O Mundo Gira, A Lusitana Roda…

2010/03/28

EXPO LIFE

Filed under: Absurdos nossos de cada dia — trezende @ 08:40

Depois do “Chatroulette” – espécie de site roleta-russa que permite conversas entre desconhecidos via webcam ou não –, uma nova mania chega à Internet.
São os vídeos “haul” (“aquisição”, ao pé-da-letra) basicamente realizados por garotas que aparecem mostrando e descrevendo seus delírios de consumo.
O assunto foi tema de uma reportagem da revista “Slate” na semana passada.
O “haul” é a versão feminina de um outro fenômeno: o “unboxing”, no qual jovens rapazes desmontam produtos eletrônicos.
Além de ser uma propaganda gratuita para grandes marcas ou lojas de departamento – “Wal-Mart”, “Abercrombie” ou “Sephora” –, os vídeos têm ótima aceitação entre as meninas porque é uma maneira de aproximarem suas vidas a de personagens como Blair Waldorf, da série “Gossip Girls”.
“Eu tenho 16 anos, tenho dois empregos e é pra isso que eu guardo meu dinheiro. Estou contente de poder dividir isso com vocês”, diz a “hauler” Blair.
E ela não está dizendo isso para a panelinha da escola. O vídeo – disponível no Youtube – já foi acessado 600 mil vezes. Durante mais de dez minutos Blair exibe suas compras em seu quarto rosa com um mancebo lotado de bolsas ao fundo.
A autora da matéria, Marisa Meltzer, arriscou-se em produzir seu próprio vídeo. Fez suas compras no supermercado perto de casa e pediu para que uma amiga a filmasse enumerando os produtos que havia adquirido.
Mesmo tendo se sentido exposta, Marisa não só gostou da experiência como percebeu que tinha o péssimo hábito de comprar por impulso.
O interesse das adolescentes pelas loucuras de consumo de uma outra é algo tão bizarro quanto os que enviam dinheiro pelo correio para uma mulher obesa só para assisti-la devorando guloseimas.
As roupas de Blair podem até ficar ultrapassadas algum dia, mas há algo que nunca vai sair de moda: o exibicionismo.

Assistam ao “haul” de Blair AQUI e o de Marisa AQUI

Anúncios

5 Comentários »

  1. E entao, elas fazem propagandas gratuitas para as marcas, correto? Vai entender…

    (mas eu fiz minha cabeca pra comprar um “eletronico” atraves de um desses videos…foi util…)

    Comentário por Renato — 2010/03/28 @ 08:52

  2. Mais uma vez a mídia insinuam consumo aos adolescentes.
    Tudo o que é novo faz a cabeça de todos.
    O consumo então é claro que o querer é mais forte do que qual quercoisa!

    Ain, desculpa a demora em passar aqui, estava ausente de tudo!
    Em Site fica a divulgação do blog e minhas colunas deixarei sempre aqui para que leia meus post, ok ?

    -> http://epop.alternatiivo.com/
    -> http://relationships.alternatiivo.com/

    Beeijo*

    Comentário por Aline Felix — 2010/03/28 @ 09:44

  3. è só consumo o que conta, e cada vez mais. Tão pouco da vida …

    Comentário por picida ribeiro — 2010/03/28 @ 18:59

  4. Consumo significa gasto,gasto quer dizer cartão,cartão é o mesmo que consumo.

    Comentário por Juventino — 2010/03/28 @ 20:00

  5. Oeee!
    As vezes eu fico pensando se umas boas palmadas na infância não davam jeito nisso… Ah, não, esse povo é filho de uma geração igualmente consumista e avessa a dizer não!
    Abção,
    Adh

    Comentário por Adh2bs — 2010/03/28 @ 20:37


RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: