O Mundo Gira, A Lusitana Roda…

2010/08/28

HOUSTON, WE HAVE A SONG

Filed under: Mentes brilhantes — trezende @ 09:41

Escolher uma pessoa para mandar para o espaço não é uma tarefa difícil. Além das que assombram nosso dia-a-dia, há as que aparecem no horário político. Enfim, a lista é infindável. Mas e se fosse para selecionar uma música para dar um bom dia aos astronautas de uma missão espacial?
Este é o propósito do “Wakeup Song Contest”, concurso promovido pela Nasa para acordar a tripulação da STS-133, programada para ser lançada em 1º de novembro deste ano.
No site da Nasa, o release distribuído à imprensa na semana passada diz: “Se você gosta de música, de programa especial e é um pouco nostálgico, a Nasa tem a oportunidade perfeita para você. Pela primeira vez o público pode ajudar a escolher as canções que acordarão os astronautas nas próximas duas viagens espaciais”.
A relação disponível no site conta com 40 músicas e é bem variada – feita para agradar ao astronauta mais rock and roll ao mais careta:
“Beautiful Day”, do U2, usada numa missão em 2006; “Enter Sandman”, do Metallica, utilizada numa viagem em 2008; “Fly Away”, do Lenny Kravitz (2008); “Over The Rainbow”, com Israel Kamakawiwo’ole (2008); “Fly Me to The Moon”, de Frank Sinatra (2009); “Get Ready”, do Temptations (1998); “Here Comes the Sun”, dos Beatles (2006); “Imagine”, de John Lennon (2003); “Moon River”, com Audrey Hepburn (2006); “On The Road Again”, de William Nelson (2010); “Should I Stay or Should I Go?”, do The Clash (2001); “Start Me Up”, dos Rolling Stones (2010) e “What a Wonderful World”, de Louis Armstrong (2005).
As duas mais votadas irão para o espaço.
A tradição de despertar os astronautas existe desde as missões Apollo, mas até então as canções que acordavam os tripulantes eram selecionadas por suas famílias e amigos.
Em 2005 os astronautas Bill McArthur e Valery Tokarev foram premiados: acordaram num domingão ao som de “Good Day Sunshine” e “English Tea” – ambas tocadas ao vivo por Paul McCartney de um link ao vivo a partir da Califórnia.
Além de ajudar a escolher um tema de bom dia, o público pode participar de outra forma: mandando composições próprias para despertar os tripulantes de uma segunda missão, a STS-134 – programada para ser lançada em 26 de fevereiro do ano que vem.
As duas mais votadas irão para o espaço.
Quem não conhece nenhuma das 40 músicas do concurso ou não é compositor, tem uma terceira opção (a mais legal, inclusive): participar do “Face in Space”. Basta enviar suas fotos de rosto. Algumas delas ficarão em órbita por alguns segundos.
O “Face in Space”, no entanto, requer uma seleção rigorosa. Afinal, se o participante for muito feio pode deixar o recém-acordado astronauta assustado o resto do dia.

Vote AQUI

Sugira uma música de sua autoria AQUI

Veja como mandar sua foto AQUI

Anúncios

4 Comentários »

  1. Minha brilhante amiga Tati, espero que não escolham um “funk” ou um pagode “melacueca”, esse sabe fazer mídia com tudo.

    forte abraço

    C@urosa

    Comentário por caurosa — 2010/08/28 @ 10:12

  2. Escolhi “Rocket Man” (Elton John), mas se eu fosse astronauta gostaria de acordar com a primeira parte de “Space Oddity” do David Bowie, quando a nave é lançada e tudo dá certo.
    O problema é que na segunda parte da música o astronauta Major Tom perde comunicação com a Terra e fica flutuando para sempre no espaço, dentro de sua cápsula. “Planet Earth is but, and there’s nothing I can do”… Uma das minhas preferidas do gênio Bowie!

    Comentário por Ricardo Rezende — 2010/08/28 @ 15:41

  3. Qualquer música da banda Calipsuuuuuuuuuuu. Pior que essa banda, só fazer o número 2 naquelas privadas de astronautas.

    Comentário por Wesley — 2010/08/29 @ 00:13

  4. Só para acrescentar que o Brasil-il-il teve uma banda representante em acordar…não os astronautas….mas sim sondas robóticas em Marte!!
    Foi com a banda capixaba chamada CASACA com a música “Da Da Da” em 2004… a banda é de um gênero ímpar conhecido como congo-rock ou congo-reggae!

    Comentário por Imvviper — 2010/08/31 @ 16:22


RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: