O Mundo Gira, A Lusitana Roda…

2010/04/02

NÃO SABE BRINCAR, NÃO DESCE PRO PLAY

Filed under: Cultura inútil — trezende @ 08:51

Amanhã, sábado, acontece a segunda edição do Dia Mundial da Guerra de Travesseiros. Só no Brasil, mais de 30 cidades estão cadastradas.
Para participar, o interessado deve seguir algumas regras: chegar no horário (às 17 horas, em ponto); levar almofada ou travesseiro escondidos dentro de um saco grande ou de lixo para não despertar a atenção de policiais; somente retirar o travesseiro da sacola na hora marcada; não usar travesseiro de pena de ganso (eles são ecologicamente corretos); não rechear o travesseiro com objetos pesados; fingir-se de despercebido para a imprensa diante de qualquer pergunta e ajudar a limpar a bagunça no final.
O evento – que é invenção de canadenses – é mais um da espécie dos “flash mob”, um tipo de ajuntamento urbano que reúne pessoas “secretamente” pela Internet e se tornou febre ao redor do mundo. Atualmente os “flash mob” viraram até assunto para um programa de TV homônimo no Multishow.
Em São Paulo intervenções do tipo têm sido normais. Além da Guerra de Travesseiros de 2009 que levou cerca de mil pessoas ao Parque do Ibirapuera, já ocorreram “flashmobs” de gente só de calcinha e sutiã dentro de vagões do metrô e a “Silly Walk” no vão livre do Masp em 2008 – a “Silly Walk” é uma esquete do grupo “Monty Python” em que um um dos integrantes se movimenta através de passos engraçados e descoordenados.
Talvez o “flash mob” mais famoso tenha ocorrido no ano passado. O programa de “Oprah Winfrey” mostrou o “Black Eyed Peas” montando uma coreografia de “I Gotta Feeling” com a ajuda de mais de 20 mil pessoas. O vídeo está disponível no Youtube.
No site oficial, os organizadores do Dia Mundial da Guerra Mundial de Travesseiros classificam o evento como “movimento de playground urbano”. Um dos objetivos “é fazer com que esses acontecimentos únicos se tornem parte significativa da cultura popular, parcialmente substituindo experiências de consumo como assistir televisão e rejeitando a deterioração causada pelos anúncios que tomam conta do espaço público”.
Talvez este seja o maior problema do evento: travestir-se com uma meta. Seria muito mais interessante se o objetivo fosse apenas o da simples diversão.

Anúncios

6 Comentários »

  1. Cara, não tenho como concordar mais com a última frase. Realmente, seria muito mais bonito eles assumirem que só querem fazer farra e se divertir.

    E o pessoal da roupa íntima, que só queria atenção.

    Comentário por Felipe de Alcântara — 2010/04/02 @ 12:33

  2. Quem participa nem sabe que o evento tem um objetivo. O pessoal vai lá é pra se divertir mesmo!

    Comentário por Ricardo Rezende — 2010/04/02 @ 12:35

  3. Minha lúdica amiga Tati, que maravilhosa idéia, que bom se os homens guerreiros desse nosso mundinho violento, parassem de guerrear de verdade e só lutassem com travesseiros. Vou aderir, aproveitar o dia e aprontar a maior “guerra de travesseiros” com a minha pequenina amanhã.

    Forte abraço e uma santa e saborosa páscoa para você e família.

    C@urosa

    Comentário por caurosa — 2010/04/02 @ 15:22

  4. Com certeza rola de tudo,droga das mais altas qualidades e policiamento zero.

    Comentário por Juventino — 2010/04/02 @ 18:23

  5. Ainda dá tempo de comentar?
    Cau, você me lembrou um poema maneiríssimo que fala exatamente isso. Se toda guerra fosse de travesseiro, o mundo… Não o encontrei para postar algum verso.
    O flash mob mais espontâneo que vi foi em São Francisco, minutos depois da morte de MJ.
    O “travestir-se como uma meta” é que deixa o lance falso. Tem razão, Tati.

    Beijocas.

    Comentário por Selma Barcellos — 2010/04/02 @ 21:08

  6. Lance falso, como bem disse Selma Barcellos. Nada me parece natural. Nem a farra

    Comentário por picida ribeiro — 2010/04/02 @ 22:41


RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: