O Mundo Gira, A Lusitana Roda…

2011/04/23

A MÃO QUE BALANÇA O BERÇO

Filed under: Absurdos nossos de cada dia — trezende @ 09:44

A notícia de hoje parece obra do “Sensacionalista”, mas infelizmente é mais real do que a que dá conta de que Ângela Bismarck implantará um terceiro seio.
Um novo estudo sugere que o estresse relacionado à recessão norte-americana disparou uma alarmante ocorrência de lesões na cabeça das crianças. Ou seja: quando a economia dá sinais de piora, mais as pessoas chacoalham seus filhos.
O estudo – realizado pela Universidade de Pittsburgh – avaliou casos de lesões infantis não-acidentais no período de 2004 a 2009 em quatro hospitais americanos.
Por “não-acidentais” entendam “misteriosas”.
Os pesquisadores descobriram que a quantidade de lesões dobrou a cada mês durante o intervalo em que houve recessão em comparação com períodos anteriores.
O número de bebês hospitalizados por esse tipo de trauma é decorrente do que os estudiosos definem como “síndrome do bebê chacoalhado”.
Os envolvidos na pesquisa destrincharam os bancos de dados dos hospitais entre dezembro de 2001 a junho de 2010 em busca de registros de ferimentos não-acidentais em crianças acima dos 2 anos de idade.
Eles localizaram 639 menores que de fato tiveram lesões relacionadas a acidentes e outros 93 classificados como “não-acidentais”. 43 aconteceram nos meses da recessão – que segundo a reportagem durou de dezembro de 2007 a junho de 2010.
A equipe notou também que lesões mais sérias ocorreram durante o período recessivo, como casos graves de traumatismo craniano e até mortes.
“As razões pelas quais isso aconteceu foge do escopo da nossa pesquisa, mas é provável que mais pais fiquem estressados com problemas como desemprego e arresto de bens”, diz a dra. Mary Huang, que conduziu o estudo.
Agora podem apostar: se o mesmo tipo de pesquisa fosse realizado levando-se em consideração o número de crianças machucadas – ou até mortas – nos períodos de tensão pré-menstrual da mãe os índices seriam alarmantes.
Ou alguém tem dúvidas de que uma mulher na TPM é capaz de fazer justiça com as próprias mãos?

Anúncios

2 Comentários »

  1. “justiça com as próprias mãos”…esse termo é tão engraçado…seria muito mais apropriado que nós usássemos “injustiça com as próprias” mãos, pois indo além do limite do que o direito e o dever do Estado nos oferece, estamos negando o Estado e propondo que todos façam igual. Dificilmente uma pessoa é capaz de julgar de forma imparcial o suficiente algo que necessita de “justiça com as próprias mãos” para que essa justiça da expressão exista.

    Comentário por Mauricio — 2011/04/23 @ 20:04

  2. E o pior é que nós aqui também não estamos longe destas estatísticas macabras. No Brasil, cresce cada vez mais a onda de violência contra crianças, adultos, jovens e velhos por motivos aparentemente fúteis. Acho que é uma descarga errada de tensões. Tínhamos que descarregar no sistema que oprime a todos e não em inocentes e muitas vezes indefesos. Acho que é uma patologia social muito grave. Abraços. paz e bem.

    Comentário por josé cláudio - Cacá — 2011/04/24 @ 09:47


RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: