O Mundo Gira, A Lusitana Roda…

2010/11/30

A OUTRA FACE

Filed under: Matutando — trezende @ 10:29

A ocupação do Morro do Alemão está revelando bem mais do que toneladas de drogas, armas, objetos deixados no meio do caminho e uma comunidade que vivia sob o medo.
A ação conjunta das polícias civil, militar, federal, das Forças Armadas e, se bobear, até dos bonequinhos do “Comandos em Ação” está sendo importante para conhecermos uma outra face dos traficantes: o lado sensível, indefeso, o que cheira fralda na hora de dormir.
Bastou um fim-de-semana de análise da cobertura feita pela mídia para perceber que todo monstro pode ter um quê de médico – e vice-versa.
Primeiro: eles têm família. E morrem de medo quando a mãe ou o pai vão buscá-los debaixo da cama com a cinta na mão.
As duas cenas mais marcantes desses últimos dias foram as dos dois traficantes sendo entregues de bandeja pelas mãos de mamãe e papai. Apesar de tentarem manter o respeito usando codinomes como “Mr. M”, sucumbiram à chinela.
Segundo: as residências. As casas habitadas pelos traficantes se mostraram algo como a juba dos “Globe Trotters” ou a cartola de mágicos – ou, se preferirem, a Casa dos Sonhos da Barbie.
Numa das “mansões”, televisão de tela plana, banheiro com ar condicionado, suíte com vista para a favela – paisagem que alguns jornais definiram como “visão privilegiada” – e piso imitando o calçadão de Copacabana.
Na verdade, até aí, nenhuma surpresa. Apenas um cenário montado por quem pretendia levar vida de bacana. E outra: capitão Nascimento já havia nos adiantado que “favelado gosta é de TV a cabo”.
Mas é nas paredes que se encontra uma pista desta outra face que estamos traçando dos criminosos. Em vez de imagens de “bad boys” como Chris Brown, Dado Dolabella ou Netinho, uma pintura tosca de – vejam só – Justin Bieber. Curió, vai cantar o quê pra gente?
Eles só podem estar de “pombagirice”. Nada de bandeiras do Comando Vermelho, do Flamengo ou do Corinthians. Os traficas são muito mais sensíveis do que imaginávamos. Tanto, que a polícia descobriu outros itens incompatíveis com corações de pedra, como araras, tucanos e até um mico.
Terceiro: a tranquilidade. Quem esperava encontrar traficantes doidões e possuídos pelo ódio, nova surpresa. Zeu estava tão zen quanto Dalai Lama. Outro, que conseguiu fugir fantasiado de agente de saúde “mata-mosquito”, acabou sendo preso na casa da titia. Detalhe: quando a polícia chegou Vitinho estava nanando.
Mas missão dada, parceiro, é missão cumprida. E a polícia não está para brincadeira.
The show must go on.

Anúncios

5 Comentários »

  1. Copiei a mensagem!!! Muito boa a matéria de hoje, e inteligente igual a você, querida!
    wilde

    Comentário por Wilde Portella — 2010/11/30 @ 15:45

  2. Bom mesmo, Tati.
    Preciso o “the show must go on”. E a mídia endorfinada sabe disso. O JN então…
    Demos grandes passos, sem dúvida, mas há muito – muito – pela frente.

    Beijocas!

    Comentário por Selma Barcellos — 2010/11/30 @ 16:53

  3. Engraçado que só agora chegou ao público as tais “mansões”. Será que elas nunca existiram?

    Comentário por Juventino — 2010/11/30 @ 19:06

  4. Os traficantes têm mesmo muitas semelhanças com o Brasil real.
    Não tiveram educação formal adequada (como a maioria dos brasileiros), assistem a TV a cabo (o famoso “Gato Net”), compram DVD’s (piratas, é claro), são Flamengo e “têm uma nega chamada Teresa”.
    Afinal, vivendo dentro da comunidade, a única coisa que os diferencia é a modo pouco convencional de ganhar a vida. Triste isso.

    Comentário por Ricardo Rezende — 2010/12/01 @ 00:25

  5. Oi;
    Finalmente uma ação firme, inteligente, não se curvou diante dessas idiossincrasias que vc tão bem relata no texto. Já estou Cabral p/ 2014.
    Abção,
    Adh

    Comentário por Adh2bs — 2010/12/04 @ 12:38


RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: