O Mundo Gira, A Lusitana Roda…

2010/10/01

YABA DABA DOO!

Filed under: Cultura inútil — trezende @ 10:24

Quem acessou o Google em algum momento do dia de ontem deve ter notado a ilustração dos Flintstones na página principal.
Como geralmente faz em algumas datas comemorativas e ocasiões especiais, o site de buscas criou um logo – ou um “Doodle” – para celebrar o aniversário de 50 anos de um dos desenhos animados mais criativos de todos os tempos.
Na ilustração apareciam Fred, Barney, Wilma, Betty, Bam-Bam, Pedrita e seus respectivos animais de estimação: Dino e Hoppy.
Ontem também o jornal “Telegraph” publicou uma matéria sobre “15 coisas que você não sabia sobre os Flintstones”.
Confiram:

1) Originalmente o desenho tinha como alvo o público adulto. Tanto, que as duas primeiras temporadas contaram com o patrocínio da marca de cigarros “Winston”. Apenas na terceira temporada começou a se dirigir às crianças e, com isso, ganhou um novo patrocinador: a “Welch’s”, fabricante de suco de uva e jujuba.

2) O tema original da série, “Meet the Flintstones”, também surgiu na terceira temporada. Nos dois primeiros anos o tema era “Rise and Shine”.

3) Fred e Wilma foram o primeiro casal dos desenhos animados a aparecerem na cama no horário nobre da TV quando o programa foi exibido pela primeira vez pela rede ABC (entre 1960 e 1966).

4) Fred e Barney protagonizaram a campanha publicitária da marca de cigarros “Winston” – algo impensável para as personagens infantis de hoje.

5) Alguns críticos consideram o desenho uma paródia da Idade da Pedra de uma sitcom americana chamada “The Honeymooners”. O programa mostrava a vida de dois casais recém-casados que moravam em Nova York. William Hanna, um dos criadores dos Flintstones, chegou a confirmar os rumores, mas o outro, Joseph Barbera, manteve o mistério.

6) William Hanna também produziu desenhos como o de Tom e Jerry, Scooby Doo e Yo Yogi.

7) “Os Flintstones” conseguiram o cobiçado título de desenho animado que mais tempo foi exibido na TV em horário nobre. Só passariam a faixa muito mais tarde para “Os Simpsons”.

8) Em 1959 um piloto do desenho chamado “The Flagstones” não chegou a ir ao ar. Outro nome – “The Gladstones” – também foi discutido antes de finalmente se decidirem por “The Flintstones”.

9) O desenho se passa em Bedrock, mas nos episódios iniciais o nome da cidade era Rockville.

10) Os móveis dos Flintstones eram diferentes de um episódio para o outro.

11) A cor do Dino variou durante as temporadas, mas a cor principal era o roxo.

12) Em suas primeiras exibições, os Flintstones eram em preto-e-branco.

13) O desenho também criou vários times da liga esportiva, como “The Bedrock Giants”, “Bedrock Dodgers” e “Green Bay Pachyderms”.

14) Algumas “celebridades” do showbiz moravam nos arredores de Bedrock–Hollyrock, como Cary Granite, Alvin Brickrock e Stony Curti. A banda favorita de Fred e Barney era “Mick Jadestone and the Rolling Boulders”

15) Há vários parques temáticos dos Flintstones nos Estados Unidos, como o “Flintstones Bedrock City”, na Dakota do Sul, e o “Flintstones Bedrock Town”, no Arizona.

Anúncios

5 Comentários »

  1. Minha querida amiga Tati, êpa! isso é pura cultura útil, foi a minha série predileta lá nos anos sessenta. Bons tempos aqueles!

    forte abraço

    C@urosa

    Comentário por caurosa — 2010/10/01 @ 10:55

  2. Depois deste post minha vida adquiriu um outro sentido !

    Comentário por Fernando — 2010/10/01 @ 19:38

  3. Por falar em Flintstones, gostei da versão do B-52’s para a música “Meet The Flintstones”. Bem mais legal que o filme.

    Comentário por Ricardo Rezende — 2010/10/01 @ 20:53

  4. Gostei muito, de verdade, de saber tudo isso

    Comentário por picida ribeiro — 2010/10/01 @ 22:33

  5. Achei que a crônica seria uma ironia com o processo eleitoral… Já pensou o Lula no papel de Fred gritando: “Dilmaaaaaaaa!”.
    Enfim, deixa pra lá… :-)
    Adh

    Comentário por Adh2bs — 2010/10/03 @ 19:49


RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: