O Mundo Gira, A Lusitana Roda…

2010/07/10

DIGERINDO NOTÍCIAS

Filed under: Mentes brilhantes — trezende @ 10:13

Praticamente toda semana temos de nos readaptar a uma nova verdade sobre algum alimento.
Num dia ele é vilão – entope veias, aumenta o colesterol, o risco de infarto – no outro, mocinho. É assim com a gema do ovo, o chocolate, o vinho tinto, o café e a carne vermelha.
Nós não estamos sozinhos nesta confusão – que parece opor cientistas e empresários do ramo alimentício.
Ian Sample, jornalista científico do jornal britânico “The Guardian”, escreveu nesta semana o artigo “Smoking is good for you” (“Fumar é bom pra você”). Nele, Ian se pergunta: “Em qual das histórias devemos acreditar?”. Ele mesmo responde: “Tudo depende de como interpretamos os fatos”.
Na matéria ele vai atrás de especialistas para revelar o “lado bom” de certos alimentos e hábitos de vida considerados nada saudáveis, como fumar ou ser estressado.
Ele começa citando os casos da pizza e da cafeína. “Duas porções da minha dieta que claramente são ruins para mim”, diz Ian. De repente estão absolvidos.
A pizza, por cientistas italianos, que descobriram que o ato de comê-la nos protege de vários tipos de câncer. A cafeína foi libertada pelos australianos, que depois de uma série de testes com atletas concluíram que ela nos fornece muito mais energia, nos capacita a nos exercitarmos por um período mais longo e nos ajuda a perder peso mais rápido.
Turbinado pelas boas notícias, Ian fala dos milhares de benefícios de ser estressado.
Segundo ele, o estresse faz o sistema nervoso produzir mais noradrenalina, que acelera o coração, quebra as fibras musculares e dá mais energia. Além disso, permanecer estressado por uma hora ou mais faz com que os níveis de cortisol aumentem. “Pequenas quantidades de cortisol faz você processar informações mais rapidamente. Se você está muito estressado durante uma prova, por exemplo, seu cérebro irá trabalhar mais rápido e melhor”, diz Ashley Grossman, endocrinologista do hospital St Bartholomew, de Londres.
O jornalista também traz boas notícias sobre o uso do telefone celular. Alan Preece – que estuda os efeitos biológicos da radiação dos celulares no Centro de Oncologia Bristol – explica que pessoas mais expostas ao telefone são 4% mais rápidas em certos testes mentais que ele realizou. “Tem o efeito de te deixar 20 anos mais jovem”, diz o cientista.
Ian Sample descobriu que até a comida gordurosa e o sal têm um quê de bonzinhos.
A matéria diz que há algumas gorduras fundamentais para o bom funcionamento do corpo, como as poliinsaturadas, que ajudam as células a trabalharem melhor e são vitais para as células nervosas.
Já o sal evita cãimbras, náuseas, tonturas, assegura o fluxo dos fluidos corporais e envia pulsos para os nervos.
A prática do boxe pode deixar seus praticantes lesados (não é, Suplicy?), mas de acordo com um médico do esporte entrevistado pela reportagem, boxe é um maravilhoso exercício cardiovascular – melhor do que a corrida e o ciclismo.
E enfim, os benefícios do cigarro. Apesar de aumentar as chances de câncer e de doenças do coração, o tabaco é o melhor remédio para ficar de fora da epidemia de obesidade. Fumantes podem até não ser saudáveis, mas são magros. Mas não é só isso.
Segundo a matéria, os cientistas descobriram que em alguns casos, fumar previne uma série de demências. “Muitas doenças do tipo são causadas pela perda de receptores químicos no cérebro. Mas que são estimulados pela nicotina”, esclarece Ian.
Consumam tudo isso com moderação e bom fim-de-semana.

Anúncios

7 Comentários »

  1. Bem interessante a matéria.
    Abraços forte

    Comentário por Principe Encantado — 2010/07/10 @ 10:24

  2. Puxa, essa do cigarro foi de matar. Literalmente, ok?

    Recomendo aos leitores do blog o Livro “Linguagem e Persuasão” – Adilson O. Citelli, da editora Atica. Vocês compreenderão que muito do que é dito não passa de uma forma de direcionar as “massas” ou, se prefereirem, “tangir o gado”.

    Em todo caso, nem é preciso conhecer as técnicas de persuasão normalmente empregadas por religiosos, empresas, governos, etc, para saber que alguma coisa não se encaixa em certas afirmações. O cigarro por exemplo. É de conhecimento público a quantidade de males que o tabagismo causa. E quanto aos beneficios citados, o simples hábito de ler poderia fazer o mesmo pela pessoa. E com um número enorme de vantagens adicionais. Só recomendo não acreditar em tudo que lê. Nem mesmo nisso que eu escrevi. Afinal, algumas coisas são tão claras e certas quanto dois mais dois são cinco. E isso você não precisa que eu lhe diga.

    Todo o saber é bom. Mas o melhor conhecimento não é aquele que você obtém de alguém que ensinou. É aquele que você descobriu por si mesmo.

    Comentário por Wesley — 2010/07/10 @ 11:20

  3. A vilania e o heroísmo de qualquer hábito, alimento ou substância (exceto, talvez, as ditas “drogas ilícitas”) trabalham em função unicamente da conveniência do mercado.

    É só! As olheiras de quem toma muito café, as gengivas e os odores horrorosos de quem fuma, o descontrole de quem ingere chocolate como se fosse água e a flatulência de quem come 5 quilos de picanha toda semana me parecem muito mais sensatas que qualquer matéria do Fantástico e similares sobre benefícios ou malefícios dessas coisas.

    Comentário por Felipe Nasca — 2010/07/10 @ 11:30

  4. Minha brilhante amiga Tati, na minha atual situação, tenho que comer tudo que é verdinho e fresco, então…nada de exagero.

    forte abraço

    C@urosa

    Comentário por caurosa — 2010/07/10 @ 14:46

  5. Feliz final de semana com caminhadas,exercícios e zero de nicotina.

    Comentário por Juventino — 2010/07/10 @ 18:47

  6. Meu paladar passa longe da comida saudável. Há as coisas que GOSTO ( doces, massas, cremes,carnes) e as que DEVERIA mas não gosto (iogurte, verdes, frutas)
    A equação seapresenta no meu peso. Um horroor!
    Queria ser como uma senhorinha que vi uma vez sendo entrevistada pelo JÔ SOARES( conhece?rsrs) com mil anos de idade, magrinha, saudável e comia muito doce, gordura, massas, enfim.. delicias.
    Para quem pode…

    Comentário por picida ribeiro — 2010/07/10 @ 20:14

  7. Buenas.
    Quando a realidade foge às nossas teorias, temos que mudar as terorias, não é mesmo Sr. Ian?
    Abç,
    Adh

    Comentário por Adh2bs — 2010/07/12 @ 12:55


RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: