O Mundo Gira, A Lusitana Roda…

2010/12/14

SETE SEGUNDOS

Filed under: A real do mundo real — trezende @ 08:51

A essa altura do campeonato, muita gente deve estar começando a elaborar sua listinha de promessas para 2011.
A maioria não deve nem saber por onde anda a relação do revéillon passado, já que não conseguiu cumprir praticamente nada do que desejou. Mesmo assim, gostam de imaginar que daqui pra frente tudo vai ser diferente: em 2011 vou parar de tirar conclusões precipitadas, de julgar as pessoas pela aparência ou de ficar reparando que fulano mergulhou no guarda-roupa e saiu de casa com tudo o que encontrou pela frente.
Promessas desse tipo são universais. Afinal, o ser humano é cheio de imperfeições e, mesmo se policiando, comete gafes, fala o que não deve e principalmente faz suas avaliações críticas sobre o próximo.
Segundo uma reportagem do “Daily Mail”, são necessários apenas sete segundos para julgarmos uma pessoa na primeira vez em que a encontramos.
A afirmação é de Linda Blair – não a menina possuída de “O Exorcista”, mas a psicóloga clínica autora de “Straight Talking” (“Conversa Franca”, numa tradução livre).
“Não é algo consciente. De certa forma, é um retorno às nossas origens primitivas, quando não sabíamos lidar com decisões erradas”.
De acordo com Judi James, autora de “The Body Language Bible” (“A Bíblia da Linguagem Corporal”), “apesar de sabermos que é uma falha e uma maneira preconceituosa de avaliação, não conseguimos nos conter. Primeiramente olhamos para ver se estamos ameaçados, mas também tiramos conclusões sobre atração e personalidade”.
A seguir, algumas dicas dos especialistas para nos sairmos bem no teste dos sete segundos:

1) Dê uma parada antes de se encontrar com outras pessoas. Observe sua aparência e respire tranquilamente para afastar qualquer tensão, timidez ou ansiedade;
2) Mantenha a postura ereta. Isso fará com que você se sinta mais confiante e relaxado – corpo tenso é sinal de estresse;
3) Não se esqueça de desligar o telefone celular ou de deixá-lo no modo vibratório;
4) Sorria. Sempre que você sorri é correspondido. É perfeito para começar um relacionamento. Mas atenção: o sorriso deve ser natural. Aparecer ou sumir repentinamente soa falso;
5) Certifique-se de que sua mala ou mochila está na mão esquerda. A direita será usada para o aperto de mãos. Um estudo da Universidade de Iowa descobriu que um aperto de mãos vigoroso é mais importante do que a aparência no momento de causar a primeira impressão durante uma entrevista;
6) Se você se mostrar carrancudo, infeliz ou ansioso as pessoas pensarão que é seu jeito de ser;
7) Mostre interesse pelo o que o outro tem a lhe dizer. Estudos demonstram que quando duas imagens da mesma mulher é exibida, as pessoas tendem a achar a foto em que ela está com as pupilas dilatadas a mais atraente. Pupila dilatada é sinal de interesse;
8) Não invada o espaço do outro. Uma distância considerada amistosa é a equivalente ao comprimento do braço;
9) Em vez de cruzar os braços ou as pernas, opte por movimentos livres;
10) Observe seu interlocutor e tente retribuir o mesmo contato visual, o tom de voz e a velocidade da fala;
11) Faça elogios, mas não seja mentiroso ou exagerado;
12) Apesar de a aparência ser menos importante do que pareça, causa um impacto. Tenha certeza de que seu traje está de acordo com a ocasião, que seus sapatos estão limpos e que seu perfume não está forte.

Boa sorte!

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4 Comentários »

  1. Leitura útil e agradável
    * Estou precisando rever o que ando fazendo com a minha aparência. A coisa tá brava!!!

    Comentário por picida ribeiro — 2010/12/14 @ 09:24

  2. Cada conselho… Acho o máximo quem conversa olhando nos olhos do seu interlocutor. Educação, consideração.
    Quanto ao nº 12, tem sido tão comum abraçar as pessoas e ficar com o perfume delas em mim… Menos é mais, gente, já dizia “Xanéu”.

    Beijocas!

    Comentário por Selma Barcellos — 2010/12/14 @ 16:38

  3. Acho que o mais difícil de tudo é conter o ímpeto de falar sobre as impressões que temos. É dificl não julgar em pensamento. O que tenho feito é não falar absolutamente nada a não ser que eu seja instado pelo outro. Mesmo porque as pessoas tem estado muito pouco receptivas atualmente. Mas as dicas são muito boas. Abração. paz e bem.

    Comentário por josé cláudio - Cacá — 2010/12/14 @ 17:21

  4. 12 itens magníficos. Mas se você tem o hábito de cumprimentar o boy, o porteiro, o ascensorista, a cafeteira, a faxineira… é muito bom. Porque dar bom dia para o chefe é muito fácil.

    Comentário por Juventino — 2010/12/14 @ 19:13


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