O Mundo Gira, A Lusitana Roda…

2010/10/14

VIVA!

Filed under: A real do mundo real — trezende @ 10:58

Hoje é dia de nos refazermos do momento histórico que presenciamos ontem: o resgate excepcional dos mineiros chilenos. A cada subida da cápsula uma emoção diferente. Como bem disse José Simão, foi a chegada do Homem à Lua às avessas.
Mas o que mais nos deixou boquiabertos, além do sucesso na operação, foram as condições físicas dos trabalhadores. Eles vieram à tona como se tivessem saído havia pouco para comprar cigarro na padaria.
Além do que sofre de pneumonia, apenas dois deles apresentaram problemas: estão com cáries que têm quase a profundidade do buraco em que estavam. Ambos passarão por uma cirurgia em que será necesssária anestesia geral.
É muito provável, no entanto, que estas panelas dentária estivessem se formando na boca desses trabalhadores desde a era Mesozoica. Afinal, pelo conhecimento que temos do “Menu Caverna” que lhes era servido, não constava rapadura.
Enfim, quem esperava encontrar mineiros estropiados se surpreendeu com homens cheirosos e limpinhos. Pobres, porém limpinhos. Ou melhor, ex-pobres.
Além do convite para férias gratuitas nas brancas areias gregas e de mais 10 mil dólares oferecidos a cada um por um milionário grego, a vida desses trabalhadores será de sombra e água fresca.
À exceção do que vai ser recebido em casa por um pau de macarrão pela esposa, todos estão prontos para passarem instantaneamente da dor à delícia.
A agenda está cheia: férias na Grécia – curtindo um som com os iPods mandados por Steve Jobs – partidas de futebol em Madri e diversas propostas de trabalho em… minas.
Sobrou até para as esposas, que ganharam um Dia de Princesa e lingeries novas para ciceronearem os maridos.
Nem isso, no entanto, evitou o surgimento de piadas. Já dizem por aí que o pior do acidente foi a saída: “Se eu fosse mineiro queria continuar soterrado. Era melhor ter ficado nas profundezas do que encontrar um trubufu me esperando lá em cima”.
Sem falar nas inúmeras propostas de participação em programas de TV e comerciais. Sempre lembrando que um deles vai terminar em programas no estilo Márcia Goldschmidt para resolver – diante da plateia raivosa – suas questões maritais.
Qualquer um dos 33 está credenciado para estrelar propagandas dos óculos escuros Oakley, mas as ofertas para campanhas publicitárias variam de cerveja a pílulas para melhorar o desempenho sexual.
Diante de tantas propostas indecentes, uma delas merece destaque. O único boliviano dentre os chilenos recebeu um quase pedido de casamento de Evo Morales: casa, comida e roupa lavada. Mas o boliviano agradeceu e disse que estava muito bem no Chile.
Se alguém ainda tinha dúvidas sobre a lucidez dos mineiros essa é a prova definitiva.
Parabéns, Chile!

Anúncios

5 Comentários »

  1. Isto é apenas um sonho,mas quando acordarem como será realmente o dia a dia de cada um.
    Parabéns Chile,excelente trabalho de resgate.

    Comentário por Juventino — 2010/10/14 @ 15:49

  2. Delícia de post!!!

    Tem meu inteiro apoio o pau de macarrão na moleira daquela amante. Brincadeira: coração é mina onde ninguém mete a cápsula.

    Só ficou faltando uma última viagem da Fênix para baixo e voltando vazia…

    Beijocas!

    Comentário por Selma Barcellos — 2010/10/14 @ 16:07

  3. Além de ver os mineiros em ótima forma, essa operação resgate rendeu várias piadinhas interessantes no Twitter.
    Quem gosta de besteirol inteligente (apesar do paradoxo), vejam as manchetes do Sensacionalista:
    http://www.sensacionalista.com.br/wordpress/

    Comentário por Ricardo Rezende — 2010/10/14 @ 16:19

  4. O que eu mais gostei nessa história toda foi a eficiência dos chilenos. A previsão era que o resgate ocorreria perto do Natal, mas aconteceu mais de dois meses antes, com toda segurança e cuidado! Reforço o coro: Parabéns ao Chile!

    Comentário por Vaninha — 2010/10/15 @ 09:25

  5. Sigo os companheiros acima, Parabéns ao Chile, e aos mineiros, que apesar do sufoco não tiveram “chilique”… (ops, desculpe!).
    Lá em casa a piada foi a seguinte: ainda bem que o papai não tava na mina, ia entalar no tubo de resgate! Pode uma coisa dessas?
    Bjão,
    Adh

    Comentário por Adh2bs — 2010/10/15 @ 19:26


RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: