O Mundo Gira, A Lusitana Roda…

2010/08/01

OS MÁRIO FOFOCA VIRTUAIS

Filed under: A real do mundo real — trezende @ 10:32

Não é só no mundo real que vivemos rodeados por câmeras até em lugares aparentemente fora de perigo. Paradoxalmente, na Internet o Big Brother é real.
Segundo uma matéria publicada pelo “The Wall Street Journal”, a espionagem de usuários é um negócio que vem crescendo numa velocidade espantosa.
O jornal conduziu um estudo que avaliou e analisou a vasta coleção de “cookies” e outras tecnologias de vigilância que certas empresas estão implementando na vida dos internautas.
O resultado revela que esse rastreamento é muito mais invasivo e inteligente do que os vanguardistas da indústria online poderiam supor.
Antes os anunciantes pagavam para anunciar em certos sites, mas agora investem dinheiro comprando informações sobre o perfil do usuário. Há várias empresas no ramo – o jornal identificou mais de cem intermediários.
A reportagem cita a “Lotame Solutions Inc.”, de Nova York, que usa um software chamado “beacon” para capturar tudo o que as pessoas digitam em websites – dos comentários sobre filmes ao interesse em casamento ou gravidez.
A “Lotame” elabora um “pacote” sobre os usuários – sem identificá-los nominalmente – e vende os perfis para as companhias em busca de novos clientes.
Um dos exemplos citados pelo “The Wall Street Journal” é o de Ashley Hayes-Beaty, identificada pelo código 4c812db292272995e5416a323e79bd37.
A sequência de números revela que ela tem 26 anos, mora em Nashville, é fã de “Sex and the City”, geralmente faz buscas por notícias de entretenimento, gosta de joguinhos online e tem como filmes favoritos “A Princesa Prometida”, “Como Se Fosse a Primeira Vez” e “Dez Coisas Que Eu Odeio em Você”.
Nessa terra de ninguém que é a Internet, valemos muito pouco. Os dados sobre Ashley podem ser vendidos no atacado (o lote com informações sobre amantes de filme sai por 1 dólar o milhar) ou personalizada (sulista, 26 anos, fã de “Como Se Fosse a Primeira Vez”).
Segundo o “The Wall Street Journal”, os 50 sites mais visitados nos Estados Unidos têm cerca de 3.180 peças de rastreamento (um terço inócuas).
Há vários que contam com “cookies”, mas as novas tecnologias já escaneiam em tempo real o que cada um está fazendo na rede. Dá a localização, a renda, os interesses de compra e até as condições de saúde. O mais invasivo deles é conhecido como “third party”.
Ainda de acordo com o jornal, os perfis dos usuários têm sido negociados num esquema como o da Bolsa de Valores há 18 meses. Apesar disso, os maiores sites dizem não estar cientes de que servem de ponte para a instalação de arquivos.
Será?

Leiam a matéria completa AQUI

Anúncios

2 Comentários »

  1. Tatiana,

    O mais perigoso invasor de privacidade é o onipresente Google. Ele tem o seu e-mail e sabe o seu nome; Lê suas conversas e sabe o que você procura na rede; no Orkut, tem suas fotos, as dos seus amigos e de todos com quem você se relaciona; Ele sabe os seus gostos, sua profissão e uma infinidade de outros detalhes. Você tem algum segredo inconfessável ou constrangedor que nunca contou pra ninguém, exceto “anonimamente” num comentário que fez? Dançou, não é mais segredo. O Google tem seu IP, sua operadora e, portanto, seu nome.

    Recentemente, para se criar uma nova conta no Gmail, o Google passou a exigir o número do seu celular. Com isso, a empresa além de já saber tudo sobre você, ele agora pode até rastrear onde vocÊ está no globo. Lembre-se que o Google também produz uma linha de aparelhos celulares e tem satélites em órbita. O_O

    Não me lembro do nome, mas faz uns dois anos ou menos, O Google comprou a empresa líder de marketing direcionado da rede. Sabendo tanto sobre nós, o processo de enviar propagandas especificas sobre aquilo que você gosta e/ou precisa, está totalmente nas mãos de uma única empresa. O_O

    Enquanto tudo estiver sendo usado “apenas” para fins de publicidade estaremos seguros. Mas há maneiras sinistras de se fazer uso de tanta informação. Uma delas é a exclusão de determinados indivíduos de processos seletivos para vagas no mercado de trabalho. E isso já vem sendo usado. Tem gente que já perdeu o emprego e/ou a chance de um, por coisas ditas na rede. Planos de saúde nos E.U.A, também usam dados coletados na Web para admitir ou excluir potenciais doentes crônicos dos seus planos. O_O

    Anos atrás a sociedade livre discutia o risco da total invasão de privacidade pelo Estado. Cunhou-se o termo “Big Brother” – Grande Irmão -, referindo-se a um hipotético sistema de vigilância através de câmeras. Hoje isso é uma realidade piorada, pois esse sistema foi implementado pela iniciativa privada, que é tão ou mais perigosa que os governos. Como o único objetivo delas é o lucro, pouco se preocupam com ética ou com o “bem da maioria”. O_O Eu já vou concluir.

    Existe ainda uma teoria um pouco forçada – mas nem tanto – de que isso pode ser parte de um plano ainda mais amplo e de que NÃO está sendo implementado por “HUMANOS”, mas por máquinas. Já foi dito que, em algum momento, os computadores se tornarão tão inteligentes que serão capazes de se recriar cada vez mais aperfeiçoados. Chamam isso de “SINGULARIDADE TECNOLÓGICA”. Se e quando isso acontecer, máquinas inteligentes poderão nos julgar obsoletos e, portanto, desnecessários. Parte do processo, dizem alguns, já começou. E essa “guerra” contra nós estaria passando pela fase incial de todo conflito: “a coleta de dados sobre o inimigo”.

    Acho que é só :). Abraços e desculpe pelo “comentário” tão extenso.

    Comentário por Wesley — 2010/08/01 @ 12:41

  2. Tecnologia avançada e tudo isto e mais um pouco com um aparelho que cabe na palma de sua mão.

    Comentário por Juventino — 2010/08/01 @ 19:39


RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: