O Mundo Gira, A Lusitana Roda…

2011/04/24

SE EU FOSSE COMO TU

Filed under: Mentes brilhantes — trezende @ 09:54

Antes de cometerem o pecado da gula se entupindo de chocolate, que tal darem uma olhada numa relação das tradições de Páscoa mais inusitadas ao redor do mundo?
A lista foi preparada pelo site “Buzzfeed”:

Bilby da Páscoa – Austrália
Enquanto o resto do mundo tem o coelho como mascote no dia de hoje, os australianos veem os coelhinhos como uma ameaça porque lá eles não têm um predador natural e dizimam diversas espécies selvagens. Para sensibilizar as crianças para a proteção do ecossistema, os australianos providenciaram uma leve adaptação no personagem: em vez do Coelhinho da Páscoa eles têm o Bilby da Páscoa.
O bilby é da família dos marsupiais e tem o focinho longo, mas as orelhas são bem parecidas com as do coelho.

Anjos da Páscoa – Filipinas
Nas Filipinas, além de vários rituais de autoflagelação, há uma procissão que representa o encontro de Jesus com Virgem Maria depois da Ressurreição. Os homens seguem atrás de uma imagem de Cristo; e as mulheres, cobertas por um pano negro, vão atrás da imagem de Maria. A certo ponto da caminhada as duas turmas se encontram e surgem meninas vestidas de anjo que retiram o véu preto da tristeza para a festa começar.

Pão de Páscoa – Itália
A tradicional guloseima geralmente é servida no café da manhã ou durante o dia. Trata-se de algo único, já que ovos crus e inteiros são colocados sobre a massa antes de ir ao forno. Às vezes os ovos são tingidos anteriormente para adicionar o clima festivo.

Ratschen – Áustria
Da Quinta-feira Santa ao Domingo de Páscoa é proibido tocar sinos na Áustria. Segundo o mito, todos os sinos voam à Roma para os preparativos da Ressureição. Por esse motivo, os coroinhas usam os “ratschen” (chocalhos de madeira) durante as missas e entre uma reza e outra.

Sinos da Páscoa – França
Por alguma razão, na tradição da Páscoa francesa não são os coelhinhos que trazem os ovos para as crianças no domingo. São os mesmos sinos que já saíram da Áustria, foram para Roma e, na volta, passaram pela França.

Simnel – Inglaterra
O bolo pascal típico inglês é preparado desde a Idade Média com frutas secas e cristalizadas. Sobre ele vão 11 bolinhas de marzipã representando os 12 apóstolos menos um: Judas.

Bruxinhas da Páscoa – Suécia
“Os suecos parecem acreditar que todo feriado com doce merece uma fantasia”, diz o site.
Na Páscoa as crianças se vestem de bruxinhos e visitam a vizinhança. Deixam um cartão decorado (a “carta de Páscoa”) e esperam receber em troca doce ou dinheiro.

Malhar o Judas – Brasil
“O Brasil tem de longe a melhor tradição pascal”, diz o site. Todos os anos, por todo o país, são construídos Judas de palha para execução. Os habitantes avançam com socos, pontapés e queimam o homem que traiu seu melhor amigo por algumas moedas de prata. “Se o Judas personifica algum político odiado pelo povo, quem disse que ele também não merece umas porradas?”.

Boa Páscoa, pessoal!

Anúncios

2 Comentários »

  1. Informações interessantes. Boa Pascoa e chocolates para vc

    Comentário por picida ribeiro — 2011/04/24 @ 10:25

  2. Feliz Páscoa

    Comentário por Juventino — 2011/04/24 @ 18:18


RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: