O Mundo Gira, A Lusitana Roda…

2010/08/17

UPA, CAVALINHO

Filed under: Absurdos nossos de cada dia — trezende @ 09:49

Em algumas cidades espanholas as touradas estão com os dias contados. Há cerca de um mês o Parlamento aprovou a proibição desse tipo de espetáculo em Barcelona e em toda a Catalunha. A lei começa a valer em 2012.
No Brasil os rodeios são alvo de protestos dos defensores de animais, mas o espírito festeiro de Barretos fala mais alto. Enquanto existirem os cantores sertanejos (ou o “sertanejo universitário”) é pouco provável que o evento tenha data para terminar.
Já no Texas há algo muito mais bizarro do que a tourada e o rodeio juntos. Trata-se do “Aqua Mules”, um show com uma dupla de mulas mergulhadoras apresentado no rancho” Pipe Creek”, perto de San Antonio.
Depois do treino durante a manhã, Smokey e Dipsy Doodle estão prontas para o espetáculo noturno. Uma de cada vez, elas sobem uma rampa bem inclinada e depois, a cerca de 7 metros de altura, saltam num tanque d´água para a alegria da multidão.
O show chega a reunir 300 pessoas – grande parte crianças – e o ingresso é cerca de R$ 10.
Mas os bichinhos gostam. É o que garante o dono do rancho e treinador Bill Rivers. “Se eles não gostassem, não fariam. O que há de errado numa mula saltar na água num dia de calor?”, pergunta Bill.
Apesar de chocante, a prática é legal no Texas. Segundo Bill, há muita mentira e preconceito envolvendo o show. “As pessoas deveriam vir e assistir antes de fazerem julgamentos”.
Bill está no ramo há mais de 47 anos. Tudo começou com seu pai, em Santa Monica (Califórnia), em 1959, que ensinou a arte das mulas mergulhadoras a ele e seu irmão. Durante os anos 60 a família excursionou por todo o país – e também pelo Havaí e Porto Rico.
Bill nega as acusações de que maltrata os animais e diz que é profissional. Ele já treinou ursos, camelos, hipopótamos, macacos, zebras e chimpanzés para filmes como “Ace Ventura”, “A Volta do Todo Poderoso” e foi um dos consultores na animação “Deu Zebra”.
Pelo visto, o negócio de Bill está bem longe de dar zebra.
O que Rita Lee diria disso?

Assistam ao vídeo AQUI

Anúncios

6 Comentários »

  1. A exploração das mulas pelas bestas… Mas isso só prova o velho ditado: “há mais coisas entre o céu e a terra do que é capaz de imaginar a nossa vã filosofia…” Ou algo do tipo.
    Abção, vou dar meu mergulho de hj!
    Adh

    Comentário por Adh2bs — 2010/08/17 @ 10:51

  2. Perto das touradas, isso aí é bem leve. Ao menos os animais não entram numa arena condenados ao sofrimento extremo e depois à morte. Quanto aos rodeios, confesso que não tenho visto tantas reclamações acompanhadas de provas claras sobre os maus tratos. Muito pior, acho, é puxar carroça o dia todo.

    Mas, de um modo geral, sou contra provocar sofrimento em animais, qualquer que seja a motivação. Depois de uma conversa com um amigo veterinário, eu soube que animais superiores (todos os mamíferos por exemplo) têm as mesmas áreas cerebrais equivalentes às dos humanos. Nelas são processadas emoções e sentimentos de maneira muito similar à nossa. Portanto, quando alguém diz que determinado animal gosta dele, isso é bastante provável. O contrário, idem. Assim, para imaginar o sofrimento dessas criaturas, basta se colocar no lugar delas. Essenciamente é a mesma coisa.

    Comentário por Wesley — 2010/08/17 @ 10:59

  3. Confesso que fico triste quando escrevo esse tipo de coisa….Mas nas touradas eu sempre torço pelo touro. MAs esse lance dos cavalos mergulhadores é algo que nunca imaginei. Horrível! Manda o dono do espetáculo mergulhar sozinho com uma enorme pedra amarrada na cintura.

    Comentário por Wilde Portella — 2010/08/17 @ 13:17

  4. Rita Lee e Selminha ratificam a sugestão do Wilde…

    Beijocas!

    Comentário por Selma Barcellos — 2010/08/17 @ 19:05

  5. Os únicos animais tratados bem no Texas são os Bush.

    Comentário por Ricardo Rezende — 2010/08/17 @ 20:25

  6. No vídeo dá pra ver que elas “fazem porque gostam”…Elas só não têm outra opção, não têm como voltar para trás! Absurdo, tanto como as touradas e os rodeios.

    Comentário por Letícia Costa — 2010/08/19 @ 13:10


RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: