O Mundo Gira, A Lusitana Roda…

2010/11/18

DISQUE “P” PARA PERU

Filed under: Mentes brilhantes — trezende @ 10:36

Na próxima quinta-feira os americanos comemoram mais um “Thanksgiving” (Dia de Ação de Graças).
A festa – que para eles é tão ou mais importante do que o Natal – se repete a cada última quinta-feira do mês de novembro. Na mesa, peru. Nas lojas, correria. Nas manchetes, Obama perdoando mais uma ave.
Até aqui tudo dentro da normalidade: festa clássica com o tradicional peru e lojistas rindo à toa com o maior pico de vendas do ano.
Em oposição à toda exuberância que envolve a comemoração, um serviço caseiro – e inacreditável – chama a atenção. Trata-se do “Butterball Turkey Talk-Line”, uma linha telefônica gratuita que tira dúvidas e dá orientações sobre a preparação do peru.
Essa espécie de “Peru Hot Line” existe há 29 anos e funciona 24 horas entre os meses de novembro e dezembro. O serviço atende clientes dos Estados Unidos e do Canadá e conta com assistência bilingue (inglês e espanhol).
O site diz que apenas no primeiro ano de funcionamento seis economistas domésticos atenderam sozinhos mais de 11 mil ligações.
Hoje a companhia emprega mais de 50 profissionais treinados – entre economistas domésticos e nutricionistas – que respondem a mais de 100 mil perguntas a cada temporada.
As dúvidas não se limitam apenas ao modo de preparo, se estendem também ao comportamento durante o jantar de Ação de Graças e a outras perguntas bem absurdas.
Mary Clingman, diretora do serviço, contou à reportagem do “AOL News” que duas questões são as mais recorrentes: como descongelar o peru e como saber se a carne está no ponto.
Mas são as situações inimagináveis que ela já passou nessas quase três décadas que mais nos interessam.
Certa vez permaneceu na linha enquanto seu interlocutor percorria os corredores de um supermercado à procura de cada um dos ingredientes para a preparação do prato. Clingman explicou que ele queria ter certeza de que estava comprando tudo o que precisava.
Outro atendimento curioso foi a um homem que estava emocionado e exausto porque acabara de se tornar pai. Nervoso, ele disse que havia deixado o peru descongelado por muitas horas. Como eles demoraram muito na maternidade, gostaria de saber se ainda era possível aproveitá-lo. Clingman perguntou: “Quanto pesa?”. E ele: “O peru ou o bebê?”.
Dentre outras ligações absurdas que Clingman destaca está a de uma mulher que queria saber se havia algum problema em colocar o peru para assar dentro da cama do gato.
Outra, do Colorado, teve a brilhante ideia de enterrar o peru na neve até que pudesse assá-lo. “Havia nevado forte na noite anterior e quando ela saiu de manhã não conseguia encontrá-lo. Ela não tinha a menor ideia de onde estava. Ela havia perdido o peru!”.
Marge Klindera – que há 28 anos atende ligações na “Butterball Turkey Talk-Line” – também coleciona histórias inacreditáveis. “Um homem ligou para cá estressado porque havia comprado um peru maior do que seu forno. Enquanto falávamos, ele decidiu enrolar o peru numa toalha e levá-lo para fora de casa. Ele pisoteou a ave quebrando alguns ossos. Após conseguir encaixá-la no forno, ficou todo orgulhoso”.
Genial essa ideia de culinária passo-a-passo por telefone. Já imaginaram um “Bacalhau Hot Line” funcionando em nossa Semana Santa? Ou um “Pinhão Hot Line” nas festas de São João? Será que daria certo? Estou à procura de sócios.

Confiram o site AQUI

Anúncios

1 Comentário »

  1. Minha tia Cleide precisava ter acesso a essa linha.
    Ela via na TV o anuncio do peru que ja vinha temperado, era só esperar o sinal e ele estava assado, colocou para assar de jeito que comprou ate com o saquinho plastico dentro na hora que os convidados chegaram…

    Comentário por picida ribeiro — 2010/11/19 @ 10:20


RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: