O Mundo Gira, A Lusitana Roda…

2011/01/05

GUIA DE AUTOAJUDA

Filed under: A real do mundo real — trezende @ 10:15

Voltar à vida normal após os festejos natalinos é uma tarefa e tanto. Ficamos uma semana zuretas, alheios ao mundo e com muito peso na consciência.
Enquanto esquentamos os motores para mais um ano e chafurdamos na falta de assunto, até o fim desta semana muita gente estará com sua lista de promessas para 2011 prontinha. Os desejos são os mesmos de sempre, afinal, estudos indicam que cerca de 90% das resoluções anotadas nesta época não são cumpridas.
As expectativas irreais são o saldo de uma mistura de fatores: férias longas, lembranças, eventos familiares e o mito de que basta a passagem do dia 31 para o dia 1º para vidas mudarem magicamente.
Segundo o psicólogo americano Frederick Woolverton, o melhor é escolher qualquer outro mês do ano – exceto janeiro – para fazer sua lista dos desejos.
Nos últimos 30 anos, Woolverton aconselhou pacientes que sofrem de diversos tipos de compulsões – do vício em drogas ao abuso de sorvetes.
Confiram as dicas do especialista (sim, pura autoajuda):

1. É bom se sentir péssimo
Ao deixar um hábito ruim, todos querem prazer instantâneo, mas ocorre o oposto. A expectativa em se sentir bem logo é o caminho mais rápido para o fracasso. Ele alerta seus pacientes de que eles se sentirão péssimos por um ano inteiro após largarem o vício – que pode ser cigarro, cerveja, chocolate ou batata-frita.

2. Aprenda a sofrer bem
É necessário ser paciente e saber que a vontade vai passar. O importante é planejar com antecedência maneiras de combater pensamentos e emoções que podem levá-lo a uma recaída. Faça uma massagem, uma caminhada diária ou vá à manicure.

3. Tenha um séquito
Você precisa de pilares capazes de substituírem o Marlboro Box ou as várias embalagens de M & M que estão no armário. Passe a confiar nas pessoas. Planeje falar com amigos com problemas semelhantes e familiares diariamente pelo telefone ou por Skype.

4. Cuidado com as misturas
Ao parar de beber ou fumar, não se permita comer o que quiser ou gastar muito dinheiro. Tornar-se obeso ou ir à falência só vai piorar a situação.

5. Perceba o que está faltando
O que o cigarro ou o chocolate noturno estavam substituindo? O que você realmente quer da vida e não está conseguindo? Felicidade no trabalho? Riqueza? Amor?

6. Mude sua vida social
Se o objetivo é exterminar hábitos antigos, é bom mudar o círculo de amizades.

7. Mais estratégias, mais sucesso
Quanto mais métodos a pessoa tentar, maior a probabilidade de alcançar suas metas.

8. Tenha uma vida o menos secreta possível
O primeiro passo é admitir que tem um problema e falar sobre o assunto. Esconder, mentir ou negar não são atitudes recomendáveis. Busque ajuda na terapia, nos grupos de discussão ou em chats. Desabafe.

9. O sono é uma arma secreta
A falta de sono deixa tudo pior e diminui a resistência aos ex-hábitos. Portanto, uma boa noite de descanso é prioridade. Ela fará tudo parecer mais fácil e ajudará a realização de escolhas mais inteligentes. Além disso, é importante se alimentar de forma adequada e fazer exercícios.

10. No momento do compromisso, o mundo conspirará para ajudá-lo
Diga alto que tipo de hábitos você quer se ver livre e quais são seus novos objetivos. Seja específico. Escreva-os. Diga a todos e peça ajuda. “A única maneira de mudar é mudando – após a primeira semana de janeiro”.

Anúncios

4 Comentários »

  1. Quando parei de beber há mais ou menos quatro anos, senti um pouco estas sensações. Ficava imaginando como é que as pessoas conseguiam viver sem uma bebida. E me senia péssimo 24 horas por dia. Mas fui paciente (em todos os sentidos) e resisti. Hoje, fico pensando como é que as pessoas conseguem beber. rsrs! Tudo é uma questão do esforço pessoal que se imprime numa causa. Tem valido a pena. Se eu fosse um psicólogo ou psicanalista famoso eu ia fazer sucesso com minha história de superação. Mas contando meus casos, ninguem que me conheceu acredita que consegui sem ajuda externa mem de remédios. Abraços, um lindo, saudável e profícuo ano para você. Paz e bem.

    Comentário por josé cláudio - Cacá — 2011/01/05 @ 16:01

  2. Desculpe a intimidade, Cacá, mas adorei o que você escreveu…

    Postaço, Tati!!! Item 9 é tudoooooo.

    Beijocas!

    Comentário por Selma Barcellos — 2011/01/05 @ 16:42

  3. voce não pode mudar o passado e sim ter um novo recomeço.

    Comentário por Juventino — 2011/01/05 @ 20:46

  4. Bons conselhos, que deveriam ser transformados em regras a serem seguidas.

    Comentário por picida ribeiro — 2011/01/06 @ 09:32


RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: