O Mundo Gira, A Lusitana Roda…

2011/05/02

MULHERZICES

Filed under: Folheando — trezende @ 09:05

“Can You Get Hooked On Lip Balm?” (“Você Pode se Viciar em Protetor Labial?”). Este é o título do livro que reúne respostas de diversos especialistas na área cosmética para dúvidas comuns dos consumidores.
A obra – organizada por Perry Romanowski, químico cosmético que trabalha há 18 anos no ramo – derruba certos mitos envolvendo produtos de beleza, ensina aos consumidores de que forma os cosméticos funcionam, como comprá-los e até o que as propagandas querem dizer.
Para descobrir se um xampu, condicionador, esmalte ou qualquer outro item está fora do prazo de validade, por exemplo, o livro recomenda observar se houve mudança no cheiro, na cor, na textura, na separação física entre os ingredientes e na presença de manchas pretas ou bolinhas.
Quem usa, sabe: toda vez que tiramos o esmalte nossas unhas estão amareladas. Isso acontece porque há uma reação química entre um dos ingredientes mais usados na composição dos esmaltes – o formol – e a queratina das unhas, que as deixa amareladas e quebradiças. No entanto, a reação é difícil de ser prognosticada, já que não acontece com todo mundo ou pode demorar algumas semanas para aparecer.
As dicas do livro para evitar o problema são usar uma base para proteger as unhas, escolher um esmalte sem formol, nunca tentar remover o esmalte cutucando a unha, retirar o esmalte com uma acetona com fórmula clareadora ou mergulhar os dedos numa mistura de meia xícara de água e suco de um limão por 15 minutos uma vez por semana.
Recentemente um novo produto apareceu na prateleira dos batons: os que prometem aumentar a voluptuosidade dos lábios. Mas eles funcionam? Sim, apesar de o efeito ser temporário.
O livro diz que o formigamento que sentimos ao aplicarmos o produto não é a força do pensamento. Os lábios estão reagindo a um tipo de mentol químico chamado “menthoxypropanediol”, usado para estimular a pele. Os autores não recomendam que o produto seja utilizado com frequência porque pode danificar os lábios.
É comum também nos perdermos diante da variedade de condicionadores para cabelo. Comprar uma marca cara ou optar por uma mais em conta?
Segundo o livro as diferenças não são tão absurdas. O que acontece é que as mais baratas geralmente não contêm silicone, que é um dos mais eficazes “agentes amaciantes” que existem. Mas uma vez que o preço do produto atinge um patamar mais elevado – eles citam 2 libras, cerca de R$ 5 –, as diferenças são mínimas.
Sobre a pergunta que dá título à obra, a resposta é sim. O vício aqui é no sentido de que quanto mais usamos protetor labial, mais os lábios ficam dependentes dele.
A pele é um órgão complexo, com múltiplas camadas. A camada mais externa consiste basicamente de células mortas, que quando começam a cair mandam um sinal à camada mais profunda da pele para que ela produza células novas. O processo é conhecido como renovação celular. Quando aplicamos protetor labial regularmente criamos uma barreira que impede a evaporação da umidade das camadas mais profundas. Então o sistema para de mandar recados e diminui a produção de novas células.
Quando a dose de protetor “expira” e não há novas células úmidas para substituir as que já caíram, os lábios sentem-se secos e a tendência é aplicarmos uma quantidade cada vez maior de protetor labial.

Comprem o livro AQUI

Anúncios

4 Comentários »

  1. Oi, Tati! Péssimo descobrir que meus lábios estão dependentes, ainda que use apenas um hidratante à noite, porque essa seca aqui do Planalto Central ninguém merece, né?

    Bjão.

    Comentário por Vaninha — 2011/05/02 @ 10:13

  2. Pois é minha cara amiga Tati, essas “mulherzices” são fundamentais para mantê-las sempre belas e maravilhosas.
    Muito importante nos dias de hoje, sempre valorizando o visual, a estética e o corpo.

    forte abraço do leitor,

    C@urosa

    Comentário por c@urosa — 2011/05/02 @ 10:50

  3. Ah, o “menthoxypropanediol”… Assim não dá, assim não pode.

    Prestenção: o segredo está em, à noite, fazer levíssima esfoliação e passar Vitamin E Soothing Oil com um pincelzinho. Os lábios acordam regenerados de um tudooooo!

    Quero comissão pela dica. Hehe.

    Beijocas!

    Comentário por Selma Barcellos — 2011/05/02 @ 12:35

  4. Comprei um desses batons que promete aumentar os labios. Dei muita risada: um formigamento e leve impressão de ser Angelina Jolie por uns minutos rsrs
    Não chego a me interessar tanto assim pelo assunto, embora adore batons, mas para mim vale desde meu chanel vermelho até os que compro na feira. Tudo é festa!!!

    Comentário por picida ribeiro — 2011/05/02 @ 16:44


RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: