O Mundo Gira, A Lusitana Roda…

2010/03/20

O SEGREDINHO DO RECEITÃO

Filed under: Cri-crítica — trezende @ 09:34

Depois de assistir a “O Segredo dos Teus Olhos” – que acaba de faturar a estatueta de melhor filme estrangeiro – fica muito mais simples entender porque o nosso possível representante no Oscar (“Salve Geral”) não pode nem ver uma nesga da cor do tapete vermelho.
Enquanto Sérgio Rezende se limita a fazer praticamente um documentário sobre o PCC, seu adversário argentino marca um gol de bicicleta e do meio do campo.
Além de levar o boneco dourado para a estante, o diretor Juan José Campanella bateu um recorde: “O Segredo dos Teus Olhos” foi o filme mais visto nos cinemas dos hermanos desde 1983, com mais de três milhões de espectadores.
Se o bairrismo contra os argentinos falasse mais alto, poderíamos dizer que Campanella foi o vencedor da noite porque tem trânsito fácil em Hollywood – dirigiu diversos episódios de “House” e “Law & Order”. Mas o diretor está quicando na área há tempos. Em “O Filho da Noiva” (2001) já havia dado pistas de que se fosse deixado sem marcação faria gol.
A história é baseada em novela policial do escritor Eduardo Sacheri e se passa em dois tempos – no passado e no presente. Nela um oficial de Justiça – Ricardo Darin, presente em onze de dez filmes argentinos – tenta transformar em romance a história de um assassinato que investigou há 35 anos.
Decifrar o autor da morte de uma mulher é um enigma tão intricado quanto o filme – um quebra-cabeças que Campanella monta brilhante e lentamente e que chega a caminhos que nos surpreende. Misturar romance, suspense, pitadas policiais e ainda sair ileso e com (boa) história para contar é caso raro.
O melhor personagem – e responsável pelo tom de humor – é o do ator Guillermo Francella (Pablo Sandoval), cujo hobby é encher a cara na happy hour e arranjar briga.
Amigo de repartição do oficial de Justiça Benjamin, costuma atender o telefone com boas-vindas do tipo: “Comando Tático Revolucionário, boa tarde” ou “Banco de esperma, seção de empréstimos, em que posso ajudá-lo?”.
Sandoval também joga galanteios para sua chefe juíza e se justifica dizendo a Benjamin: “você me vê vestido de sapo, mas no fundo eu sou um príncipe encantado”.
Apesar de acomodado e cara-de-pau, é Sandoval quem dá o “start” tanto para a investigação quanto para as dúvidas que permeiam a cabeça de Benjamin: “Um homem pode trocar de tudo: de rosto, de casa, de família, de namorada, de religião, de Deus. Mas há algo que ele não pode mudar: sua paixão”.
Inteligente e sábio, “O Segredo dos Teus Olhos” nos deixa uma mensagem através de uma das personagens: “Não fique mais imaginando, pensando no porquê, no que aconteceu, no que não aconteceu, senão vai ter mil passados e nenhum futuro”.
Essa é para matutar no fim-de-semana.

O ganhador da camiseta do filme “Ninja Assassino” é Eduardo Siqueira, de Macaé (RJ). Parabéns, seu prêmio será enviado pelo correio.

Anúncios

3 Comentários »

  1. Minha cara amiga Cri-crítica Tati, infelizmente, parece que o cinema brasileiro anda para traz…enquanto isso, los hermanos dão uma mostra de competência, um verdadeiro show de bola. Essa falsa pseudorivalidade entre nós e os argentinos, criada pelo “Gavião” Bueno e seu bando, só vale para o futebol, nós, ainda temos muito o que aprender com eles…

    Forte abraço

    C@urosa

    Comentário por caurosa — 2010/03/20 @ 10:06

  2. Muitas pessoas me recomendaram esse filme. Vou ver se consigo assisti-lo hoje.
    Beijo e bom fim de semana!

    Comentário por Renan — 2010/03/20 @ 16:26

  3. Sua sugestão para mim é uma ordem.

    Comentário por picida ribeiro — 2010/03/21 @ 10:40


RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: