O Mundo Gira, A Lusitana Roda…

2011/04/16

FYI: LOL IS OK

Filed under: Mentes brilhantes — trezende @ 09:23

De José Simão, no Twitter: “E o Netinho de Paula, que quer criar a Comissão dos Direitos da Mulher? Vai ser uma luta. Rarará!”. LOL.
Outra: “Reclamam que eu pego no pé do Corinthians. Mas diz que o São Paulo não fechou com a Globo nem com a Record. Fechou com a Rede Mulher. Rarará”. LOL.
As piadinhas do Macaco Simão não precisam de explicação, mas talvez muitos leitores não tenham entendido o “LOL” do final. Trata-se de uma abreviação de “Laughing Out Loud”. Em português seria algo como “rindo bem alto”.
Segundo uma reportagem da BBC, o termo acaba de ser adicionado ao “Oxford English Dictionary”.
No Brasil a expressão tem sido utilizada basicamente na Internet, mas segundo a BBC, entre os ingleses “lolz” e “lolling” são bastante usadas em bares e escritórios – apesar de empregadas de maneira sarcástica ou em tom de paródia.
O dicionário define “LOL” como uma “interjeição usada principalmente em meios de comunicação eletrônicos para chamar a atenção para uma piada, para uma afirmação em tom de humor ou para expressar alegria”.
Além desta, outra expressão entrou para o Oxford: “OMG” (“Oh My God”), definida como gíria de “grande ocorrência em emails, textos, redes sociais e até na linguagem falada”.
Os puristas da língua estão desesperados, mas jovens empresários da Internet aprovam a ideia do Oxford e dizem que “LOL” e outras abreviações são um mal necessário.
Segundo Ben Huh, da rede de sites de humor “Cheezburger”, elas são uma ferramenta e um brinquedo. “É um jeito educado de chamar a atenção de alguém. E sim, eu digo LOL. Na maioria das vezes num sentido irônico. LOL significa que ‘sim, eu entendi que isso foi engraçado, mas eu não estou rindo’”.
No Facebook há inúmeros grupos “antiLOL”. Um de seus integrantes escreve: “Se é algo engraçado, ‘ha’, ‘hehehehe’ ou ‘hee hee’ são perfeitos para uma piada e descrevem melhor a situação do que LOL”.
Geralmente expressões do tipo não caem bem aos ouvidos de quem tem mais de 25 anos, mas há quem veja com preocupação o uso feito pelos adultos. “Há uma onda preocupante de adultos imitando o jeito adolescente de falar e escrever. Eles estão empregando gírias e ignorando a gramática. A linguagem está se deteriorando”, diz Marie Clair, da “Campanha Pelo Inglês Claro”.
“Avós, por exemplo, adotam o LOL como uma de suas primeiras palavras na Internet. LOL e OMG são como ‘papai’ e ‘mamãe’”, explica Ben Huh.
“Para crianças em idade escolar, acrônimos como “LOL” ou “KMT” (“Kiss My Teeth” ou “Beije Meus Dentes”) são uma espécie de código secreto, uma insígnia de pertencimento”, explica Tony Thorne, autor do “Dicionário de Gírias Contemporâneas”.
Apesar de gramáticos e outros estudiosos da língua demonstrarem preocupação com a utilização de tantas abreviações, Tony Thorne ressalta que depois das inúmeras pesquisas realizadas nos colégios ele percebeu que as crianças que usam essas expressões geralmente são as mais articuladas.
“Se houver uma crise de alfabetização ela acontecerá entre adultos e crianças e as gírias não serão as culpadas. Elas estão enriquecendo a língua”, diz ele.
Graeme Diamond, principal editor do Dicionário Oxford, concorda: “Sempre haverá uma minoria que quer que o Inglês permaneça como uma besta congelada e que não admite mudanças”.
Idem para o Português.

P.S.: tradução do título: “Para sua informação: rir bem alto é permitido”

Anúncios

3 Comentários »

  1. O ingles ta cheio dessas expressoes e muitas delas ja estao no dicionario e ate no dia-a-dia do trabalho. O que acho mais engracado e ver nas redes alguem falar que ama com ‘<3'….no passado isso pra mim tinha outro significado nas pichacoes de rua, com a figura na vertical…LOL

    Comentário por Angelica — 2011/04/16 @ 11:50

  2. OMG! Vc é d+. Bjk, ok? LOL

    Comentário por Angela — 2011/04/16 @ 14:58

  3. FYEO: YATB!

    Beijocas!

    Comentário por Selma Barcellos — 2011/04/16 @ 15:47


RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: