O Mundo Gira, A Lusitana Roda…

2010/12/24

MERDA!

Filed under: Mentes brilhantes — trezende2013 @ 08:49

Enquanto os jornais discutem se a figura do Papai Noel é ou não apropriada ao Natal brasileiro, tratemos de conhecer uma personagem da Catalunha tão indispensável quanto o Menino Jesus na manjedoura: o “Caganer”.
Ninguém sabe dizer ao certo a origem da tradição, mas ela existe desde o século 18. Nos Natais catalães é de lei: toda casa tem seu “Caganer” no presépio, símbolo de fertilidade e boa sorte.
Reza a lenda que existiu um camponês que não colocou o “Caganer” em sua cena da Natividade e o resultado foi um ano de péssima colheita.
Apesar de estar sempre presente nos presépios, a personagem nunca é colocada na frente. Está sempre de canto, debaixo de uma ponte ou atrás de uma árvore. O que é um sinal de respeito acaba virando diversão para as crianças, que brincam de procurar o “Caganer”.
A tradição também pode ser notada em outros países europeus, como Holanda, França, Itália ou Alemanha, mas é mais comum na região da Catalunha.
A partir de 1940 os catalães modificaram, de leve, o costume. Além do anãozinho tradicional, o “Caganer” assumiu outras formas, como freira, diabinho, Papai Noel e celebridades – como os membros das realezas espanhola e britânica – e personalidades como o Papa Bento XVI, Barack Obama, Fidel Castro e até Lula.
Mais recentemente o presépio espanhol ganhou outro enfeite: o “Pixaner”, o “urinador”.
Mas o “Caganer” e o “Pixaner” não são as únicas figuras porcalhonas da tradição natalina catalã. Há também o “Tió de Nadal” (“Nadal” é Natal em catalão). O Tió… bem, o Tió é um tronco.
A partir de 8 de dezembro (dia da Imaculada Conceição), os catalães começam dar de comer ao tronco, que normalmente ganha uma carinha sorridente e perninhas e é coberto com uma manta para não passar frio à noite.
No dia de Natal – ou na véspera – o Tió vai parcialmente para a lareira. Enquanto “apanha” com uma varinha e “ouve” algumas canções tradicionais natalinas, ele é incentivado a “defecar” guloseimas. O Tió não defeca objetos grandes, já que eles são trazidos pelos Três Reis Magos.
Pensando bem, o Papai Noel é mesmo uma figura sem-graça…

Querem comprar um “Caganer”? Sugestões AQUI

P.S.: Até segunda-feira estarei offline. Aproveito para desejar um ótimo Natal a vocês, leitores.
Como diz o povo do teatro, Merda!.
Até!

4 Comentários »

  1. Dia 06 de janeiro é pra limpar esta sujeira toda…..Feliz Natal

    Comentário por Juventino — 2010/12/24 @ 21:13

  2. Feliz Natal pra você também, embora tenha sido ontem, mas que a sorte e os sortilégios acompanhem a tua competência no escolher os temas – sempre originais – e no redigir as crônicas inteligentes, contundentes e bem humoradas (esta semana em que não pude lê-las me fizeram uma falta danada!). Já vou mentalizando também os votos de um Feliz e profícuo 2011, que promete na multiplicidade de assuntos para seu (e nosso) deleitamento…
    Grande abraço,
    Adh

    Comentário por Adh2bs — 2010/12/26 @ 10:26

  3. Faço minhas as palavras do comentario acima!!!!

    Comentário por picida ribeiro — 2010/12/27 @ 10:57

  4. Tati, um novo Ano Novo para você e família. Grandes realizações a aguardam na vida pessoal e neste blog que, como disse ADH, incorporamos (com prazer) ao nosso cotidiano. Como eu sei? Nas estrelas…

    Beijocas!

    Comentário por Selma Barcellos — 2010/12/27 @ 14:41


RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe um comentário

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.