O Mundo Gira, A Lusitana Roda…

2010/11/10

EDUCASSÃO SOBRE ÇUSPEITA

Filed under: Absurdos nossos de cada dia — trezende @ 10:22

Seria bom as universidades federais adotarem um novo método para avaliarem universitários capazes de se juntarem aos seus quadros.
Na teoria, o Enem é uma ótima tentativa de tornar mais democrático o acesso às universidades federais, mas a cada ano que passa, se revela um evento patético. Trata-se de uma avaliação que não tem condições de avaliar. Só no Brasil mesmo.
Que segurança podem ter alunos e instituições a respeito da nota do exame? No ano passado a prova foi cancelada poucos dias antes de sua realização por causa do roubo de cadernos de prova e do vazamento do conteúdo.
Este ano a lista dos problemas é imensa: exemplares com folhas repetidas ou incorretas, erro no cabeçalho da folha de respostas, questões com perguntas incorretas ou mal-formuladas, uso de celular durante a prova, liberação de lápis e relógio em algumas salas e até vazamento do tema da redação.
A pior foi a reclamação de um estudante de Araxá (MG) publicada hoje pela “Folha de S. Paulo: “Sou cego e, na inscrição, pedi prova em braille. No dia do exame, tive de fazê-la somente com as ledoras. Além disso, a prova que me foi dada no domingo não batia com a prova do ledor”.
Derrubar cego é muita sacanagem.
Apesar da sucessão de trapalhadas, quem pode pagar a conta é um repórter do “Jornal do Commercio”. Após o início da prova, ele foi ao banheiro e, através do celular, mandou para o jornal o tema da redação.
Obviamente o problema não está nessa divulgação feita pelo jornalista, mas sim num vazamento anterior. Uma hora antes da prova, alunos do Estado de Pernambuco já sabiam que o tema da redação seria algo na linha “trabalho e escravidão”.
O ministro da Educação, Fernando Haddad, declarou que não há necessidade de se aplicar uma nova avaliação.
Mas o mais justo seria sim a realização de mais um exame com um novo critério: todos deveriam refazê-lo, mas apenas a maior nota seria computada. Bom para ambas as partes.
Enquanto isso, Lula tem a cara-de-pau de dizer que o Enem foi “extraordinariamente bem-sucedido”. Claro. Um senhor que não sabe sequer conjugar um verbo deve achar que todo o desconforto a que os estudantes são submetidos é “pombagirice”. (In) felizmente Lula não tem noção do que é atravessar o ano estudando, sentindo cólicas, dormindo mal e passando nervoso. Nota zero para ele.

Anúncios

8 Comentários »

  1. Perfeito Tatiana!

    Comentário por picida ribeiro — 2010/11/10 @ 10:41

  2. Concordo com você em partes, se seguimos a risca as criticas a um exame tão grandioso, teriamos que chegar a perfeição, o que é difícil num país como o Brasil, pro outro lado existem também interesses escuso nesse meio, o que sempre faz acontecer polêmicas e tentam de todas as formas desacreditar um mecanismo muito bom na minha opinião. mas essa sugestão sua de outra prova valendo a de melhor nota é muito boa e eu aprovo.

    Comentário por luiz neto — 2010/11/10 @ 10:44

  3. O título gerou uma ÇUSPEITA bem recente de um canditato a deputado.

    Comentário por Juventino — 2010/11/10 @ 13:00

  4. Lula delira de forma limítrofe a uma patologia.

    Haddad (que chama cabeçalho de cabeçário!) e seus ineptos comprovam, a cada Enem e a cada Lobato, que são todos cretinos fundamentais a serviço da ignorância no poder.

    De forma que é isso.

    Beijocas!

    Comentário por Selma Barcellos — 2010/11/10 @ 13:02

  5. Tati, concordo com vc em todos os aspectos, inclusive por que o Brasil adora fazer “testes” com novidade no Brasil, porém com este tipo de novidade não se brinca!

    Quanto ao Lula, eu gargalhei quando o ouvi dizer esta incrível frase…ele é uma piada, e realmente o mínimo que ele poderia ter é respeito por quem estuda!!! E viva o voto sábio do povo brasileiro….cada nação tem o que merece mesmo!!!

    Beijo

    Comentário por Dani Vantini — 2010/11/10 @ 13:25

  6. OiZ, alô!
    Não bastasse isso, a distribuição dos alunos p/ fazer o exame longe de seus domicílios… A idéia é boa, mas precisa ser aperfeiçoada e deixar de ser usada politicamente.
    Bjão,
    Adh

    Comentário por Adh2bs — 2010/11/10 @ 13:35

  7. Comentário lamentável do presidente acerca de uma empreitada tão atrapalhada como o ENEM deste ano. O mínimo reparo seria a aplicação de novo exame, em data oportuna, considerando a melhor nota – como foi proposto.
    Devemos considerar, todavia, a intenção: democratizar o acesso ao ensino superior é muito mais do que louvável – é indispensável para o desenvolvimento sadio de um país que se pretende democrático! O significativo aumento no número e no valor das bolsas de estudos, aliado à expansão das vagas nas universidades públicas, também são acertos da administração que se encerra e tais políticas devem ser intensificadas.
    Aos estudantes prejudicados pela malfadada aplicação do exame, meu sincero respeito e votos de sucesso!

    Comentário por Eduardo Magera — 2010/11/10 @ 18:05

  8. Num país onde os indicadores de qualidade estão cada vez mais degradados, o Lula pode até ter razão ao considerar o Enem um sucesso. Ele também disse que a Dilma era a mais preparada para assumir a presidência…

    Comentário por Ricardo Rezende — 2010/11/11 @ 22:20


RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: