O Mundo Gira, A Lusitana Roda…

2010/08/22

SERVIMOS BEM PARA SERVIR SEMPRE

Filed under: A real do mundo real — trezende @ 09:57

Na semana que passou a rede de cafés Starbucks ficou mal falada em Nova York. O local – que se orgulha de prezar pelo bom atendimento chamando os frequentadores pelo nome – perdeu o rebolado por causa de uma cliente.
Uma professora de inglês foi expulsa de um café em Upper West Side porque, segundo ela, se recusou a usar o vocabulário imposto pelo atendente.
A professora pediu um bagel multigrãos e o atendente solicitou que ela especificasse o recheio – que podia ser cream cheese ou manteiga. Ela respondeu que queria apenas um bagel multigrãos e se negou a dizer a frase “sem manteiga ou cream cheese”. Resultado: o gerente chamou a polícia.
A história é totalmente sem pé nem cabeça, mas a versão narrada pela professora faz mais sentido – principalmente depois de uma matéria publicada pelo site “Woman’s Day” revelando nove curiosidades sobre o Starbucks – cujo nome foi inspirado numa personagem do livro “Moby Dick”.
Algumas são meio inúteis (“há 87 mil combinações de bebidas possíveis” ou “o bolinho de canela tem mais calorias do que um sanduíche do Mc Donald’s”), mas há informações interessantes para nós, consumidores oprimidos.
A rede – que existe desde 1971 e inaugura de duas a três unidades por dia – tem atualmente 16.300 pontos em todo o mundo. A meta é chegar aos 40 mil. E, pelo visto, custe o que custar.
Há uma opção de tamanho de copo escondido no cardápio – o que nos obriga a comprar sempre os maiores. Na verdade, o menor deles está camuflado no menu infantil. Além disso, os horários de funcionamento não são exatamente os que constam nas portas.
Mas o item mais relevante é o que diz respeito ao comportamento dos funcionários. Diz o item 4 da lista publicada pelo “Woman’s Day”: “O sorriso faz parte da etiqueta do trabalho. A bíblia dos funcionários, chamada de ‘O Avental Verde’, fala sobre conexão, descoberta, atenção e sorriso como formas de estabelecer vínculo com o cliente”.
Sei, sei. A professorinha que o diga.

Leiam as nove curiosidades AQUI

Anúncios

2 Comentários »

  1. Será que o Mc Donalds aceita pedido de Cheeseburger sem queijo?

    Comentário por Calvin — 2010/08/22 @ 14:43

  2. Bom dia!
    Sou meio avesso a essas redes de lanchonetes e café, onde tudo é padronizado e pasteurizado em demasia. Seu relato é prova disso. Além do que, já foi o tempo em que era “barato” comer sanduíche com gosto de papelão ou isopor nessas “fast food”. Até que venha outra “moda” e nos engula…
    Abração, ótima semana!
    Adh

    Comentário por Adh2bs — 2010/08/23 @ 09:31


RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: