O Mundo Gira, A Lusitana Roda…

2010/07/15

O MILAGRE FRANCÊS NÃO EXISTE

Filed under: A real do mundo real — trezende @ 08:48

Sabem aqueles dias em que acordamos e não temos coragem de olhar para o espelho? Que estamos o pó da rabiola, a capa do Batman? Que pensamos que uma estrela de Hollywood jamais sairia da cama com essa cara amassada?
O único pensamento que nos consola em dias assim é sabermos que não estamos só. Em algum canto das Alagoas ou de Paris há uma figura levando o mesmo diálogo com o espelho.
Algumas dessas conversas viram texto, caso de um artigo curioso da escritora Ann Morrison no “The New York Times”: “Aging Gracefully, The French Way”.
Ela parte do princípio de que se existe um segredo para envelhecer bem, as francesas devem conhecê-lo. “Pelo menos é o que os americanos pensam. Nós olhamos para atrizes como Juliette Binoche, 46, políticas como Ségolène Royal, 56, ou superestrelas como Catherine Deneuve, 66, e achamos que elas têm uma percepção especial sobre o processo de ‘maturação’”, diz Ann.
Através dos exemplos citados e das entrevistas com profissionais de saúde chegarmos à conclusão de que é preciso sim comer pouco e ter tempo e dinheiro para usar muito, muito cosmético.
Para desmistificar o tema e o placar desfavorável para as americanas, Ann cita os resultados de uma pesquisa que dá conta de que 33% das meninas francesas entre 15 e 19 anos já recorrem a cremes anti-idade ou antirrugas.
Ela menciona também dados de outra pesquisa que indica que as francesas gastam cerca de 2.2 bilhões de dólares por ano com cremes de tratamento para a pele – mesmo valor torrado por espanholas, alemãs e inglesas juntas.

Mas não há como negar alguns segredos:
1) Nunca comentar sobre assuntos ligados à beleza na frente dos maridos
2) Passar o mínimo de maquiagem. Excesso de base acentua rugas e poros. Um pouco de blush, máscara nos cílios e um batom de leve são recomendáveis
3) Usar o sabonete com cautela. Recentemente a revista “Madame Figaro” publicou a seguinte frase da atriz e apresentadora de TV Léa Drucker: “O dia em que parei de usar sabonete minha vida mudou”. Ele é indicado apenas para algumas áreas.
4) Tratamentos faciais, massagens e spas de cura também entram na cruzada contra rugas, celulites e bumbuns, barrigas e peitos caídos. “Algumas mulheres são espertas o suficiente para conseguir receitas médicas e ficarem algumas semanas em seu spa favorito – isso significa que o plano de saúde pagará a conta”, explica Ann.
5) Se for o caso de recorrer a uma intervenção estética, que ela seja imperceptível a ponto de manter a beleza natural. Nos Estados Unidos, mulheres usam as cirurgias plásticas como forma de se exibir.
6) A manutenção dos cabelos é fundamental – a cada três ou quatro semanas
7) Não engordar. Nunca. Se uma francesa nota um quilo ou dois a mais na balança faz de tudo para voltar ao peso anterior. Uma das entrevistadas diz que evita excessos – come porções minúsculas e não ingere álcool.
Além disso, praticar exercícios é quase piada. Os franceses creem que academia é uma forma de tortura. Para eles, a única maneira aceitável de queimar calorias é a caminhada. “Como elas não andam o suficiente para ficar em forma, há sempre pílulas, loções, uma máquina ou um tratamento para fazer o truque. Os balcões das farmácias estão cheios de medicamentos para isso. Cápsulas asseguram uma barriga sequinha em quatro semanas”.

Enfim, o texto de Ann tem o mérito de ser quase “o outro lado” do best seller “Mulheres Francesas Não Engordam”.
Ela termina citando uma frase da escritora francesa Françoise Sagan: “Há uma idade em que a mulher precisa estar bonita para ser amada, mas chega uma hora em que ela precisa ser amada para estar bonita”.
Esse é o recado de hoje para o espelho.

Leiam o texto completo AQUI

Anúncios

3 Comentários »

  1. Identificação total com “algumas mulheres são espertas o suficiente para conseguir receitas médicas e ficarem algumas semanas em seu spa favorito – isso significa que o plano de saúde pagará a conta”. O plano aqui também paga tudoooo!

    Senti a ausência de Bardot…

    A frase da Sagan é linda.

    E o blog da Tati… C’EST SI BON.

    Beijocas!

    Comentário por Selma Barcellos — 2010/07/15 @ 09:54

  2. A única coisa que realmente faz milagres na beleza chama-se ‘Photoshop’. E apesar de ele não poder ser aplicado no mundo real, criou-se a ilusão de que existem ‘belezas’ perfeitas.

    Vez ou outra circulam pela Web as imagens originais de modelos antes e depois do retoque digital. É surpreendente o quanto aquelas fotos do “antes” são parecidas com as pessoas comuns com quem convivemos. Ao contrário, no “depois”, são tão diferentes que nem parecem pertencer ao nosso mundo.

    Sou contra a ditadura da beleza, da magreza, da perfeição cosmética maquiada e tudo o mais. Só não sou contra qualquer esforço que se faça individualmente, sem estresse, para ficar saudável física, mental e espiritualmente. Acredito piamente que a fonte da beleza reside no equilíbrio desses fatores.

    A beleza não pode ser apenas visual ou física. Ela tem que sublimar, envolver e cativar a alma de quem vê. Tem que ser como um bom perfume, que não é nada aprisionado num frasco, mas que é impossível de não se notar quando está livre.

    Comentário por Wesley — 2010/07/15 @ 13:55

  3. Ah, Oi
    E a 1a. dama, Sra. Carla Bruni…? Ok, foi só uma citação…
    Abç,
    Adh

    Comentário por Adh2bs — 2010/07/18 @ 00:16


RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: