O Mundo Gira, A Lusitana Roda…

2010/12/27

NATAL EM JOGO

Filed under: A real do mundo real — trezende @ 10:45

Durante os dias que antecedem o Natal o discurso é de que se trata de um tempo de paz, solidariedade e harmonia. Ah, o Natal… Momento de reunir a família para celebrar a vida.
Na prática, no entanto, o espírito natalino só existe nos comerciais de panetone, o que pode ser comprovado pela falta de educação demonstrada durante as compras, na irritação dos motoristas e em alguns casos até nos desentendimentos velados durante a festa do dia 24. Natal é, no fundo, a data perfeita para saias-justas e confusões. Uma dose de champanhe além da conta ou uma palavra mal-colocada desandam ainda mais a maionese e intoxica os convidados.
Segundo uma pesquisa encomendada pelo site de compras britânico MyVoucherCodes.co.uk, não são os bebuns, as sogras ou os cunhados inconvenientes os principais responsáveis pelo mal-estar familiar, mas os jogos de tabuleiro.
Um terço das famílias discute jogando um “Banco Imobiliário” ou uma partida de xadrez. Em segundo lugar está o descontentamento com os presentes seguido da eterna briga pelo controle remoto.
Ainda de acordo com o estudo, mais de um terço dos lares começa a discutir por volta das 8h30 da manhã da véspera de Natal. Uma a cada cinco famílias vai se desentendendo aos intervalos durante o dia.
Os barracos mesmo acontecem a partir de uma da tarde, quando as crianças começam a reclamar dos presentes, o peru queima e alguém reclama que o outro está bebendo demais. Os ânimos só se acalmam novamente quando todos estão em volta da mesa falando dos que não estão presentes.
Segundo Corinne Sweet, psicóloga entrevistada pelo site “Express”, é essencial preparar-se psicologicamente para reduzir expectativas. “Já que o Natal não é perfeito, é fundamental tomar um ar toda vez que você se sentir irritado”.

Top 10 causas das discussões no Natal:
Jogos de tabuleiro
Insatisfação com o presente
Escolha da programação de TV
Discussão sobre quem vai dirigir
Tarefas envolvendo a cozinha
Tensão com os parentes
Divisão de tarefas familiares
Abuso do álcool
Passar pouco tempo com a família
Trabalhar além do horário

Fica a dica para 2011: aprender a jogar.

Anúncios

4 Comentários »

  1. Eu faço parte dos que ainda acreditam que o Natal é uma festa de familia, sim e pode transcorrer na mais perfeita paz rs

    Comentário por picida ribeiro — 2010/12/27 @ 10:55

  2. Picidinha, eu também… Procurei algum item que pudesse dizer respeito ao Natal na “Barcellândia” e nada. Até o filho e nora, que moram longe, ligaram tão felizes que brindamos em viva voz!

    Beijocas!

    Comentário por Selma Barcellos — 2010/12/27 @ 16:50

  3. Nós esquecemos que dia 25 é sim o “aniversário” e não o dia de lavar as roupas sujas.

    Comentário por Juventino — 2010/12/27 @ 20:19

  4. Boa tarde, agora sim – agradeço seu e-mail (minha máquina é que não queria nada atualizado ontem…); sobre o post:
    Pra nós, em casa, é uma festa de congraçamento familiar em torno da data (simbólica) do nascimento de Cristo. Tanto é que sempre reunimos grande parte da família na noite de natal e tentamos combater o consumismo exarcebado presenteando só as crianças, afinal foi uma que recebeu os presentes dos Reis Magos. E é muito legal, a gente se junta pra fazer a comida, comprar a bebida, prepara o “campo” da festa (este ano foi na casa minha véia).
    Bjão, Feliz 2011 pra vc tbém.
    Adh

    Comentário por Adh2bs — 2010/12/28 @ 13:15


RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: