O Mundo Gira, A Lusitana Roda…

2010/09/24

CAÇA ÀS BRUXAS

Filed under: Absurdos nossos de cada dia — trezende @ 09:53

São cada vez mais preocupantes as críticas de Lula à imprensa.
Enquanto na Venezuela até a arepa é administrada pelo governo e na Argentina tenta-se controlar a imprensa simplesmente sumindo-se com o papel-jornal, no Brasil vivemos tal Regina Duarte tempos atrás.
No mesmo dia em que cerca de 300 militantes se reuniram para um “ato contra a imprensa golpista” na sede do Sindicato dos Jornalistas de São Paulo (!), Lula voltou a bater nos jornalistas nesta quinta-feira em entrevista ao portal Terra.
Além de fazer com que fiquemos de antenas em pé no quesito liberdade de expressão, Lula deu declarações que devem ser lidas com um nariz de palhaço.
Abaixo, os trechos mais inacreditáveis da conversa com o Terra seguidos de breves comentários:

“Na campanha passada, os caras diziam porque o avião do Lula… porque o Aerolula… (Estavam) disseminando umas bobagens… vai despolitizando a sociedade”
Resposta: Se tem alguém aqui com pretensões de despolitizar a sociedade é o senhor, presidente. Já ouviu falar em “pão e circo”?

“Eu quero até que vocês coloquem em negrito isso aqui: eu duvido que exista um país na face da Terra com mais liberdade de comunicação do que neste país, da parte do governo”.
R: Claro, claro. Interessante falar em liberdade de imprensa. Mas só quando ela defende o governo, não é mesmo? Para louvar seus feitos o senhor já tem a TV Brasil.

“A imprensa brasileira deveria assumir categoricamente que ela tem um candidato e tem um partido. Seria mais simples, seria mais fácil. O que não dá é para as pessoas ficarem vendendo uma neutralidade disfarçada”.
R: Melhor não, presidente. O resultado pode não agradá-lo. Os milhões que votam no senhor não são jornalistas.

“Só existe uma possibilidade no meu governo de alguém não ser investigado. É não cometer erro. Se cometer erro, tem de ser investigado”.
R: Investigado ou afastado? Sempre que estamos diante de acusações – geralmente com provas – fulano é afastado. Erenice está aí para não me deixar mentir. Cite-me, presidente, as investigações feitas até o momento. E as condenações?

“Todo o mundo deveria agradecer a Deus o Brasil ser do jeito que ele é, o Brasil ter o governo que ele tem e ter o povo que tem. Eu lembro que o João Roberto Marinho, quando voltou da eleição do México passada, numa conversa que teve comigo falou: ‘Ô presidente, eu estava no México e foi de lá que eu aprendi a valorizar a democracia no Brasil. Porque, aqui no Brasil, todo mundo acata o resultado. Lá no México, eu vi um milhão de pessoas na rua contra o resultado eleitoral’”.
R: Que triste. Nossa sociedade é desmobilizada (ou enfeitiçada). E isso não é algo para se gabar, presidente.

“Deixa eu lhe falar… o Tiririca é um cidadão que representa uma parcela da sociedade brasileira. (…) Ele pode surpreender, sabe… Eu acho legal o Romário estar entrando na política, acho legal o Bebeto estar entrando na política, o Marcelinho (…) Todo mundo tem que se apresentar e o Congresso estará melhor representado”.
R: Então tá. E o gambá é que se vire.

Ajudado ou atrapalhado pela imprensa, a versão 7.0 do “Pai dos pobres” elegerá a “Mãe do Pac” no primeiro turno em 3 de outubro.
Sei lá, mas às vezes preferiria que o Brasil fosse órfão.

Anúncios

9 Comentários »

  1. Pois é minha querida sensível e crítica amiga Tati, e nós vamos ter que aturar esse grupo maléfico por mais alguns anos ou décadas! Lamentável!!

    forte abraço

    C@urosa

    Comentário por caurosa — 2010/09/24 @ 10:01

  2. Prezada Tati.
    Se formos falar de isenção – e nossa grande imprensa no geral NÃO É imparcial – vc poderia substituir no seu texto a palavra Lula por Serra, por exemplo, e no que se refere ao governo federal colocar estadual. Por que não se tece as mesmas críticas ao ex-governador, que manda demitir jornalistas quando questionado por eles, que passou 4 anos abafando (a peso de ouro) CPI’s sobre assuntos do governo do estado de SP na assembéia legislativa daqui? Acho que é essa falta de isonomia que motiva as queixas do Lula. Em outros países, os jornais e revistas assumem publicamente sua preferência, fica claro ao leitor a opção do órgão de imprensa. No Brasil, só vi a revista Carta Capital fazer isto.
    Abração,
    Adh

    Comentário por Adh2bs — 2010/09/24 @ 10:23

  3. A imprensa pode criticar, mas não quer ser criticada.

    Qualquer crítica já é logo vista como uma ameaça à liberdade de expressão.

    A imprensa brasileira estava meio “má acostumada”. Como se diz no popular: “tava se achando”

    Acho muito normal a imprensa criticar o governo, como normal também é o governo criticar a imprensa.

    Me parece que isso é democracia, não ??

    Comentário por Fernando — 2010/09/24 @ 10:42

  4. Caros Adh2bs e Fernando,
    claro que a crítica é sempre bem-vinda numa democracia. O que nos apavora neste caso é o que virá depois da crítica…
    Abraços,
    Tati.

    Comentário por trezende — 2010/09/24 @ 10:50

  5. O primeiro passo para o autoritarismo é o controle dos meios de comunicação, em especial a imprensa (falada e escrita). Tati, me preocupo com essa questão da liberadade de expressão há algum tempo. Blogs como o “Prosa e Política” e do Carlos Vereza sofreram censura. E concordo com você, não acho que as palavras do Presidente sejam simples críticas – mais do que isso, vejo-as como aviso. Ninguém se lembra mais de um Projeto de Lei que visava “regular” a imprensa? E ninguém se lembra que Lula é o melhor amigo do Hugo Chavez e do Ahmadinejad? Realmente, minha cara, temos aí expostos todos os elementos para ficarmos, de fato, apavorados. Beijos.

    Comentário por Vaninha — 2010/09/24 @ 12:19

  6. “…melhor amigo do Hugo Chavez e do Ahmadinejad”…a prosa até que tava indo bem, mas vamos lá !
    Tati, evidentemente que devemos ter sempre como preocupação “o que virá depois”, mas você também não concorda que é justo nos reportarmos ao que já foi? Me refiro aos 08 anos do governo Lula. Justiça seja feita, não houve nesse tempo nenhuma ação do governo com relação a imprensa que pudesse colocar em risco a liberdade de expressão. Se com mandato e poder não fez, acho pouco provável que fará…Abraços e obrigado pelo espaço democrático de discussão.

    Comentário por Fernando — 2010/09/24 @ 13:05

  7. Lula, Dirceu e asseclas querem acabar com a “liberdade de expressão” que lhes seja desfavorável. É esse o problema.

    Dirceu foi claro na lavagem cerebral com os sindicalistas petroleiros: “Precisamos acabar com esse abuso do poder de informar.” Como assim,cara pálida?

    Desejam apenas elogios (e a imprensa os faz quando verdade: o que mais se ouve no JN, por exemplo, são constatações das melhoras na economia, da ascensão de tantos, da queda no desemprego…). Aplausos.

    Agora, achar que quaisquer meios justificam os fins e querer que a imprensa não divulgue mentiras, falcatruas, malfeitos, erenices (QUE SEMPRE EXISTIRAM, MAS NUNCA COMO AGORA) e esse escárnio do presidente para com as leis… aí já é demais.

    Beijocas!

    Comentário por Selma Barcellos — 2010/09/24 @ 19:33

  8. Quanta virulência!
    Concordo com Adh2bs e Fernando: setores da mídia estão reagindo mal às críticas – o que é muito natural, se partirmos do princípio de que o ser humano e as corporações preferem os elogios.
    Além disso, se fosse para rasgar a Constituição, Lula e PT já teriam forçado o tal famigerado “terceiro mandato”, como o Fernando Henrique Cardoso fez no episódio da reeleição – um verdadeiro “golpe branco”…

    Comentário por Eduardo Magera — 2010/09/24 @ 21:58

  9. Criticas sao sempre bem vindas, o intoleravel eh proibir a publicacao das ideias. Concordo que os meios de comunicacao deviam assumir sua preferencia e consome a informacao quem simpatizar. Aqui fora isso funciona muito bem com jornais, revistas, talk shows…bom, as vezes exageram um pouco….mas eh respeitado. Se alguem achar que o fulano eh um idiota, incluindo os politicos, lah estara ele publicamente sendo criticado como um idiota….contanto que nao se divulgue uma mentira, os meios de comunicacao deitam e rolam. E o povo aqui eh manipulado com tudo isso?? Os politicos ficam choramingando que nem no Brasil??….bom, isso eh papo para um outro post.

    Comentário por Angelica — 2010/09/26 @ 13:50


RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: