O Mundo Gira, A Lusitana Roda…

2010/07/30

A SAÍDA É SER LU PATINADORA

Filed under: A real do mundo real — trezende @ 09:43

As Havaianas praticamente nasceram com o mundo. Todo mundo tem uma lembrança da sua. Muito antes de terem virado modinha, elas soltavam sim as tiras e contavam com pouquíssimas opções de cores.
Em qualquer viagem ao exterior, é quase impossível não entrar numa loja e dar de cara com a inconfundível arara de chinelos. Hoje as Havaianas estão em mais de 80 países.
Mas o que é mais inofensivo para a saúde dos pés? As Havaianas ou um bom salto agulha?
Acreditem: são os saltos.
Estima-se que o NHS (o Sistema Nacional de Saúde britânico) gaste 40 milhões de libras todos os anos com os danos proporcionados pelos chinelos de dedo – aparentemente confortáveis e anatômicos.
Mais de 200 mil pessoas consultam-se com seus médicos ou vão parar nos hospitais depois de quedas ou de desenvolver problemas por um longo período.
Especialistas alertam para os prejuízos causados pelo uso prolongado – como batidas na canela e dores nas articulações.
Eles dizem que o chinelo de dedo força o usuário a mudar o jeito de andar. Quando um passo mais largo é dado, a pressão vai toda para a parte externa do pé – e não para o calcanhar – provocando estragos a longo prazo. Sem falar nos riscos de tropeços.
As queixas mais frequentes incluem torções de tornozelo, mas alguns pacientes relatam já terem quebrado o braço ou o pulso depois de um tombo.
Muitos sofrem também com os dedos doloridos porque eles estão constantemente arranhados ou espremidos para se fixarem à alça.
Os chinelos de dedo são bem populares entre as inglesas. Segundo uma fabricante de calçados, cerca de 15 milhões de mulheres têm os seus.  
Mike O’Neill, porta-voz da “Sociedade dos Quiropodistas e Podólogos”, diz que além da pressão constante a que o dedão é exposto, o tornozelo fica enfraquecido. As que não estão acostumadas a usarem esse tipo de calçado ainda podem ter bolhas.
Já os médicos afirmam que calçados como as Havaianas são tão ruins quanto os sapatos de salto, mas causam muito mais estrago porque são usados por longos períodos.
Cabe a nós escolher: usar salto e exibir pés como os de Victoria Beckham ou ficar torta com as legítimas Havaianas.

Conheçam as celebridades que têm os pés mais feios AQUI

Anúncios

12 Comentários »

  1. É… não entendi de qual tipo de calção estão tentando alavancar as vendas com essa pesquisa. Mas tudo bem, a vida toda eu andei de chinelo de dedos e nunca caí por causa deles (ao contrário, tênis com solas traiçoeiras são bem piores XD).

    Mas vamos juntar todas as recomendações médicas e pesquisas, e aí vamos ver que até o patins tem seus males. Se formos levar ao pé da letra, a solução é o suicídio, já que tudo o que a gente faça ou use vai nos levar a um futuro de sofrimento eterno com doenças crônicas.

    Comentário por Felipe Nasca — 2010/07/30 @ 10:19

  2. Bom dia Mrs. Tati.
    Este não é mais um daqueles casos do tipo: “açúcar, vilão ou herói”? Não será uma certa má vontade com o simpático chinelinho? (Em tempo: detesto chinelo de dedo, pelo atrito do negocinho que segura as tiras com o dedão e o “indicador” das minhas patas inferiores…) E já soube de algus casos em que a elegância caiu do salto, literalmente, além de alguns problemas de coluna oriundos da utilização excessiva do acessório. Nada é perfeito…
    Abração, ótimo final de semana, de chinelo ou salto, tomara que dê praia!
    Adh

    Comentário por Adh2bs — 2010/07/30 @ 11:55

  3. Se os “especialistas” estiverem certos eu tô lascado. O chinelinho de dedo já é parte integrante do meu corpo…

    Comentário por Joubert — 2010/07/30 @ 14:15

  4. Até aqui – dispenso quantificar o “aqui” -, minhas Havaianas são luxo só. Assim como saltinhos e saltões. Dosagem correta de uso.

    Beijocas na ortopédica Tati.

    Comentário por Selma Barcellos — 2010/07/30 @ 15:46

  5. Vamos esquecer por instantes essas pequenas dores no calcanhar,porque to me sentindo em um comercial das Havaianas,que não soltam tiras nem tintas e dentro de uma loja da própria com todos aqueles coloridos e fantasias decorativa.

    Comentário por Juventino — 2010/07/30 @ 17:41

  6. E tem mais um problema: as crianças que foram (ou são) educadas “como antigamente” sabem que apanhar com chinelo de dedo é pior do que levar tapinha…

    Comentário por Ricardo Rezende — 2010/07/30 @ 20:33

  7. E olha que eu acho o meu pé bem feinho, mas o a Victória é assustador, hahahaha. Ainda bem que prefiro os saltos. Mas que uma havaiana é bom para pés cansados, ah, isso é… Ótima postagem!

    Comentário por Luciana Penteado — 2010/07/30 @ 23:30

  8. Gosto dos tais chinelinhos. Vou com eles a toda parte rs

    Comentário por picida ribeiro — 2010/07/31 @ 20:52

  9. tenho 50 anos e não me lembro de ter passado mais de uma semana sem usar havaianas.outras lembranças não são tão boas como as havaianadas que minha
    mãe me dava quando fazia algo errado.sou um apaixonado por havaianas.

    Comentário por mauro andrade — 2010/08/02 @ 19:38

  10. Eu ia dizer que uso havaianas a vida toda e não tenho problema algum, mas só tenho 23 anos e o Mauro Andrade me ganhou. hehehehehe
    É claro que algumas pessoas não conseguem se adaptar, seja qual for o motivo, com sandálias de dedo, mas isso é perfeitamente natural. Eu também não consigo me adaptar aos saltos, porque não quero! Cada vez que os uso, é um martírio. Seres humanos são adaptáveis, no entanto a nossa constituição física nos torna mais suscetível a uma ou outra característica. No meu caso, rasteirinhas e sandálias de dedo. =)
    Teorias da conspiração mode ON: isso me cheira a boicote. Reino Unido contra a excelência havaiana. hueuheuhe

    Comentário por Lia — 2010/08/02 @ 21:29

  11. Eu uso chinelo todo dia o dia todo. Só uso tênis para ocasiões muito especiais. Vou até no shopping e algumas festas de chinelo havaianas, e nunca me deu problema. O unico chinelo que fico longe é o Ipanema, que faz muito atrito entre os dedos que o prendem, e no meu caso eu arrumei uma ferida muito grande e funda usando Ipanema. Mas quanto a havaianas, eu não tenho o que reclamar, é o melhor e mais prático calçado que existe.

    Comentário por Victor Reis — 2010/08/03 @ 03:40

  12. Eu uso havaianas e vou continuar usando. Acho que o que problema são as imitações, tanto de chinelos, quanto de sandálias de dedo, as ditas “rasteirinhas”. Dá para entender: as mulheres usam os calçados que não são feitos de borracha como as havaianas para sair na rua!!! Fala sério! Aliás, fiz uma trilha de seis horas calçando havaianas (evidentemente, não estava no script eu me perder) e não tive NADA! Tinha morro, lama, praia (entenda-se areia) e não caí, na tive bolhas nos pés… Para mim, essa pesquisa é cascata! ;-)
    Beijos, Tati!

    Comentário por Vaninha — 2010/08/03 @ 08:56


RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: