O Mundo Gira, A Lusitana Roda…

2010/08/23

O LATICÍNIO LATENTE

Filed under: Mentes brilhantes — trezende @ 09:54

Depois dos hotéis exuberantes e de suas piscinas maravilhosas, Dubai está muito próxima de se tornar a meca de mais uma novidade: a de laticínios de leite de camelo.
Segundo uma matéria publicada pela agência de notícias “The Associated Press”, os reguladores de saúde da União Européia declararam que os Emirados Árabes serão os primeiros exportadores de leite de camelo entre as 27 nações do bloco.
Se a inspeção dos agentes for bem-sucedida, os produtos chegam às prateleiras européias no próximo ano – e possivelmente nas da Ásia e da América.
O produto atende pelo nome de “Camelicious” e é fabricado em Dubai.
“Nós sabemos que ele não é o que pode ser chamado de produto ‘mainstream’”, diz David Wernery, consultor da marca. “Portanto, pensamos em direcioná-lo para lojas de produtos saudáveis e mercados alternativos. Esses são os nichos iniciais”.
O leite de camelo tem três vezes mais vitamina C do que o de vaca e é considerado uma alternativa para quem é intolerante à lactose. Os pesquisadores chegaram a estudar diversas funções do leite no nosso organismo, entre elas, exterminar bactérias, tumores, diabetes, além de ter um uso tradicional no combate às doenças do fígado da Ásia central ao norte da África.
O pai de Wernery – um veterinário que lida com camelos desde a década de 70, na Somália –, deu a dica do laticínio ao sheik Mohammed dez anos atrás. “Eu disse a ele: você faz corridas de camelos. Por que não os ordenha?”.
O sheik não lhe deu uma resposta imediata, então Wernery foi adiante com seu plano e montou um pequeno laticínio em 2000 com cerca de 12 camelos. Três anos depois o sheik entrou em contato dizendo que estava pronto para o negócio.
A companhia começou as operações em 2006 e, de cara, lançou o personagem “Cam” – um camelo com pose de surfista e óculos escuros azuis.
Além do leite tradicional, já estão disponíveis os sabores chocolate, açafrão, tâmara, morango, além de produtos como o chocolate e o iogurte. A opção “acafrão” soa estranha, mas a informação de que o leite dos camelos do deserto é levemente salgado ameniza o impacto.
Já o rebanho do qual é extraído o leite “Camelicious” se alimenta de cenouras e tâmaras, o que deve suavizar o paladar para os ocidentais.
Segundo Wernery – que a reportagem diz ser uma “enciclopédia camelídea” –, os animais comem de tudo, são inteligentes e muito fáceis de lidar. A sociedade dos camelos segue uma ordem de dignidade e ordem – eles próprios elegem seu líder, um “camelo alfa”. Além disso, não gostam de movimentos bruscos e barulho.
Um camelo médio fornece cerca de 10 litros de leite por dia – os importados da Arábia Saudita e do Sudão produzem mais. Já os do Golfo são criados para corridas, e não para a produção de leite.
Os 700 camelos que integram a “Camelicious”, em Dubai, rendem 5 mil litros por dia. Uma parte é engarrafada para o mercado local e a outra é congelada para a produção de chocolate. Agora, claro, há os planos de alcançar os mercados europeu e americano.

Confiram o site “Camelicious” AQUI

Anúncios

7 Comentários »

  1. Bom dia!
    Já tomou seu “cameleite” hj?
    Abç,
    Adh

    Comentário por Adh2bs — 2010/08/23 @ 10:35

  2. Na verdade, o leite deveria ser de “camelA”, não? o_O

    Comentário por Feliipe Nasca — 2010/08/23 @ 11:09

  3. Caro Feliipe,
    claro, até onde sabemos camelo ainda não tem glândulas mamárias desenvolvidas a este ponto.
    Só uma correção: o correto é camelo-fêmea…

    Comentário por trezende — 2010/08/23 @ 13:38

  4. Leite de camelo até que não é tão exótico.
    Quero ver se os cientistas descobrirem que leite bom mesmo é de baleia ou ornitorrinco… Isso sem falar em leite de morcego, mas neste caso só serve para o Batman, né?

    Comentário por Ricardo Rezende — 2010/08/23 @ 13:40

  5. Ricardo, que delícia de comment!

    Minha camelóloga Tati, até provaria o tradicional para saber que gosto tem… Chique eles se alimentarem de tâmaras, não?

    Beijocas!

    Comentário por Selma Barcellos — 2010/08/23 @ 15:10

  6. Vamos esperar chegar por aqui so pra ver o ciumes da vaca.

    Comentário por Juventino — 2010/08/23 @ 17:30

  7. Nõ suporto leite aaargh

    Comentário por picida ribeiro — 2010/08/24 @ 22:12


RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: