O Mundo Gira, A Lusitana Roda…

2010/11/17

CORTA!

Filed under: Cri-crítica — trezende @ 08:40

Depois que o cinema nacional descobriu o mercado de filmes para adolescentes, é uma estreia atrás da outra – e elas nem coincidem mais com as férias escolares.
“As Melhores Coisas do Mundo” e “Antes que o Mundo Acabe” são dois exemplares recentes e competentes desta nova safra, mas “Muita Calma Nessa Hora” é quase o fim do mundo.
Se a ideia do filme era não se levar a sério e não passar de uma grande brincadeira entre amigos, é um projeto honesto. Mas se pretende algo além de uma “Sessão da Tarde” chuvosa, é muita pretensão.
O pôster do filme diz: “Os maiores craques do humor nacional reunidos num filme imperdível”. Se havia espaço para alguma honestidade, ela vai para o ralo com essa frase.
Entre “craques” e outros nem tanto, estão Heloísa Périssé, Lúcio Mauro, Sérgio Mallandro, Maria Clara Gueiros, Marcelo Adnet, Marcos Mion, Ellen Roche, Marcelo Tas, Leandro Hassum, Louise Cardoso, Lúcio Mauro Filho, Nelson Freitas, Luís Miranda e o grupo Hermes e Renato.
Ah, claro, as protagonistas Gianne Albertoni, Fernanda Souza, Andréia Horta e Débora Lamm. Balaio de gato perde.
Escrito por Bruno Mazzeo, João Avelino e Rosana Ferrão, “Muita Calma Nessa Hora” é um mini “Zorra Total”, cujas cenas não deixam nada a dever ao humorístico da TV Globo. É o estereótipo, do estereótipo do estereótipo.
Há o paulistano-mauricinho (Adnet), a bicho-grilo (Lamm), a gostosa (Albertoni), o micareteiro (Mauro Filho) e a bichinha afetada e boa-praça (Miranda).
Longe de toda a falta de criatividade na construção das personagens, poucos saem ilesos. Com exceção de Lúcio Mauro, a única que consegue alguma sutileza e uma atuação que diz apenas com o olhar é Maria Clara Gueiros, que vive uma empregada evangélica.
Sem defender o politicamente correto, o falso moralismo ou começar um papo-aranha, vai ser muito difícil combater o tráfico de drogas no Brasil enquanto nossos ídolos continuarem a fazer apologia tão descarada à maconha – principalmente num filme para adolescentes.
Bruno Mazzeo já foi bem melhor. Corta!

Anúncios

3 Comentários »

  1. Bom saber disso tudo…
    Por ter Bruno Mazzeo na parada, esperava coisinha melhor.

    Comentário por picida ribeiro — 2010/11/17 @ 11:19

  2. Acho que nem vou ver… Gosto do Adnet, do Bruno Mazeo e do ex-Hermes & Renato.
    Prefiro manter a boa imagem que tenho deles.

    Comentário por Ricardo Rezende — 2010/11/17 @ 22:47

  3. Oe!
    Como diria o Millôr, “tomara que haja vida inteligente em outros planetas, porque neste eu não vejo o menor sinal…” (ou algo assim).
    Abç!!!
    Adh

    Comentário por Adh2bs — 2010/11/18 @ 14:40


RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: