O Mundo Gira, A Lusitana Roda…

2011/03/23

TURISTAS ACIDENTAIS

Filed under: Matutando — trezende @ 08:50

A necessidade do Brasil de reforçar e firmar sua identidade nacional está dando resultados.
A ideia de que somos simpatia, mulher, cerveja, futebol e samba pode aborrecer muito brasileiro, mas é justamente essa a imagem que está cada vez mais cravada no imaginário dos estrangeiros.
Nossos visitantes ilustres não chegam a manifestar a expectativa de cruzar com macacos na rua, mas com certeza essa esperança existe. Um dos poucos que ousou associar o bicho ao país – Sylvester Stallone – virou o assunto mais comentado no Twitter.
Foram-se Sting e os espíritos da floresta, mas mesmo assim todos os que estiveram no Brasil recentemente fizeram questão de mencionar pelo menos um dos “símbolos” nacionais.
Comentar o discurso de Obama no Teatro Municipal não seria um bom exemplo. Apesar de muito simpático, o presidente americano é antes de tudo um político perspicaz. Seus assessores cuidaram para que ele citasse alguns dos principais motivos de orgulho da “nação canarinha”. O Carnaval – através de suas lembranças infantis de “Orfeu Negro” –; as belezas naturais – falando no “país tropical” de Jorge Ben Jor –; e até a menção a uma figura sempre polêmica: Paulo Coelho.
Sem a ajuda de assessores, os comentários dos astros que pisaram por aqui nesse início de 2011 são mais genuínos e um tanto quanto desanimadores para os brasileiros que sonham em um dia não serem vistos como bobos-da-corte.
Anne Hathaway, estrela de blockbusters como “O Diabo Veste Prada”, disse que se sentia uma “local”, que já estava chamando todo mundo de “amigo” e que a cachaça já estava na bagagem.
Jammie Foxx – o Ray Charles de “Ray” – declarou que já conhecia o Brasil, só que por meio “de sites feitos para adultos”. Disse ainda que as mulheres brasileiras são ótimas, “têm curvas e gostam de se divertir” e que pode entender porque tantos amigos “sempre gostam de vir”.
Vin Diesel – da série “Velozes e Furiosos” – talvez seja um deles. No fim do ano passado o ator se esbaldou numa quadra de escola de samba e terminou a noite com mulheres-fruta.
Se os gringos não se irritam com essa intimidade de “best friends forever” que surge no primeiro encontro? Aparentemente não – ou então são ainda mais falsos do que os brasileiros que forjam essa proximidade.
Mas, afinal, associar brasileiro a simpatia, mulher, cerveja, futebol e samba é bom ou ruim? Essa é uma resposta que apenas nossos representantes mais malemolentes – como o  governador Sérgio Cabral e o ex-presidente Lula – são capazes de elaborar.
Uma coisa é certa: de uma hora para a outra o mundo demonstra interesse em acordar esse gigante adormecido. Oxalá ele acorde de bom humor.

Anúncios

3 Comentários »

  1. Brasileiro leva jeito para tudo. Ou vocês não repararam na filha do Obama subindo as escadas da aeronave?

    Comentário por Juventino — 2011/03/23 @ 19:09

  2. O gigante ficou de bom humor com tanto apreço e afago… A conferir resultados.

    Beijocas.

    Comentário por Selma Barcellos — 2011/03/23 @ 22:15

  3. Essa tal de identidade nacional brasileira foi esquecida no bolso da calça jeans e lavada na máquina, ou seja, pode até existir, mas não serve pra muita coisa…

    Comentário por Ricardo Rezende — 2011/03/24 @ 01:59


RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: