O Mundo Gira, A Lusitana Roda…

2011/01/06

A MARMITA EM 2011

Filed under: A real do mundo real — trezende @ 09:26

A gastronomia, a moda, os destinos turísticos, os restaurantes e as boates vivem de modinhas. Quem já foi consumidor voraz de petit gateau, pizza de tomate seco e rúcula, Cuba libre e pratos à base de catupiry sabe disso.
2010 foi definitivamente o ano dos cupcakes, dos sanduíches no pão-folha em forma de cone, dos sorvetes de iogurte e, quem diria, dos brigadeiros, que ganharam status de doce sofisticado. Já o macaron – espécie de bolo meio suspiro – não emplacou.
E 2011, vai ser o ano do quê? Segundo uma reportagem publicada no “Journal Sentinel”, de Milwaukee, os alimentos orgânicos vêm com tudo. Os cupcakes, coitados, “dataram” e vão ceder lugar às tortas gigantes.
O hot-dog, assim como o brigadeiro, deve voltar às bocas. É o que indica a tendência de consumo em alguns restaurantes de Nova York e da Califórnia.
Os livros de receita à la Ofélia serão substituídos por aplicativos fantásticos nos celulares e a procura por alimentos sem glúten será cada vez maior.
Ainda de acordo com o jornal, não será apenas o alimento produzido sem conservantes que fará nossa cabeça, mas o fato de incorporarmos ao nosso dia-a-dia um “comportamento orgânico”.
Por utopia, achismo ou falta de noção, o jornal acredita que um desses hábitos será criar abelhas no quintal de casa – algo que já é tendência em Milwaukee há pelo menos dois anos.
O quintal equipado com horta e árvores frutíferas rodeadas por abelhinhas renderá bons frutos. Literalmente. Com isso, as pessoas começarão a pensar em alternativas para consumirem sua produção caseira. Uma delas será a preparação de compotas e de coquetéis com sabores picantes.
Apesar disso, não abandonaremos hábitos pouco saudáveis, como o consumo de “browned butter” (manteiga sem sal aquecida até atingir uma cor caramelada) e de carne (mas de animais que pastam em vez de comerem ração).
Ainda segundo o jornal, não será suficiente cozinhar ou comer. Passaremos a querer conhecer a “Ciência” por trás do alimento. Em vez de programas de culinária, nosso interesse se voltará para programas do tipo “Como É Feito”, aqueles que visitam fábricas de picles ou de queijo processado.
Que venham as delícias de 2011.

Anúncios

2 Comentários »

  1. Esse assunto muito me interessa, uma vez que comer é um dos meus maiores prazeres rs
    Segui a risca todos os modismos,degustando e/ou preparando.
    Cupcakes, a ultima moda, acho melhor ver que comer, dos organicos ainda mantenho distancia, assim como de toda e qualquer “comida saudavel”
    Quem paga o pato, é o “corpinho”
    Vamos para nova promessa de ano novo!! Comer menos e melhor!!

    Comentário por picida ribeiro — 2011/01/06 @ 09:37

  2. Eu estou cada vez mais voltado para o meu velho e bom arroz com feijão, carne e salada. Abraços. Paz e bem.

    Comentário por josé cláudio - Cacá — 2011/01/06 @ 17:13


RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: