O Mundo Gira, A Lusitana Roda…

2011/04/13

MEU MALVADO FAVORITO

Filed under: A real do mundo real — trezende @ 09:29

O assunto Líbia praticamente sumiu do noticiário, mas Khadafi continua em todas as bocas.
Nesta semana a revista “Newsweek” traz um relato interessante de uma das enfermeiras ucranianas do ditador, Oksana Balinskaya.
Ela diz à revista que tem mais do que poderia ter sonhado: um apartamento de dois quartos mobiliado, um motorista que aparece sempre que o chama. Por outro lado, paga um preço por isso: sua vida pessoal é monitorada.
Oksana conta que tinha apenas 21 anos quando começou a trabalhar com Khadafi. Até então não falava uma palavra em árabe e sequer sabia a diferença entre Líbano e Líbia.
Nos primeiros três meses ela não tinha permissão para ir ao palácio. “Acho que o papito temia que a mulher dele, Safia, ficasse enciumada. Mas logo passei a atendê-lo com regularidade”.
O trabalho das enfermeiras – todas ucranianas – é cuidar de perto da saúde do papito, que segundo Oksana tem o coração e a pressão sanguínea ótimas para sua idade.
Elas sempre recomendam caminhadas diárias ao redor do palácio, tomam cuidado para que as vacinas estejam em dia e tiram a pressão frequentemente. Foram elas também que o convenceram a usar luvas durante visita a Chad e Mali a fim de protegê-lo das doenças tropicais.
“Os médicos locais nos invejam porque ganhamos três vezes mais do que eles” – mais de 3 mil dólares por mês.
“A imprensa ucraniana nos chama de ‘harém do Khadafi’. Isso não faz sentido. Nenhuma das enfermeiras jamais foi sua amante. A única hora em que o tocamos é quando tiramos a pressão. A verdade é que o papito é muito mais discreto do que o seu amigo, o mulherengo Silvio Berlusconi”.
Oksana crê que Khadafi decidiu contratar apenas ucranianas por causa da aparência. “Ele quer apenas estar rodeado de coisas e pessoas bonitas. Ele me escolheu numa fila de candidatas depois de um olhar e de um aperto de mão. Depois descobri que todas as decisões dele são tomadas no primeiro cumprimento. Ele é um ótimo psicólogo”.
Segundo Oksana, Khadafi tem alguns hábitos estranhos, como ouvir música árabe num antigo toca-fitas e trocar de roupa várias vezes ao dia. “Às vezes, quando os convidados já o estão aguardando, ele volta para o quarto para mudar de roupa novamente e escolhe seu figurino branco favorito”.
Além disso, quando passeia com sua limusine por países africanos, ele costuma atirar dinheiro e doces pela janela para as crianças que correm atrás do carro. “Ele não gosta que elas se aproximem muito porque tem medo de pegar doenças”.
Além das roupas, a excentricidade mais conhecida do ditador talvez seja o gosto por tendas. Segundo Oksana, no entanto, ele nunca dormiu numa delas. “Isso é mito. Ele usa as tendas apenas para encontros oficiais”.
Durante as viagens, Khadafi geralmente pergunta se elas estão tendo tudo o que precisam – quando está de bom humor dá até uma graninha para as compras. Além disso, todos os anos as presenteia com um relógio de ouro e uma foto dele.
Oksana conta à “Newsweek” que tem a impressão de que pelo menos metade da população líbia não gosta de Khadafi. “É óbvio que o papito toma todas as decisões no país. Ele é como Stalin, tem todo o poder e o luxo para ele”.
Apesar de tantos elogios, desde fevereiro Oksana está bem longe da Líbia. Achou melhor deixar o país depois que sua barriga de quatro meses de gravidez começou a aparecer. “Tinha medo de que papito não aprovasse meu namorado sérvio. Acho que ele nunca vai perdoar essa traição, mas a verdade é que até os funcionários mais chegados estão fugindo. Agora ele está tentando convencer nossas duas colegas ucranianas que ainda estão lá a morrerem ao lado dele”.
Quem viver, verá.

Anúncios

2 Comentários »

  1. Excêntrico é pouco…
    Beijos, Tati!

    Comentário por Vaninha — 2011/04/13 @ 10:37

  2. Opinião minha: todo ditador é louco.

    Comentário por Angela — 2011/04/13 @ 11:34


RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: