O Mundo Gira, A Lusitana Roda…

2010/04/29

O AMOR NOS TEMPOS DO SANGUE

Filed under: Mentes brilhantes — trezende @ 08:57

Não estranhem se dentro de alguns meses vocês ouvirem algum japonês cantarolando o clássico “Dança do Vampiro”: “Gatinha põe o dente no pescoço do rapaz, na dança do vampiro você se satisfaz!”.
Segundo uma reportagem que acaba de ser publicada pela BBC, no Japão há uma crença disseminada de que o tipo sanguíneo determina a personalidade de uma pessoa com implicações no amor e no trabalho.
A ideia de considerar o tipo sanguíneo se popularizou graças às matérias publicadas pelas revistas femininas, que por sua vez se basearam em livros de autoajuda.
Segundo o senso comum, pessoas do tipo A são confiáveis, se sacrificam a todo custo e são propensas à preocupação. Já as do tipo O, são decididas e seguras. As AB são mais equilibradas, lógicas e perspicazes, mas gostam de manter uma certa distância. As mais difíceis de lidar são as do tipo B, que apesar de terem a mente livre, são egoístas.
De acordo com a BBC, atualmente a previsão sanguínea no Oriente é tão comum quanto o horóscopo.
Um dos personagens ouvidos pela reportagem contou que numa entrevista de trabalho a chefe o questionou sobre seu tipo sanguíneo. O homem, do tipo B, relatou que a surpresa dela apareceu na testa. “Obviamente ela tinha tido alguma experiência ruim com um funcionário do tipo B. De qualquer forma, consegui o emprego”.
Comportamento como o desta chefa tem até um nome no Japão: “burahara”, que quer dizer algo como “assédio do grupo sanguíneo”.
Nos encontros de “speed dating” – muito comuns também no Brasil – solteiros e solteiras sentam-se à mesa com os respectivos interessados e têm alguns minutos para conversarem antes de uma campainha tocar indicando que eles precisam se mover para outra mesa.
No Japão a sessão é ligeiramente diferente. Além das preferências pessoais, as agências levam em conta também o sangue.
Não é apenas amorosa e profissionalmente que o tipo sanguíneo é tratado como característica decisiva. Algumas empresas organizam equipes de trabalho considerando o mesmo critério para assegurar a harmonia do escritório.
O último primeiro-ministro japonês, Taro Aso, colocou em seu site oficial a informação de que é do tipo A. Ele esperava que ter um tipo sanguíneo “do bem” daria uma turbinada no resultado das pesquisas, mas ele não foi eleito.
Esqueceram de avisar a Taro que só o sangue de Jesus tem poder.

Anúncios

4 Comentários »

  1. Não creio que o tipo sanguineo seja responsável pela minha personalidade. É muito tempo perdido com experiencias sem futuro. Deviam se preocupar em encontrar a cura para doenças que matam milhões de pessoas.

    Comentário por Diagoras Alencar — 2010/04/29 @ 09:22

  2. O meu sangue é tipo O, parece que estou bem na fita… *insira emoticon debochado aqui*
    Não sabia sobre isso, obrigada!

    Comentário por Daniela — 2010/04/29 @ 09:24

  3. Essa do sangue eu já sabia, afinal sou “nipófilo”, mas pra mim é furada. Sou “O” e mesmo com 22 anos nem sei que carreira quero seguir na vida. Insegurança e consequente indecisão são palavras que me definem muito bem!

    Só é curioso como tem gente que acha isso estranho. Analisando bem, em qualquer país acontece esse tipo de coisa. Muda o “objeto” (tipo sanguíneo, cor da pele, distância entre os olhos, sei lá), mas a superstição e o misticismo existem em todas as culturas, e acabam sempre se embrenhando de forma mais ou menos discreta em ambientes profissionais e políticos.

    Comentário por Felipe Nascimento — 2010/04/29 @ 11:29

  4. Como bem pontuou o Felipe, quando tais elementos passam a ter algum peso em ambientes de trabalho, escolha de profissionais… fica, no mínimo, estranho.

    Beijocas.

    Comentário por Selma Barcellos — 2010/04/29 @ 17:19


RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: