O Mundo Gira, A Lusitana Roda…

2010/08/06

SAUDADES DO AEROTREM

Filed under: Matutando — trezende @ 09:06

Na noite de ontem, a curiosidade venceu o medo. Sim, dei meu voto de confiança ao primeiro debate entre os candidatos à presidência.
Já disse aqui mais de uma vez que esses confrontos políticos são tudo sempre igual. Os candidatos sorriem um sorriso pontual e dizem que estão nos esperando na urna. Enfim, essas coisas que diz todo político. Ontem não foi diferente.
Nas entrevistas antes do início do programa, os candidatos pareciam ter ensaiado o discurso com o mesmo guru. Prometeram discutir propostas – e não resvalar para ataques pessoais. E se encaminharam para a arena.
Corta para o maestro mais pop do momento, João Carlos Martins, regendo a trilha sonora escolhida pela casa e dando aquele tom “democracia” à coisa.
Durante duas horas, nenhuma novidade. Conforme o prometido, ninguém voou no pescoço de ninguém. Dilma parecia engasgada, Serra também não conseguia esconder o nervosismo – pedindo algumas vezes que seus adversários repetissem a pergunta – e Marina portou sua carinha de subnutrida. Até que veio o gol do Inter. Digo, a participação de Plínio de Arruda Sampaio.
O candidato do PSOL fez a diferença. Não prometeu sair pelado nas ruas se vencer, mas garantiu a emoção do debate chamando Serra de hipocondríaco, Dilma de “mãe dos pobres” e dizendo que Marina parecia candidata de Dilma. Foi o único a se dirigir ao eleitor – que a uma altura daquelas tocava sua vuvuzela no Morumbi.
Mostrando-se carente na maior parte do tempo – fez questão de sublinhar que sua candidatura é frequentemente ignorada – Plínio foi tão “insatisfatório” quanto Dilma. Além das provocações, bancou o Hobin Hood. Se eleito, vai promover “uma radical distribuição de renda”. Medo.
Entre a serenidade amazônica de Marina, a firmeza de Dilma, o conhecimento de Serra e a desenvoltura de Plínio, ponto para o guru, que mais uma vez garantiu o tom morno. Nem um Levy Fidelix para contar a piada do aerotrem.
O vencedor do confronto de ontem? O Inter, ora.

Anúncios

6 Comentários »

  1. Não me animei a ver o debate, porque prometi que “não quero mais saber” (ainda curtindo desilução de ex petista apaixonada)
    Mas seu texto, de novo, fez toda diferença.
    Muito bom. Dos melhores.

    Comentário por picida ribeiro — 2010/08/06 @ 11:05

  2. Plínio foi o engraçadão. Serra era o paladino da justiça nas perguntas e o amigão nas tréplicas (“Dilmaaaa, vamo lá, todo mundo sabe que…” ou “Plíniooo, não é segredo pra ninguém que…”). Marina descambou para a pieguice, entre outras coisas, recitando poeminha no fim do debate. Dilma só sabia falar de números, de longe a tátíca mais manjada em debates.

    O jornalista mediador estava entediado. E os que fizeram perguntas ao final pareceram todos robozinhos.

    Ou seja, esse debate foi do tipo “Ah, tem que fazer essa bagaça, vamo fazer logo pra acabar logo!”.

    Comentário por Felipe Nasca — 2010/08/06 @ 11:35

  3. Firmeza da Dilma? A criatura se concentrou por infindáveis minutos para dizer… “boa noite”, confundiu deficiente físico com excepcional, falou em autopeça para navios…
    Quanto ao traço Plínio, só poderia bancar o engraçadinho mesmo. Quem não o conhece, até compra.

    Beijocas!

    Comentário por Selma Barcellos — 2010/08/06 @ 14:35

  4. Eu ainda continuo com os dois pés atras em relação a política,boca de urna,pesquisas e promessas infundáveis de todos candidatos,realmente so falta o Maradona ser o novo técnico dos meninos do morumbi.

    Comentário por Juventino — 2010/08/06 @ 19:18

  5. Oooolaaaá.
    Nem lembrei do debate, preferi assistir o “canto do cisne” do meu time no Morumbi. Pelo jeito, o final do debate foi igualmente melancólico…
    Abç,
    Adh

    Comentário por Adh2bs — 2010/08/08 @ 12:28

  6. Tristeza tripla: o quadro político atual, o meu São Paulo fora da final e seu entendimento de que o gol do Inter foi algo bom…
    Que melancólico…

    Comentário por Eduardo Magera — 2010/08/12 @ 19:55


RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: