:26


RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: