O Mundo Gira, A Lusitana Roda…

2010/02/14

O CARNAVAL DA SURPRESA

Filed under: Absurdos nossos de cada dia — trezende @ 09:40

O ser humano é surpreendente.
A decisão dos ministros do Superior Tribunal de Justiça de mandar prender o governador José Roberto Arruda em pleno Carnaval é, além de inédita, inesperada. Estariam os ministros sob os efeitos de um lança-perfume dos bons?
Aditivados ou não, a notícia nos alegra tanto que bate uma vontade de fundar um bloco carnavalesco e sair por aí comemorando. Já há até sugestões de nomes: “Panetone da Gota Preta” ou “STJ é Quase Amor”. A marchinha, claro, é a mesma de sempre: “Ei, você aí, me dá um dinheiro aí, me dá um dinheiro aí!”.
Seria tão bom se governantes e autoridades em geral tomassem um pouquinho dessa água que os ministros andam bebendo.
E, ao que tudo indica, não é bem esta que Lula toma. O presidente não chega a ser surpreendente por suas declarações sobre ponto G e pererecas, mas sim pela mudança de postura. Na época da exibição das imagens da gangue do DEM recheando diversas partes do corpo com dinheiro, o presidente disse que “as imagens não falam por si”.
Mas ele voltou atrás e, entre uma gracinha e outra em Goiânia, declarou-se chocado: “é uma coisa absurda a gente imaginar que, em pleno século 21, isso acontece no Brasil”.
Tão ou mais surpreendente do que os ministros do STJ e Lula juntos é Madonna. Nesta semana, ao ser anunciada sua presença na platéia do Circo Voador, a cantora mostrou-se envergonhada. Tanto, que se escondeu atrás de Jesus Luz.
Quem um dia imaginaria que a maior pop star do planeta ficaria encabulada por uma bobagem? E justo no país, quiçá, mais sem-vergonha do mundo?
Um país cuja população também é surpreendente, que faz encalhar os estoques de panetone às vésperas do Natal por causa de um escândalo político.
Apesar de abatido, Arruda tem de considerar que passar o Carnaval preso não é de todo ruim. Ele ficará distante dos desfiles das escolas de samba do Rio e de Sâo Paulo, dos agitos do Galo da Madrugada, do trio de Dodô e Osmar, dos bonecos gigantes de Recife e Olinda e até do desfile de fantasias do Copacabana Palace (que Clovis Bornay o tenha).
É certo que o governador não ficará muito tempo no xadrez, mas já valeu pela humilhação. Lavamos a alma. Este ano as baianas nem precisam banhar as escadarias da Igreja do Bonfim. Já está tudo surpreendentemente lavado.
O que Arruda necessita agora é de um bom galho de… arruda atrás da orelha.
Bom Carnaval!

Anúncios

6 Comentários »

  1. Texto Perfeito. DE deixar muitos e tantos comentaristas politicos com inveja.
    Se eu ainda estivesse nos anos 70, publicaria no Pasquim. Eles não fariam melhor!
    E a foto então …

    Comentário por picida ribeiro — 2010/02/14 @ 11:15

  2. Minha carnavalesca amiga Tati, o nosso nobre ministro só manteve o lalau Arruda preso para não ser ofuscado pelas purpurinas, confetes serpentinas do carnaval, êta juiz que gosta de ribalta. Por que o ilustre lalau já não foi direto para uma solitária no presídio em Brasília? A nossa querida Mandona, perdão, Madonna deve tomar cuidado, senão ela vai ficar mais manjada nestas paradas do que a tal de Naomi Campbell. Também, quem mandou namorar um tupiniquim cucaracha…

    forte abraço

    caurosa

    Comentário por caurosa — 2010/02/14 @ 11:27

  3. Tati, como vai?
    Gostei do post e comungo de sua opinião. Mas não se engane. O caso pode ser o que não parece. Não com relação ao fato, mas com relação à pena.
    Pergunto-me: Tantos outros escândalos de dinheiro na cueca a milhões em hotéis, inclusive o que inaugurou o termo mensalão a algum tempo, já não são apenas sombras que a luz dos cinemas tentou apagar?
    Devemos tomar cuidado para não ficarmos embriagados com o sangue de alguns, mesmo que seja merecedor.
    Desenha-se um horizonte perigoso quando a mão forte da justiça passa a alcançar apenas uma parte do problema.
    Não que o Governador da Capital Federal tenha sido injustiçado, não tenho como avaliar isto.
    Mas o certo é que neste mato tem mais que arrudas.
    Gostaria de ouvir do Hebert Viana qual seria sua versão atual de Luiz Inácio. Quem sabe você poderia uma hora entrevistá-lo.
    Abração e fique com Deus.

    Comentário por Adriano — 2010/02/14 @ 19:08

  4. Que texto ótimo! Só lamento que a dita cela do Arruda é maior do que quaisquer casas populares e tem até mesa de reuniões. Fico imaginando as assembléias de alcova do excelentíssimo canalha, que tem proteção até no nome.

    Comentário por Luciana Vaz — 2010/02/14 @ 19:42

  5. Estar preso e ter a mordomia de tv a cabo,espaço gigantesco e banheiro com ducha quente,somente os bonecos gigantes ja não se fantasiam com a cara do companheiro e vamos esperar os finalmente para ter certeza desta alma lavada.

    Comentário por Juventino — 2010/02/14 @ 21:53

  6. Oiê.
    Arruda preso? nunca é tarde.
    Bjão,
    Adh

    Comentário por Adh2bs — 2010/02/15 @ 08:30


RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: