O Mundo Gira, A Lusitana Roda…

2010/02/15

NINE É NOVE

Filed under: Cri-crítica — trezende @ 09:55

Quem disse que Hollywood não precisa de propaganda? Ela é a alma de qualquer negócio – inclusive para produções que aparentemente se virariam sozinhas só de enumerar a constelação que forma o elenco.
O musical “Nine” é um ótimo exemplo de que saber vender peixe é fundamental – contaminado ou não com a síndrome do “já ganhou”.
A ficha técnica do filme é de causar ciúmes até no tapete vermelho do Kodak Theatre: Daniel Day-Lewis, Marion Cotillard (de “Piaf”), Sophia Loren, Judi Dench, Nicole Kidman, Penélope Cruz, Kate Hudson e a cantora Fergie – que está a cara e o focinho de Elke Maravilha.
O diretor é o mesmo de “Chicago” e “Memórias de Uma Gueixa” – o instável Rob Marshall – e o roteiro é de Anthony Minghella (de “O Paciente Inglês”) e Michael Tolkin.
“Nine” chegou aos cinemas brasileiros sem nenhum estardalhaço, permanece em cartaz há mais de duas semanas e está quase passando batido.
Apesar de ter sido nomeado em cinco quesitos ao Globo de Ouro, não faturou nenhuma. Resta-lhe a expectativa das quatro indicações ao Oscar – ainda assim em categorias menores: atriz coadjuvante (Penélope Cruz), direção de arte, figurino e canção.
O que há de errado?
Além da evidente carência de investimentos em publicidade, “Nine” teve o azar de sofrer constantes comparações com o filme preferido de nove entre dez cinéfilos: “Oito e Meio”, de Fellini.
“Nine” é vagamente inspirado na obra-prima do diretor italiano. Também já foi tema de duas versões na Broadway – uma com Raul Julia e outra com Antonio Banderas no papel principal – e agora praticamente luta para não ser exibido na “Sessão da Tarde” na semana que vem. Pena, porque é um filme que merece muito ser visto.
O musical narra as memórias de Guido Contini (Daniel Day-Lewis), um famoso diretor de cinema italiano em crise criativa e pessoal que interrompe um filme pela metade – daí o “8 e ½”.
Incapaz de dizer não a uma mulher, católico e atormentado pela culpa, precisa começar a rodar sua nona obra em dez dias, mas não tem uma linha do roteiro. Em meio a toda essa confusão mental, Guido relembra infância, amores passados e presentes e deseja voltar ao colo de mamãe (Sophia Loren).
As críticas mais ácidas a “Nine” ressaltam a inutilidade dos números musicais para o contexto da trama. Mas eles são ótimos. O ponto alto acontece surpreendentemente no da atriz menos promissora do elenco, Kate Hudson, com seu “Cinema Italiano”. Videoclipe de primeira qualidade.
É importante alertar ainda que “Nine” é um programa para quem gosta do gênero “Musicais” e tem paciência com cenas em que as personagens desandam a cantar passando manteiga no pão ou amarrando o cadarço do sapato.
De qualquer forma, “Nine” é uma boa maneira de apresentar de forma leve um dos trabalhos de um cineasta considerado gênio ou de (re) iniciar os que ficaram traumatizados com alguma experiência como “E La Nave Va”.

Assistam ao trailer AQUI

Anúncios

2 Comentários »

  1. Não li muitas criticas favoraveis ao filme, mas vou levar sua opinião em conta.
    Meu irmão, o Neto, gosta de musicais assim, assiste ao filme,e ainda compra CD e DVD.
    Valeu a dica.

    Comentário por picida ribeiro — 2010/02/15 @ 11:33

  2. Minha cara amiga crítica Tati, no país do funk e do axé, vai ser difícil, um musical não passar batido. Que elenco espetacular! Só as presenças do Daniel, da grande Jude Dench e a Penélope (atuando como gente grande)já vale o ingresso.
    Pois é, eu adoro E La nave va…

    forte abraço,

    Caurosa

    Comentário por caurosa — 2010/02/15 @ 12:09


RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: