O Mundo Gira, A Lusitana Roda…

2011/04/02

SALIVA-ME

Filed under: Mentes brilhantes — trezende @ 09:04

Parece piada, mas mascar um reles Bubbaloo em Cingapura pode dar cadeia.
A venda, a manufatura e a importação de chicletes é proibida no país desde 1992. Turistas desavisados que chegam à região com gomas de mascar – mesmo em pequenas quantidades – são convidados a se desfazerem da “droga”.
A tentativa do governo é coibir o péssimo hábito da população de grudar chicletes em cadeiras, mesas, botões de elevadores, caixas de correio e outras áreas públicas.
Uma razão em especial levou à decisão: os mais criativos colavam gomas de mascar nas portas do metrô, o que causava o atraso ou a interrupção momentânea dos serviços.
Em 2004 a proibição foi relaxada com a permissão da venda para uso terapêutico ou medicinal – chicletes que diminuem a vontade de fumar, por exemplo.
Mesmo assim, a polícia tem trabalho para a manutenção da lei. Quem é pego com a boca na botija tem de pagar uma multa pesada. Na primeira vez, de 500 a mil dólares. No caso dos reincidentes, 2 mil dólares e ainda prestar serviços comunitários.
A proibição dos chicletes é também motivo de salivação para garis em São Paulo. No início do ano a prefeitura calculou que os custos para a remoção das gomas de mascar são altos: mais de R$ 30 o metro quadrado. Considerando-se uma calçada de cem metros quadrados, já são R$ 3 mil a menos nos cofres da prefeitura.
Algumas vias na Avenida Paulista – que foram totalmente reformadas em 2008 – já estão tomadas de manchas.
Em vez de proibir, algumas cidades agem de forma criativa. Em Besançon, cidade no leste da França, a prefeitura colocou cartazes perto de lixeiras com o título “Cole seu chiclete aqui”. Os cartazes têm vários formatos – de jogo da velha à palavra-cruzada.
Já em Seattle o objetivo não era exatamente instruir a população, mas a falta de educação acabou virando atração turística. Hoje o “Gum Wal” (foto acima) é um dos locais mais visitados da cidade e até já serviu de cenário para alguns filmes.
Ah, mas não há nada mais gostoso que um Bubballo Banana.

P.S.: a propósito, “Saliva-me” é o nome do CD e DVD do cantor Zéu Britto

Anúncios

Deixe um comentário »

Nenhum comentário ainda.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: