O Mundo Gira, A Lusitana Roda…

2010/07/29

POMBINHA BRANCA

Filed under: Matutando — trezende @ 10:08

Juiz que roubou, roubou. Gente que xingou, xingou. Torcedor que surrou o colega, surrou. Daqui pra frente tudo vai ser diferente. Estádio de futebol será um lugar de paz, onde cada buraquinho do campo será preenchido com uma margarida.
Agradeçam ao novo Estatuto do Torcedor.
Vai dar até gosto de assistir aos jogos pela TV ou mesmo ir ao estádio. Agora os únicos xingamentos permitidos são “chato”, “bobo” e “cabeça de melancia”. Gritos de guerra, por sua vez, somente os na linha do “passou, passou, passou um avião e nele tava escrito que o Corinthians é campeão!”.
Não serão apenas os jogadores que vão adentrar a arena em fila e de mãos dadas. Torcedores terão comportamento parecido. Retornarão aos tempos do pré-primário andando enfileirados – sem briga e sem puxar o cabelo um do outro – para cantarem o Hino Nacional com a mão no peito. Quem não se comportar vai para a diretoria.
Chulé, cecê e mau hálito também ficam proibidos. Cuspiu no chão? Limpa aí seu porcalhão, vá cuspir no seu portão.
Só faltou mesmo instituir o ombudsman e o SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor) “que vão estar resolvendo” qualquer problema.
Assim que o atendimento telefônico for implantado, nós mulheres podemos começar a fazer ligações reclamando da ausência da regra mais importante dos gramados. É imperdoável que um estatuto tão completo não conte com um artigo que verse sobre a boa aparência dos frequentadores. Falta de barriga-tanquinho, rosto de Canavarros ou Cristianos Ronaldos ou dos cortes à la Beckham também deveriam ser punidos.
Soube agora que o Estatuto do Torcedor original é de 2003 – apesar de a maioria dos brasileiros nunca ter ouvido falar sobre a existência de regras para os frequentadores dos campos de futebol.
É curiosa a ideia do governo de tentar educar torcedores visando a Copa de 2014, mas ameaçar com prisão o juiz ladrão – ou os que entoarem “cânticos xenófobos” – e publicar uma lista com o nome das pessoas proibidas de entrarem no estádio são atitudes tão ingênuas quanto os bichinhos da Parmalat.
Do jeito que a coisa anda feia fora dos gramados seria mais útil a elaboração do Estatuto do Jogador.

Anúncios

6 Comentários »

  1. Genial, Tati.
    E já está enrolando o meio de campo. A FIFA deu uma cabeçada à la Zidane no capítulo “não se entra com bebida alcoólica”. Fere intere$$es, patrocínio$, sabe como é.
    Vem muito por aí até 2014…

    Beijocas.

    Comentário por Selma Barcellos — 2010/07/29 @ 15:13

  2. Prezada Tati.
    Você mexeu num vespeiro – educação? – porque daí obrigaria nossos governantes a tomar medidas mais práticas como p/ exemplo, melhorar o ensino público (cuja decorrência seria formar cidadãos cada vez mais aptos a se comportar condignamente, ou não?). Mas é melhor criar essas leis tolas, fadadas ao fracasso porque só vão punir laranjas – ou goiabas – quero ver fiscalizar tudo isso, mesmo com a promessa de um grande (e deve ser bem baratinho) aparato tecnológico…
    Abção,
    Adh

    Comentário por Adh2bs — 2010/07/29 @ 17:42

  3. Essa vai ser uma daquelas leis “que não pegam”. Made in Brazil.

    Comentário por Ricardo Rezende — 2010/07/29 @ 21:24

  4. Brasileiro habilidoso como sempre,ja esta arrumando um jeitinho de disponibilizar algumas cifras a mais de como gastar os trilhões de dolares para a copa de 2014.

    Comentário por Juventino — 2010/07/29 @ 23:55

  5. Perfeito. E os comentarios muito pertinentes.

    Comentário por picida ribeiro — 2010/07/30 @ 11:07

  6. Tati, adorei sua crônica! E a foto ficou perfeita!! E concordo contigo: os jogadores só deveriam ter rosto de Canavaro, de Casillas, de Cristiano Ronaldo…

    Comentário por Vaninha — 2010/08/03 @ 09:01


RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: