O Mundo Gira, A Lusitana Roda…

2010/10/27

CADA UM TEM O PAULO COELHO QUE MERECE

Filed under: Folheando — trezende @ 09:57

Uma autobiografia escrita por um suricata que tem um forte sotaque russo, encaixa a palavra “simples” em todas as frases e se veste com pompa é a sensação literária do ano na Inglaterra.   
O suricata é o Timão, que forma a dupla “Timão e Pumba” em “O Rei Leão”, mas o da vez atende pelo nome de Aleksandr Orlov e é na verdade uma criação publicitária. Ele é o garoto-propaganda de um site de comparação de preços de seguros automotivos que lucrou milhões este ano – é o quarto site mais visitado da Inglaterra.
A “autobiografia” “A Simples Life, My Life and Times” (assim mesmo, com o título escrito de forma incorreta) ainda não tem tradução no Brasil. Até porque nem foi lançada na Inglaterra.
Quando seu lançamento foi anunciado, há cerca de um mês, o livro chegou à lista dos top 100 na pré-venda no site da “Amazon” (atualmente está em 92º lugar).
Especialistas do mercado editorial apostam que a autobiografia de Aleksandr venderá muito mais do que os livros de Nelson Mandela, Keith Richards e Tony Blair neste Natal.
Dave Trott, o diretor criativo da agência publicitária responsável pelo sucesso do suricata, diz que Aleksandr é um raro tipo de personagem capaz de vender um produto sem sequer mencionar seu nome.
Aleksandr é um fenômeno: a “Harrods” – uma das principais lojas de departamento inglesas – vende diversos bonequinhos da personagem e os pet shops vivem sendo bombardeados com pedidos de suricatas.
Aleksandr tem 750 mil fãs no Facebook, 40 mil seguidores no Twitter e seu aplicativo para iPhone já foi baixado por mais de 700 mil pessoas.
Na ficção, Aleksandr Orlov é descendente de uma família russa tradicional e fundador do site “Comparethemeerkat.com”. Seus familiares passaram por várias dificuldades até ele se tornar bilionário na década de 70. Atualmente vive numa mansão no sul de Londres e não é casado – apesar das inúmeras propostas que recebe.
Ainda é um mistério qual o perfil do público que está disposto a pagar cerca de R$ 27 pela autobiografia. Mas já pensaram se o bonequinho das Casas Bahia resolvesse lançar suas memórias? Se aquele misterioso personagem da Aveia Quaker decidisse revelar por que tem aquele semblante irônico?
Diante do sucesso de um suricata-escritor fica mais simples entender por que Paulo Coelho vende tanto livro mundo afora.

Anúncios

3 Comentários »

  1. Olha, eu pagaria mais de R$ 27 pela autobiografia da Gina do paliteiro.

    Comentário por Ricardo Rezende — 2010/10/27 @ 23:33

  2. Eu adoro esse Ricardo rsrsr!!!

    Comentário por picida ribeiro — 2010/10/28 @ 09:44

  3. Já deu entrevista pra revista “Caras”?

    Bj,

    Adh

    Comentário por Adh2bs — 2010/10/29 @ 12:33


RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: