O Mundo Gira, A Lusitana Roda…

2011/04/27

OLHA O PASSARINHO!

Filed under: Mentes brilhantes — trezende @ 09:24

Essa é para quem considera Protógenes Queiroz um delegado polêmico.
Joe Arpaio, do condado de Maricopa, no Estado do Arizona (EUA), está promovendo um concurso surreal, o “Mugshot of the Day” (“Ficha criminal do dia”).
Conhecido como “o xerife mais durão da América”, ele resolveu disponibilizar diversas fotos de criminosos – na pose clássica, com a plaquinha na altura do pescoço – para que o visitante eleja a mais engraçada através do site do condado.
Para proceder à votação, o interessado pode escolher por tipo de crime: assalto, violação às leis do município, crimes contra a criança, transgressão criminal e arrombamento, tráfico de drogas, dirigir sob efeito de álcool, fuga, homicídio, sequestro, perturbação à ordem pública, crimes sexuais, furto ou tráfico de armas e explosivos.
Os críticos classificam a ideia como manobra publicitária e dizem que só é razoável a exibição de imagens de pessoas já condenadas.
De qualquer forma, cerca de 300 fotos de fichas criminais são colocadas no site diariamente.
Do site do condado: “Nenhuma outra instalação penitenciária no país, no Estado ou no condado conta com 2 mil condenados vivendo em barracas; nenhuma outra pode se gabar de seu bem-sucedido programa de refeições que resulta no custo de menos de 15 centavos por prisioneiro; poucas também podem dizer que têm presas femininas em barracas ou presas umas às outras por correntes. Nenhum outro xerife nos Estados Unidos hoje tem um grupo de voluntários formado por 3 mil homens e mulheres da comunidade que dão seu tempo e dinheiro para serem treinados para ajudar a manter o condado livre do crime”.
Arpaio tornou-se xerife de Maricopa em 1992, já foi reeleito cinco vezes e conta com altos índices de aprovação da população. “O povo é meu chefe, então sirvo a ele”, diz no site.
Atualmente o xerife tem entre 7.500 e 10 mil presos sob sua responsabilidade.
As polêmicas envolvendo o xerife deixam as de Protógenes Queiroz no chinelo.
O sistema de carceragem criado por Arpaio que mantém 2 mil pessoas sob barracas é um sucesso extraordinário e já atraiu a atenção de oficiais federais, presidenciáveis e da mídia internacional.
Outro ponto destacado no site é o sistema de prender os presos uns aos outros por correntes, o que permite que eles prestem serviços à comunidade como limpeza das ruas, dos muros e até que providenciem o enterro de indigentes.
Uma das decisões mais polêmicas do xerife foi ter implementado o uso de cuecas cor de rosa. Anos atrás, quando as cuecas usadas na prisão começaram a sumir misteriosamente, Arpaio mandou que elas fossem tingidas de rosa. O mesmo aconteceu com as algemas, que também estavam desaparecendo.
Sem entrar na discussão sobre se as decisões do xerife ferem ou não os Direitos Humanos e nos concentrando somente do concurso, a conclusão é simples: se não podemos com os marginais, então que tenhamos o direito de rir da cara deles.

Confiram o site AQUI

Anúncios

1 Comentário »

  1. Oi!
    Eu só queria saber porque o pessoal dos direitos humanos se metem em tudo. Este é o típico caso em que o cidadão merece apoio – e não críticas!
    Abç,
    Adh

    Comentário por Adh2bs — 2011/05/01 @ 11:44


RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: