O Mundo Gira, A Lusitana Roda…

2010/01/23

REFLETINDO SOBRE A BELEZA

Filed under: Diário de bordo — trezende @ 07:36

Nelson Rodrigues já disse que toda unanimidade é burra. Além de polêmica, a afirmação é generalista e radical, mas tem lá um certo sentido.
Isso porque o assunto em questão é a Praia do Espelho. Localizada a cerca de 20 km de Trancoso, mais em direção ao sul, vira-e-mexe a praia aparece na lista das mais belas do Brasil.
Ainda não conheço as maravilhas de Fernando de Noronha, mas as praias de Carro Quebrado e Gunga – ambas em Alagoas – e Praia Bela – na Paraíba – são bem mais fascinantes do que a do Espelho.
Infelizmente há milhares de turistas que se influenciam por rankings do tipo “o mais belo”, “o melhor” ou “os dez mais”. E pronto: o mito está construído.
De fato, a Praia do Espelho – cujo nome oficial é Curuípe – é bonita, serena, tem areia branquinha, sossego sonoro e também abriga um riozinho ótimo que ajuda a nos livrarmos do sal que gruda no corpo. Mas a propaganda é melhor do que a realidade e frustra a expectativa de quem imagina que vai chegar ao paraíso.
Formada basicamente por recifes visíveis durante a maré baixa, a Praia do Espelho é “caminhável” apenas até um certo horário. Depois tudo vira mar e o jeito é se espreguiçar debaixo dos coqueiros e curtir o visual. O nome surgiu por causa do efeito espelho provocado pelo reflexo do sol nas piscinas naturais.
Se gosto não se discute, uma coisa é certa: a Praia do Espelho pode tranquilamente figurar no ranking de “praia de mais difícil acesso”. Os quilômetros finais do percurso que leva à localidade tornam-se uma aventura porque são percorridos numa estradinha de terra péssima – talvez isso faça parte do encanto.
Estive na praia um dia antes do início da cobrança da taxa de visitação de R$ 15 por pessoa. Segundo a prefeitura, o dinheiro arrecadado será investido na limpeza e na segurança do lugar. Mas a melhoria da estrada de acesso também não cairia mal.
Graças à fama e à contribuição financeira dos turistas, a praia pode continuar indagando às suas piscinas naturais: “Espelho, espelho meu, existe alguma praia mais bela do que eu?”.

Mais fotos AQUI

Anúncios

5 Comentários »

  1. Vamos à Noronha juntas? Tipo “convescote” de blogueiras? Velho sonho conhecer essa ilha…

    Beijocas.

    Comentário por Selma Barcellos — 2010/01/23 @ 10:46

  2. Hmm… eu tenho a impressão de que, se o acesso ficar mais fácil, rapidinho acabam com a praia…

    Comentário por Felipe — 2010/01/23 @ 13:02

  3. Talvez para o turismo ela nao seja ideal, mas para ter sido eleita uma das mais bonitas nao necessariamente a beleza deva estar disponivel 100% do tempo…

    Comentário por Angelica — 2010/01/23 @ 18:10

  4. Com certeza vale a pena visitar Fernando de Noronha. E a beleza natural do lugar é algo incomparável. Já se vê do avião. Vejam algumas fotos: http://www.tripnoronha.com.br/foto-terrestre.htm

    Comentário por Pedro Capelossi — 2010/01/25 @ 11:42

  5. EM JANEIRO DE 2010 , EU ,MEU MARIDO E MEUS FILHOS VISITAMOS A PRAIA DO ESPELHO(BA).
    ENTRAMOS NUMA GELADA AO ESCOLHER O RESTAURANTE DO BAIANO PARA ALMOÇAR. FOMOS ATENDIDOS POR UM GARÇON QUE NÃO SABIA DESCREVER OS PRATOS.PEDIMOS UM PEIXE AO MOLHO DE CAMARÃO E TRÊS PRATOS INFANTIS.OS PRATOS INFANTIS VIERAM COM UM POUQUINHO DE ARROZ ,BASTANTE FAROFA DE BISCOITOS, UM MÍNIMO PEDAÇO DE BIFE ,2 FOLHAS DE ALFACE, UM FATIA DE MANGA E UM FATIA DE TOMATE (FALTOU O FEIJÃO QUE CONSTAVA NO CARDÁPIO) QUE CUSTARAM NADA MENOS QUE 25 REAIS CADA PRATO. O PEIXE AO MOLHO DE CAMARÃO VEIO EM UMA CHAPA COM APENAS 2 PEQUENAS POSTA S QUEIMADAS, COBERTAS COM MOLHO DE CAMARÃO RESSSECADO QUE DIVIDIAM A MESMA CHAPA COM LEGUMES: BATATA DOCE,ABÓBORA, ,BERINJELA E MANGA ESTORRICADOS .OS ACOMPANHAMENTOS ERAM UMA PEQUENA CUMBUCA DE ARROZ E OUTRA DE FAROFA DE BISCOITO.ESTE PRATO NOS CUSTOU NADA MENOS QUE 120 REAIS .GASTAMOS 240 REAIS SOMANDO TUDO AOS 5 REFRIGERANTES PARA SERMOS MAL ATENDIDOS E COMERMOS MAL.
    JÁ CHATEADA COM ESTA SITUAÇÃO PROCUREI O TOALETE FEMININO E ME DEPAREI COM UM BANHEIRO SEM TRINCO ,COM SABONETE EM BARRA CHEIO DE CABELOS PARA LAVAR AS MÃOS E COM A AUSÊNCIA DE TOALHAS PARA ENXUGAR LAS.
    PARA COMPLETAR NESTA MESMA NOITE TIVE UM QUADRO DE GASTROENTERITE..

    Comentário por maria luiza — 2010/02/02 @ 21:18


RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: