O Mundo Gira, A Lusitana Roda…

2011/05/06

O RETORNO

Filed under: Matutando — trezende @ 09:52

O anúncio da morte de Osama Bin Laden me trouxe a certeza de que estava diante de um acontecimento histórico tão importante quanto a chegada do Homem à Lua.
No entanto, a sensação mista de alegria e euforia que parece se apossar dos jornalistas nessas horas não aconteceu. Na verdade, pulgas imensas instalaram-se atrás de minhas duas orelhas.
Tal os velhinhos céticos que ainda hoje suspeitam das pegadas dos astronautas no solo lunar dizendo que tudo não passou de encenação barata ou dos que juram que Elvis não morreu, tive dúvidas sobre o desaparecimento do terrorista.
Ora, Bin Laden não brinca de esconde-esconde. É o terrorista mais famoso e sagaz do planeta. Nunca seria capturado por um vacilo de um de seus mensageiros e jamais estaria dando mole numa “mansão” que destoava da paisagem desértica e pobre do Paquistão. Nem avestruz nem pavão. Bin Laden é tatu.
Espantou-me ainda a rapidez com que pessoas em todas as partes do mundo compraram a ideia da morte do criminoso e saíram às ruas para celebrar a vitória. A popularidade de Obama subiu 11 pontos em poucas horas – justamente num momento em que ele se encontra no meio de uma polêmica sobre seu real local de nascimento.
Minha reação foi a mesma das colegas de trabalho de Sílvio Santos, que costumam completar a famosa frase do patrão – “Eu só acredito…” – respondendo “… vendo!”. Esse bordão martelou na minha cabeça: eu só acredito vendo.
É realmente esquisito os americanos terem a chance de exibirem a cabeça de Bin Laden como troféu e não fazê-lo.
Por que não divulgar as fotos? Será que pelo menos 1 dos 80 membros da unidade Seal que participaram da ação não tinha uma praga chamada celular com câmera? Imagens dos mais variados assuntos são vazadas diariamente, mas justo a de Bin Laden com a boca cheia de formiga não temos?
Precisamos de uma prova – um presunto estendido no chão, sob jornais, que seja.
Por que mataram a cobra e agora não querem mostrar o pau?
Igualmente estranha é a forma que os americanos encontraram para, segundo eles, evitar que o túmulo de Bin Laden se transformasse em santuário. De posse do defunto, o atiraram ao mar – não sem antes cumprirem a tradição islâmica de lavar o corpo e recitar algumas preces.
Que ritual islâmico que nada. Se houve um corpo, ele recebeu o mesmo tratamento que o do atirador que matou diversas crianças numa escola carioca. Apesar de ter deixado instruções sobre como gostaria que fosse o enterro – lençóis brancos e tal – o assassino acabou nu, numa cova rasa e como indigente.
Sobram outros pontos obscuros na operação – principalmente porque informações recentes contradizem em vários pontos a versão oficial inicial.
Num primeiro momento, os Estados Unidos disseram que os agentes tiveram de encarar um tiroteio de cerca de 40 minutos até botarem as mãos em Bin Laden, que como estava armado e tentou resistir usando uma mulher como escudo.
Depois disseram que Bin Laden não estava armado, que não usou ninguém como escudo e não ofereceu resistência. Simplesmente levou chumbo na cabeça.
A única novidade que me faz começar a considerar a hipótese da morte de Bin Laden veio da TV “Al Arabiya”, que divulgou relato de uma das filhas do terrorista que estava no local. Segundo ela, seu pai foi pego ainda vivo e depois alvejado pelos soldados.
Isso se a garota não é mercenária e não se vendeu por uma Barbie e um CD da Miley Cyrus.
Do contrário, podem esperar: Bin Laden volta no segundo filme, vivinho da silva.

Anúncios

5 Comentários »

  1. Sem dúvida, a melhor análise que li sobre a situação.

    Comentário por picida ribeiro — 2011/05/06 @ 10:09

  2. Também não estava acreditando nessa estória do morte do terrorista, mas ao ler as declarações da filha passei a crer. Criança é meio difícil de mentir, né? Agora é esperar pela reação da Al Qaeda ( é assim?) que deve ser de lascar. Vão sair fazendo atentado para tudo que é lugar.

    Comentário por Angela — 2011/05/06 @ 22:20

  3. Excelente texto, aliás, como sempre!!!

    Comentário por Blog do Kuelho — 2011/05/08 @ 06:52

  4. Acho pouco provável que ele esteja vivo, ainda mais com a própria al Qaeda e os Talibãs assumindo isso publicamente. Óbvio que falarão que isso não passa de um engôdo da al Qaeda e dos talibãs para enganar os USA. Ora, quer humilhação maior para os USA se minutos depois do Obama anunciar a morte de seu quase chará Osama, o próprio aparecer em um vídeo lépido e fagueiro com o jornal do dia em mãos falando que os USA estão querendo enganar o mundo?
    Osama morreu, acreditem.

    Comentário por Ricardo — 2011/05/08 @ 11:54

  5. Cara, pra mim os EUA estão com ele vivo. Vão torturar bastante pra ele “soltar” mais revelações. Esse cara vale muito mais vivo para os EUA.

    Comentário por jorge — 2011/05/10 @ 22:29


RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: