O Mundo Gira, A Lusitana Roda…

2010/07/13

E O PRÊMIO NOBEL VAI PARA…

Filed under: Mentes brilhantes — trezende @ 09:48

Hoje a resposta para uma das maiores questões da humanidade, a que inquieta mentes pelo mundo desde que o mundo é mundo: quem veio primeiro, o ovo ou a galinha?
Segundo os cientistas, foi a galinha. Eles descobriram que para formar a casca do ovo é necessária a presença de uma proteína encontrada nos ovários das penosas. Logo, o ovo só pode existir dentro da galinha.
A proteína – chamada “ovocledidin-17 (OC-17)” – age como um catalisador no desenvolvimento da casca, que precisa ser dura o suficiente para conter os fluidos enquanto o pintinho se desenvolve.
A novidade foi publicada na dissertação “Controle Estrutural de um Núcleo pela Proteína da Casca do Ovo”, dos cientistas das universidades de Sheffield e Warwick.
Com a ajuda do supercomputador, o “HECToR”, em Edimburgo, eles concluíram que a “OC-17” é quem dá o pontapé para o processo de endurecimento da casca porque ela converte carbonato de cálcio em cristais de cálcio.
Segundo os estudiosos, os cristais de cálcio são encontrados em inúmeros ossos e cascas, mas as galinhas são capazes de formá-los com mais rapidez do que as outras espécies: 6 gramas a cada 24 horas.
Colin Freeman, do Departamento de Engenharia de Materiais da Universidade de Sheffield, diz que sempre se suspeitou que o ovo veio primeiro, mas esta é a prova que faltava. “A proteína foi identificada antes de estar ligada à formação do ovo”.
Já o professor John Harding, acredita que a descoberta pode ter outros usos. “Entender como as galinhas produzem suas cascas é fascinante, mas também nos dá pistas para o desenvolvimento de novos materiais e processos. A natureza encontrou soluções criativas que funcionam em vários assuntos científicos e tecnológicos. Nós temos muito o que aprender com ela”.
O segredo de Tostines, no entanto, segue uma incógnita.

Anúncios

4 Comentários »

  1. Alô CientisTATI;
    Como foi que nasceu a 1a. galinha? Os doutores explicam?
    Eu só queria saber…
    Bjão,
    Adh

    Comentário por Adh2bs — 2010/07/13 @ 10:35

  2. Daí os remédios para osteoporose vindos da casca do ovo!

    É, Tati, agora só resta o segredo do Tostines. E acabou-se o que era doce…

    Beijocas!

    Comentário por Selma Barcellos — 2010/07/13 @ 14:33

  3. É, mas se a galinha, como toda ave, evoluiu dos répteis, e se eles são ovíparos, como fica essa questão? Compreender os processos de formação da casca é ótimo, mas afirmo: quando a primeira galinha veio ao mundo, ela saiu de uma casca de ovo.

    E viva o OMELETE!

    Comentário por Wesley — 2010/07/13 @ 15:51

  4. Há outros mistérios a serem desvendados também, como por exemplo: os governantes são ruins porque o povo é carente de educação, ou o povo é carente de educação pois os governantes são ruins?
    E por aí vai…

    Comentário por Ricardo Rezende — 2010/07/13 @ 23:14


RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: