O Mundo Gira, A Lusitana Roda…

2010/07/27

SONHAR É PRECISO

Filed under: Entrevista — trezende @ 09:17

Enquanto alguns pais brasileiros se revoltam com o projeto de lei que impede que eles deem umas palmadinhas nos filhos, uma mãe finlandesa usa seu tempo e sua cabeça com algo muito mais interessante.
Quando a filha dorme, Adele Enersen tenta imaginar o sonho. Esse é o propósito do site “Mila´s Daydreams” (algo como “Devaneios de Mila”), que tem fotos lindas e divertidas.
Este blog entrou em contato com Adele que, por email, respondeu a algumas perguntas.
Confiram:

Há quanto tempo está fotografando sua filha?
Ela nasceu em maio e comecei a fotografá-la imediatamente. Mas as fotos em que ela sonha acordada tenho feito há sete semanas. Já tenho 22 imagens no blog – faço várias por semana.

Como surgiu a ideia?
Bom, como todos os pais de primeira viagem, nós tiramos fotos “normais” dos bebês – mesmo quando eles estão dormindo. Um dia a Mila caiu no sono e meu marido colocou uma batuta de maestro nas mãos dela. Ela ficou parecendo uma pequena esgrimista. Então posso dizer que a ideia veio do meu marido.
No dia seguinte, quando ela dormiu, eu montei uma pequena floresta com travesseiros e cobertores sobre o tapete de nossa sala de estar e a coloquei suavemente sobre o cenário para umas fotos rápidas (ao contrário do que você deve estar pensando, ela não dorme constatemente no chão, haha).
Quase todas as mantas e almofadas são do nosso sofá. Os outros tecidos são minhas roupas, echarpes e cortinas.

E seu marido, o que acha?
Ele ama as fotos. Ele é muito solidário e, como pessoa criativa que também é, entende o quanto é importante brincar com nossa imaginação – mesmo por um breve momento.

Você cria os cenários sozinha ou alguém te ajuda?
Eu mesma crio. Eles levam poucos minutos para ficarem prontos porque a maioria já está na minha cabeça enquanto estou fazendo outras coisas – lavando toneladas de roupa, por exemplo.

Algum deles foi mais complicado?
Não… Não tenho muito tempo ou paciência para nada muito complicado agora. Algumas ideias, na verdade, são melhores na teoria do que na prática e eu desisto delas após algumas tentativas.

A Mila já acordou durante a sessão de fotos?
Algumas vezes. Então eu a retiro do cenário e retomo a rotina normal dela. O cenário fica no chão ou eu o monto em outro dia. Há algumas fotos em que ela está acordando ou se espreguiçando ainda com os olhos fechados. Mas na maior parte das vezes ela dorme como um bebê… Literalmente.

Onde você mora?
Em Helsinque, Finlândia, perto do mar.

Tem planos de lançar algum livro?
Talvez, mas não sobre fotografia. Sou fotógrafa amadora e eu me considero mais uma contadora de histórias, uma escritora. Tenho algumas ideias sobre histórias de fantasia que quero contar para minha filha, então eu talvez as escreva e faça um livro infantil. Algum dia. É ótimo pensar que alguém vai ler a história para seus filhos e que eles vão dormir e sonhar com aquilo.

Você tem mais filhos?
Não, ainda não. Mas a vida com um bebê é tão mais simples do que imaginávamos, ela traz tanta alegria ao nosso dia-a-dia, que talvez ela venha a ter irmãos. O tempo dirá.

Visitem o site AQUI

4 Comentários »

  1. Simples, criativo, bonito, de bom gosto…Imagino o quão feliz essa linda criança ficará, quando adulta, ver nas fotos a expressão do amor que os pais sentem por ela e o quanto ela trouxe de felicidade para ambos.

    Saudade de quando a minha filha tinha essa idade :)

    Comentário por Wesley — 2010/07/27 @ 12:03

  2. Genial! São tantos experimentos com as crianças mundo afora… Esse tem jeito de acalanto. Amei! Tanto quanto sua ideia de entrevistar a mãe, Tati.

    Beijocas.

    Obrigada pelo email, minha ídola blogueira.

    Comentário por Selma Barcellos — 2010/07/27 @ 15:45

  3. Ótima a ideia de entrevistar gente com tal nível criatividade! De certa forma isso nos inspira a fazer coisas de forma diferente.
    Espero ver mais entrevistas neste blog.

    Comentário por Ricardo Rezende — 2010/07/27 @ 17:55

  4. Buenas.
    Se a mãe não perturba a criaturinha (que está dormindo sossegada) com esses devaneios então tá valendo!
    Bjão,
    Adh

    Comentário por Adh2bs — 2010/07/28 @ 16:08


RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe um comentário

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

