O Mundo Gira, A Lusitana Roda…

2010/06/01

DOMINGO NO PARQUE

Filed under: Diário de bordo — trezende @ 10:29

Olhando do alto do Rockfeller Center ele é uma faixa verde e organizada no meio da cidade. Nem parece tão grande, mas o Central Park ocupa 6% da ilha de Manhattan – tem praticamente o dobro do tamanho do Parque do Ibirapuera, em São Paulo. O placar: 341 hectares x 158 de seu genérico paulistano.
O parque mais ilustre de Nova York recebe 25 milhões de pessoas por ano e foi aberto no inverno de 1859. Na época, a principal diversão dos endinheirados era desfilar pelo local à noite a bordo de suas carruagens.
A tradição – restrita a 5% dos moradores que tinham condições de ostentar um veículo do tipo – virou passeio turístico. Hoje os visitantes têm à disposição diversos pontos de aluguel de carruagens para um passeio pelo parque.
Apesar de fotogênica, não é a melhor opção para desbravar o lugar. A pé as atrações vão se apresentando – literalmente no caso dos esquilos, que além de se aproximarem ao menor barulho de uma folha seca, fazem pose para a foto. Pilantríssimos, mas fofos.
Tudo no parque é cinematográfico – até a iluminação parece ser obra de um Deus mais inspirado.
Talvez o ponto mais assediado pelos turistas seja “Strawberry Fields”. A área que homenageia John Lennon foi inaugurada em 9 de outubro de 1985 – dia do aniversário do ex-beatle – e começa bem em frente ao edifício no qual o músico foi assassinado, o Dakota. Dali estende-se por três ruas – entre a 71 e a 74.
No chão, um mosaico em preto-e-branco com a inscrição “Imagine” é o lugar de maior tensão da trilha. Turistas de todas as partes do mundo disputam a tapa a vaga por uma foto em cima da peça – doada pela cidade de Nápoles.
Na continuação com o andor, fotos do lago Jacqueline Kennedy Onassis, do Castelo Belvedere, da escultura de Alice no País das Maravilhas e principalmente das pontes – cenário de 99% das comédias românticas. Aos poucos, vemos nossa máquina fotográfica virar nosso santo de barro – os registros vão se tornando tão valiosos que tratamos de protegê-los até dos esquilos.
A alguns passos dali, novaiorquinos alheios a toda a agitação. Enquanto uns se espreguiçam na relva, outros põem a leitura em dia sentados em cadeiras de praia, testam a flexibilidade numa aula de ioga, comemoram aniversário sob as árvores, brincam no lago com barquinhos de controle remoto dos filhos e até participam de piqueniques – não, eles não fazem esse tipo de programa apenas nos filmes.
Filme mesmo é o que fica em nossa cabeça.

Vejam algumas fotos AQUI

Anúncios

5 Comentários »

  1. Que texto lindo! Adorei!

    Comentário por picida ribeiro — 2010/06/01 @ 11:12

  2. Agora maltratou geral. Sobretudo o penúltimo parágrafo.

    Beijocas!

    Comentário por Selma Barcellos — 2010/06/01 @ 14:32

  3. Querida amiga viajada Tati, que belo e cultural esse passeio, apesar dos pesares, esse cidade é linda!

    forte abraço

    C@urosa

    Comentário por caurosa — 2010/06/01 @ 15:04

  4. Ibirapuera com bike alugada e vc ja imaginou no Central Park de carruagem comendo pipoca.

    Comentário por Juventino — 2010/06/01 @ 19:08

  5. Cada vez mais o nível das postagens estão envolventes, muito precisa e mágia, não só pra Alice, mas também pra mim, principalmente nessa etapa pós-cirúrgica que vivo, precisando viajar, conseguiste um feito, eu impossibilitada disso,senti-me na cena, desfrutando das belezas singulares e sem citar a simplicidade de coisas que podemos fazer ali e reviver brincadeiras que hoje tentam suprimir dos sonhos singelos.Parabéns mais uma vez pela bela escolha pra postagem.

    Comentário por Héllenne Vivian Oliveira Lages — 2010/06/02 @ 02:30


RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: